Página Inicial > Notícias > Condir aprova plano de manejo da Fazenda Escola

Condir aprova plano de manejo da Fazenda Escola

Conselho também aprovou orientações para trabalhos monográficos de forma remota e manual de prevenção e controle da Covid-19 .
  • Com informações do IFMA Campus Caxias
  • publicado 07/10/2020 19h59
  • última modificação 07/10/2020 19h59

O Conselho Diretor (Condir) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a 6ª Reunião Ordinária de forma virtual, através do Google Meet, no dia 18 de setembro. Em pauta, o plano de manejo padrão das unidades de produção vegetal e animal da Fazenda Escola, orientações para execução das disciplinas de trabalho monográfico e normatização de apresentação e defesa dos trabalhos monográficos de forma remota dos cursos superiores, além do manual de prevenção e controle da Covid-19.

A reunião foi presidida pelo diretor-geral do camçus, professor João da Paixão, e contou com a participação de representantes da gestão da unidade de ensino, de técnico-administrativos, dos professores, dos estudantes, da Reitoria, de egressos (ex-alunos), da sociedade civil e sindical.

Confira a seguir as principais deliberações do Conselho

Plano de manejo das unidades da Fazenda Escola

Por meio da Resolução nº 10/2020, o Conselho Diretor aprovou o plano de manejo padrão das unidades de produção vegetal e animal da Fazenda Escola. Conforme explica José Flávio Ferreira de Sousa, técnico em agropecuária e Coordenador da Coordenadoria de Apoio à Fazenda (CAF), “o documento foi apreciado pelos conselheiros na 5ª reunião, realizada no dia 12 de junho. Os conselheiros apontaram pontos que careciam de revisão no documento. Após, os servidores da Fazenda Escola se reuniram e reformularam o plano”.

Na justificativa para apresentação do documento, José Flávio Ferreira destacou a oferta de cursos que carecem de prática nas unidades. “Essas unidades de produção vegetal e animal dão apoio, suporte e complementam as atividades que são ministradas em sala de aula pelo professor”, frisou.

O documento padroniza os manejos nos setores de produção vegetal e animal do Campus, com o objetivo de possibilitar uma melhor organização e condução dos trabalhos de campo, bem como orienta quaisquer usuários, servidores e/ou colaboradores quanto aos manejos adotados nos setores produtivos.

Clique aqui para conhecer o documento na íntegra.

Disciplinas e normatização dos trabalhos monográficos de forma remota

O professor Iramar Batista da Silva apresentou orientações para execução das disciplinas de trabalho monográfico e normatização de apresentação e defesas dos trabalhos monográficos de forma remota dos cursos superiores do Campus Caxias. “O documento foi elaborado com base nas normativas internas do IFMA, que seguem as determinações do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação. A proposta que trazemos observa e se alinha com os Projetos Pedagógicos dos Cursos”, ponderou Iramar Batista.

As normas foram aprovadas por meio da Instrução Normativa nº 01/2020. Clique aqui para acessar.

Manual de prevenção e controle da Covid-19 em escolas

Elaborado pelos servidores Dalva Muniz Pereira (nutricionista), Doralice Limeira da Silva (enfermeira) e José Hermínio Rocha Magalhães Santos (médico), o manual fornece orientações claras e práticas para operações de segurança, por meio da prevenção, da identificação precoce e do controle da Covid-19 em escolas e outros ambientes escolares.

Na apresentação do documento, José Hermínio Santos destacou a proteção de crianças, adolescentes e espaços escolares. “Precauções são necessárias para prevenir uma potencial propagação da Covid-19 em escolas; sendo que tais espaços devem continuar a ser receptivos, respeitosos, inclusivos e ambientes de apoio a todos”, disse. “A educação pode estimular os estudantes a tornarem-se porta-vozes para a prevenção e o controle da doença em casa, na escola e em sua comunidade, ao falar com outras pessoas sobre como prevenir a propagação do vírus”, apontou o médico. Ele destacou ainda que o documento contempla todos os servidores do ambiente escolar. “O documento não é um incentivo ao retorno das atividades presenciais, mas um preparo para quando for decidido sobre essa situação”, ponderou José Hermínio.

O Manual foi aprovado por meio da Resolução nº 11/200. Clique aqui para acessar.

Acompanhe o Condir

Para realizar consulta e acompanhar as deliberações do Condir, acesse a página do Conselho Diretor. O Conselho também disponibiliza o e-mail condir.caxias@ifma.edu.br.