Página Inicial > Notícias > Pronera retornará com atividades pedagógicas não presenciais

Pronera retornará com atividades pedagógicas não presenciais

Atividades terão início na segunda-feira, 14 de setembro.
  • publicado 12/09/2020 09h31
  • última modificação 12/09/2020 13h19

Na segunda-feira (14), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, iniciará as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) – que correspondem às realizadas pelos estudantes, desenvolvidas e acompanhadas pelos professores, mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação. No âmbito do Pronera, o Campus Caxias oferta o curso técnico em Agropecuária na forma Integrada ao Ensino Médio, por meio de parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a Prefeitura de Caxias e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

Conforme explica a coordenadora pedagógica do Pronera, professora Waldirene Pereira Araújo, nesta primeira etapa, os estudantes participarão de atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais de forma assíncrona e não mediadas por tecnologias digitais. “Esta opção fez-se necessária pelo contexto de nossos estudantes”, justifica.

Ela conta que a equipe do Pronera acompanhará a execução das atividades e explica como os estudantes irão participar das atividades não presenciais. “Os professores orientadores farão a mediação entre o professor da disciplina e o estudante, que não precisará se deslocar ao IFMA. No caso, o professor orientador das disciplinas técnicas é o servidor Ednaldo Bezerra; já a professora orientadora das disciplinas do eixo comum é a Renata Ferreira”, frisa a coordenadora.

Para ajudar os estudantes, Waldirene Araújo apresenta algumas dicas. “Sabemos que há muitas realidades e o estudante deve seguir as dicas que melhor se adaptem a sua realidade. Porém, é importante destacar algumas: a) Verificar o horário de aulas diariamente; b) Responder as atividades e encaminhar aos professores; c) Manter rotina de estudos diária; e e) Não acumular atividades”, concluiu.

O Campus mantém uma página no site que reúne material de interesse da comunidade acadêmica sobre as  Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). Acesse aqui

Assunto(s): APNPs , IFMA Campus Caxias , INCRA , Pronera , STTR