Página Inicial > Notícias > Alunos da EJA participam de ambientação

Alunos da EJA participam de ambientação

Ambientação para atividades não presenciais ocorreu na quarta-feira (23).
  • publicado 24/09/2020 21h01
  • última modificação 25/09/2020 10h44

Na próxima segunda-feira (28), vinte e uma turmas de cursos técnicos de nível médio e do ensino superior, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, vão iniciar a segunda etapa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) – que correspondem às realizadas pelos estudantes, desenvolvidas e acompanhadas pelos professores, mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação.

Com o intuito de promover uma ambientação em APNPs, o Campus Caxias promoveu, na noite da quarta-feira (23), um treinamento voltado aos estudantes do curso técnico Agroindústria integrado ao Ensino Médio ofertado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Eja). A ação foi realizada pela Coordenação do Curso, em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). “A ambientação, além de ser um momento de acolhida que antecede o retorno às atividades, é o período no qual os alunos poderão se familiarizar com as atividades síncronas e assíncronas, aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas e conhecer o planejamento institucional”, destaca Raimundo Filho, diretor de desenvolvimento educacional. Ele frisa que, além das atividades específicas, os estudantes da Eja participarão da segunda jornada de ambientação em Atividades Pedagógicas Não Presenciais, que será realizada via Google Meet nos dias 24, 25 e 26 de setembro.

No treinamento, a equipe responsável pela fase presencial e a coordenadora do curso, professora Lucillia Rabelo de Oliveira Torres, promoveram uma atividade prática simulando compartilhamento de atividades via Google Classroom e o uso do Google Meet. A aluna Nelciane Novaes Rocha e Silva avaliou a atividade de forma positiva. “Em outras oportunidades, pude usar o Google Meet. Mas, agora tirei todas as dúvidas com a equipe que teve muita paciência e sabedoria para nos explicar tudo”, disse. E acrescentou. “Para esta nova fase, estou muito otimista e acredito que vai dar tudo certo, apesar de ser um grande desafio para todos nós”, ponderou Nelciane Novaes.

Vale destacar que atividade ocorreu de forma presencial, mas a equipe do Campus Caxias adotou medidas e intervenções para a prevenção do novo coronavírus, como higienização das mãos, o uso de máscara e distância entre os participantes.

Assunto(s): Campus Caxias , EJA , ifma