Página Inicial > Notícias > IFMA oferta 25 vagas em Programa de Aprimoramento Discente

IFMA oferta 25 vagas em Programa de Aprimoramento Discente

Inscrições seguem até o dia 14 de setembro.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 10/09/2020 20h06
  • última modificação 10/09/2020 20h12

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias publicou edital com os procedimentos e as normas referentes à seleção de estudantes que participarão do Programa Aprimoramento Discente no segundo semestre de 2020. O principal objetivo do programa é oportunizar o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no curso, contribuindo para otimização do processo ensino-aprendizagem.

Estão sendo ofertadas 25 bolsas, sendo 10 para estudantes dos cursos técnicos de nível médio no valor mensal de 260 reais. Para alunos do ensino superior (licenciatura e bacharelado) são destinadas 15 bolsas no valor de 400 reais por mês.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de setembro, via formulário eletrônico, no site do campus (caxias.ifma.edu.br). No ato de inscrição, o candidato deverá anexar o histórico parcial escolar, emitido do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com data de emissão a partir do dia 08 de setembro deste ano, e informar o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Para acessar o formulário, o candidato deve usar obrigatoriamente e-mail acadêmico. Para saber como criar o e-mail, acesse aqui o tutorial criado pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI).

Conforme o Edital nº 215/2020, o estudante deve estar regularmente matriculado a partir do segundo módulo/semestre. Além disso, não pode participar de outro projeto e/ou programa de assistência estudantil, exceto os auxílios Inclusão Digital e Moradia. O programa exige disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária de 12 horas semanais.

A seleção será realizada através da análise do Índice de Rendimento Acadêmico.  O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de setembro. Para mais informações, acesse a página do processo seletivo.

Sobre o Programa

O Aprimoramento Discente faz parte dos Programas de Assistência Secundária do IFMA que visam contribuir para a formação acadêmica, considerando o conhecimento científico.

Ao Programa de Aprimoramento Discente compete:

1. Oportunizar ao estudante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso;
  2. Proporcionar o diálogo entre os saberes teóricos e práticos no desenvolvimento de atividade diretamente ligadas à área do curso;
  3. Promover práticas inovadoras na administração do IFMA por meio de projetos de ensino em que estejam presentes a interação entre o estudante, professores e setores administrativos;
  4. Conceder bolsa em valor financeiro aos participantes aprovados em processo seletivo específico.