Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Professor e ex-aluna publicam artigo em revista científica 
Início do conteúdo da página Notícias

Professor e ex-aluna publicam artigo em revista científica 

Artigo foi publicado na Scientia Amazonia, revista que divulga, de forma eletrônica, a produção acadêmica e científica de todas as áreas do conhecimento, nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. 
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 24/09/2020 20h31
  • última modificação 24/09/2020 20h31

Professor e ex-aluna do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias publicaram artigo na Scientia Amazonia, revista que tem como missão divulgar a produção acadêmica e científica de todas as áreas do conhecimento (Biológica, Exata e Humana), de forma eletrônica, nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. A revista contempla os resultados de investigações científicas e revisões bibliográficas produzidas por alunos de graduação e pós-graduação. A ideia é possibilitar o debate científico de pesquisadores, professores e alunos das diversas áreas do conhecimento.

Com o título “Lacunas de conhecimento na pesquisa com Trichoptera (Insecta) no Brasil”, o artigo leva a autoria de Daniel Silas Veras (professor do IFMA), Laura Almeida de Oliveira (ex-aluna do Campus Caxias e mestranda em Biodiversidade pela Universidade Federal do Oeste do Pará) e Lucas Ramos Costa Lima (professor  da Universidade Estadual do Piauí – Campus  Heróis do Jenipapo). 

O estudo

O estudo desenvolvido pelos pesquisadores teve como objetivo avaliar a produção científica nas diferentes subáreas das ciências biológicas da ordem Trichoptera nos últimos 10 anos, com ênfase em pesquisas no Brasil. Os dados foram obtidos na plataforma Web of Science, que foi pesquisado por publicações que incluíam o termo “Trichoptera”  mundialmente e no Brasil, com a categoria de país sendo gerada pelo sistema. Todos os dados foram verificados pelo refinamento dos parâmetros de pesquisa. 

Resultado

No total mundial, 1.811 publicações foram identificadas entre 2007 e 2017, das quais 196 referiram-se a pesquisas realizadas no Brasil, até a data da pesquisa. A produção de artigos sobre tricópteros, no mundo todo e no Brasil, e suas repercussões científicas, cresceu ao longo dos 10 anos pesquisados, durante os quais o táxon foi referido em 14.739 citações. 

Os dados sobre os tricópteros foram produzidos, principalmente, nos Estados Unidos e no Brasil, sendo que por aqui esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, por pesquisas nas regiões Sudeste e Norte.

Os autores apontam que apesar do crescente interesse nos tricópteros, ainda existem muitas lacunas de conhecimento a serem superadas. Nesse sentido, eles dizem que deve-se aumentar o número de estudos em regiões menos exploradas, o interesse em campo de pesquisa em diversas subáreas biológicas e a intensificação de recursos humanos, a fim de garantir ao longo conservação a longo prazo da diversidade biológica desse grupo.

O professor Daniel Veras, coordenador do Laboratório de Ecologia de Comunidades (LaECO) do Campus Caxias, destaca a importância da publicação. “Nosso estudo mostrou as lacunas consideráveis ​​nas pesquisas com os tricópteros. Conhecendo essa realidade, sobretudo a brasileira, é possível realizar novos estudos e aprofundar os já existentes, apesar das dificuldades em termos de mão de obra”, pondera. “Também é possível concluir pela necessidade de investimentos em programas de investigação”, acrescenta Daniel Veras.

O artigo foi publicado no volume 9, número 3, na versão eletrônica, na sessão Ciências Ambientais, e está disponível para download gratuitamente. Clique aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página