Página Inicial > Notícias > Campus divulga Projeto Político-Pedagógico

Campus divulga Projeto Político-Pedagógico

O documento foi aprovado pelo Conselho Diretor (Condir)
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 17/09/2020 15h54
  • última modificação 17/09/2020 16h04

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou a versão final do Projeto Político-Pedagógico (PPP), documento norteador da instituição no desenvolvimento do ensino, do fomento à pesquisa e à prática da extensão. O PPP foi aprovado pelo Conselho Diretor (Condir) na 5ª Reunião Ordinária.

A pedagoga Raquel de Carvalho Evangelista, que atuou na elaboração do documento, destaca que o documento é fruto da participação das comunidades acadêmica e externa. “O Campus Caxias organizou palestras e encontros com professores, técnicos, pais, mães, estudantes e terceirizados, a fim de materializar essa proposta de forma participativa e democrática, oportunizando a contribuição de todos os envolvidos”, frisou a pedagoga. “Nesse processo, eles puderam apontar não só falhas, mas também possíveis caminhos rumo às soluções aos questionamentos levantados pela comunidade no âmbito do desencadeamento das ações de participação da construção do projeto político-pedagógico”, ressaltou.

Ela lembra que desde 2017 o campus atua na construção do seu projeto, reunindo os interessados para discutir e refletir sobre temas como educação inclusiva; gestão democrática; ensino, pesquisa e extensão; educação para os direitos humanos; e organização do trabalho pedagógico com a aplicação de questionários. “Ainda realizamos rodas de conversas nos espaços de diálogos para que todas as ideias e os desejos expressos no projeto fossem resultado da participação de todos que fazem, direta ou indiretamente, o IFMA Campus Caxias”, acrescentou.

Ela destaca ainda que o PPP está articulado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI). “O PPI é a dimensão maior do IFMA, considerando e observando os princípios defendidos pelo IFMA, que são a formação para a vida profissional e cidadã, além da verticalização dos estudos, compreendendo as concepções de trabalho, sociedade e cultura, como algo que não se encerra em um simples termo, mas numa amplitude concreta de conceitos e práticas humanizadas, propiciando uma educação de qualidade”, conta Raquel de Carvalho.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) está disponível para download na página do Condir na aba “Documentos”. Clique aqui para acessar.