Página Inicial > Notícias > Relatórios sugerem condições para realização de atividades presenciais

Relatórios sugerem condições para realização de atividades presenciais

Os relatórios, que avaliaram a viabilidade e as condições para o retorno ou ampliação das atividades, foram aprovados pelo Comitê Local de Enfrentamento ao Coronavírus
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Caxias.
  • publicado 06/11/2020 17h46
  • última modificação 06/11/2020 18h05

Na última quinta-feira, 29 de outubro, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, realizou a 20ª Reunião Ordinária. Em pauta, discussão sobre relatórios elaborados por Grupos de Trabalho (GTs) que apresentaram sugestões para realização de atividades presenciais.

Em reunião realizada no dia 24 de agosto, o Comitê Local deliberou pela formação de GTs para planejamento e avaliação das condições do Campus para realização de atividades presenciais. Os grupos, formados por professores e técnico-administrativos, avaliaram a viabilidade e as condições para o retorno ou ampliação das atividades, bem como as medidas necessárias, verificando as informações já disponíveis no manual de procedimentos de prevenção e controle da Covid-19, elaborado pela Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE).

“É importante ressaltar que a apresentação de relatório não significa determinação de retorno imediato ou sem a análise das condições necessárias. No entanto, sua elaboração é uma medida importante, verificada pelo Comitê, para preservação da saúde dos servidores e colaboradores que já se encontram em atividades presenciais, bem como dos demais que desejam ou necessitam retornar ao trabalho presencial”, ponderou o diretor-geral e presidente do Comitê, professor João da Paixão.

Ao todo, foram composto oito grupos, que analisaram questões relacionadas à estrutura física, atendimento ao público, ambientes administrativos, casa de apoio ao servidor, limpeza, banheiros, salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante, cantina, veículos institucionais e material infográfico. Eles tiveram prazo de vinte dias para elaborar estudos e apresentar relatórios. Após discussão, os membros do Comitê aprovaram todos os relatórios apresentados.

“É notório o excelente trabalho desenvolvido por todos os grupos. Por isso, em nome dos membros do Comitê Local, externo os agradecimentos aos que se debruçaram sobre as atividades, na certeza de estarem contribuindo com nossa instituição”, disse João da Paixão. Ele comentou ainda sobre os encaminhamentos após a aprovação dos relatórios. “Agora, temos dois encaminhamentos. O primeiro será designar uma equipe de planejamento para requisitar os materiais a serem adquiridos, caso não façam parte da lista disponível no Almoxarifado Virtual. O segundo será a emissão de Instrução Normativa, que reunirá as recomendações dos Grupos de Trabalho”, explicou o diretor-geral.

Dispenser com álcool em gel instalado recentemente pelo campus

João da Paixão destacou ainda que as atividades administrativas presenciais estão sendo retomadas ou ampliadas, após a publicação da Portaria nº 3.651, que autorizou os campi e a Reitoria a retornarem, de forma gradativa, às atividades a partir de 03 de agosto. “Tudo ocorre de forma planejada e considerando as especificidades de cada setor. Nesse sentido, o trabalho dos GTs é extremamente relevante”, afirmou. “É importante destacar ainda que a colocação, recentemente, de dispensers de álcool em gel sem contato manual e outros materiais para a prevenção da Covid-19 em vários ambientes do Campus. Além disso, foram adquiridas mais de cinco mil máscaras para a comunidade acadêmica”, concluiu João da Paixão.

5 mil unidades de máscaras adquiridas pelo Campus Caxias

Para mais informações sobre o atendimento presencial, clique aqui.