Página Inicial > Notícias > Campus promove quinta reunião de ensino

Campus promove quinta reunião de ensino

Reunião foi realizada de forma virtual na última segunda (07)
  • publicado 14/12/2020 21h16
  • última modificação 14/12/2020 21h24

Professores e técnico-administrativos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram, na tarde da última segunda-feira (07), da quinta reunião de ensino. Em pauta, informes das Diretorias, atualizações sobre ensino, encerramento das turmas etapa 01, projetos de ensino, seletivo para ingresso nos cursos técnicos, ofertas de cursos em 2021, divisão das disciplinas e horários para o próximo semestre e avaliação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

A reunião, realizada de forma virtual, foi conduzida pelo diretor de Desenvolvimento Educacional, Raimundo Filho. Na abertura do evento, o diretor-geral, professor João da Paixão, falou sobre mudanças na unidade de ensino, o seletivo para afastamento de professores para participar de pós-graduação ou estudos no exterior com previsão de contratação de professor substituto.

João da Paixão também abordou sobre a forma como será realizada a seleção para ingresso nos cursos de nível médio em 2021. “Em reunião com o Colégio de Dirigentes, a Pro-reitoria de Ensino apresentou três propostas, destacando as vantagens e desvantagens de cada: realização de seletivo nos moldes tradicionais, por prova objetiva; análise de desempenho escolar; e o sorteio público eletrônico”, disse. Após a apresentação e discussões, segundo o diretor, dos dirigentes optaram pelo sorteio públcio “Pesou a segurança jurídica e ainda o pouco tempo hábil para a realização da seleção”, acrescentou.

“Vale ressaltar que essa modalidade de seleção foi definida apenas para 2021 e para o ano seguinte, a Proen discutirá com a comunidade como será o seletivo para a frente e, obviamente, essa discussão será realizada também no Campus Caxias”, ponderou.

Os demais pontos da pauta foram tratados pelos professores Raimundo Filho e Carlos Eduardo Soares, chefe do departamento de ensino. Confira os principais encaminhamentos:

1.Inicialmente, o semestre 2020.2 será organizado com a mesma proporcionalidade quantitativa das aulas síncronas e assíncronas do semestre 2020.1;

2.Criação do comitê/câmara de gestão do ensino, que terá natureza consultiva e de assessoramento na organização do ensino no contexto das APNPs e que será regulado por documento emitido pela Direção Geral;

3.A atuação do comitê/câmara estará voltada para demandas que propiciem melhor organização do ensino no campus, contribuindo com coordenações, departamentos e diretoria de desenvolvimento educacional, nos seguintes temas: duração das aulas síncronas; prazos para atividades assíncronas; sugestões quanto a organização dos horários e posicionamento das aulas; criação, planejamento e acompanhamento dos projetos experimentais; avaliações dos estudantes; sugestão de formação para servidores e assessoramento em eventual mudança na organização do ensino/aulas a partir de março, conforme orientações do Ministério da Educação.

Vale destacar que o campus dispõe de duas instâncias de assessoramento a gestão, com competência deliberativa: o Comitê Local de Crise para Enfrentamento ao Coronavírus e o Conselho Diretor (Condir).

Assunto(s): Ensino , Gestão , reunião