Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA capacita alunos para vacinação contra brucelose
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA capacita alunos para vacinação contra brucelose

Atividade ocorreu na Fazenda Escola e foi ministrada pelo professor José Manoel Filho e pelo médico veterinário Luiz Figueiredo Filho.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 14/12/2020 18h09
  • última modificação 14/12/2020 18h11

Equipe de servidores e alunos durante o treinamento

Na última quarta-feira (09), estudantes do curso de Zootecnia, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, participaram de um treinamento sobre a forma correta de contenção das bezerras e de aplicação da vacina de brucelose, bem como a marcação das fêmeas vacinadas. A atividade ocorreu na Fazenda Escola e foi ministrada pelo professor José Manoel de Moura Filho e pelo médico veterinário Luiz Antonio Silva Figueiredo Filho.

O treinamento, conforme explica Luiz Figueiredo Filho, faz parte de um projeto de extensão do IFMA, que tem como objetivos sensibilizar pequenos produtores quanto a importância do controle da brucelose por meio de medidas preventivas e vacinar suas bezerras com idade entre três e oito meses. “Para tanto, nós estamos realizando este treinamento com os alunos do curso de Zootecnia para realização de vacinação”, explicou o médico veterinário.

Posteriormente, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) – Regional de Caxias  selecionará, no mínimo, 100 pequenos produtores rurais que irão participar do projeto. “Entre os critérios para participação, destacamos que os agricultores familiares devem possuir até cinco fêmeas em idade de vacinação e devidamente cadastrados na Aged, que é nossa parceira neste projeto”, ponderou Luiz Figueiredo Filho.

A etapa seguinte será a realização de um dia de campo nas comunidades. “Serão selecionadas comunidades rurais para que seja realizada oficina de sensibilização dos produtores rurais da importância de adoção de medidas preventivas e realização da vacinação das bezerras”, destacou Manoel Filho. “Nós vamos fazer a primeira vez. Mas vamos mostrar a importância e fazer com que ele [o produtor] entenda que precisa continuar com a vacinação. O produtor também poderá orientar os vizinhos que não foram ou não puderam participar da ação, por exemplo”, frisa o professor que é dos líderes do Grupo de Pesquisa em Gestão e Manejo de Animais de Produção.

Professor Manoel Filho passa orientações aos alunos

Sobre o treinamento, Manoel Filho acrescenta que o médico veterinário, que atua no setor privado, deve ser cadastrado no serviço de defesa oficial estadual para executar a vacinação contra a brucelose ou outras atividades previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). “Ele tem a faculdade de cadastrar até quinze auxiliares de vacinação, sendo este número ampliado a critério do serviço veterinário oficial”, explicou.

Estudantes do curso de Zootecnia

O aluno Marcos Abreu conta que a atividade representa a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. “Além disso, nós vamos contribuir com a comunidade, com os produtores. Muitos não têm condições de pagar por isso”, disse.

Sobre a brucelose

A brucelose é uma doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. A bactéria se localiza no útero, na placenta e/ou no úbere das fêmeas doentes, e nos testículos de bovinos infectados. O principal meio de introdução da brucelose em um rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. No Brasil, a brucelose é endêmica, sendo a principal estratégia de controle a vacinação, para posterior certificação de propriedades livres.

 Para saber mais informações, acesse o site da Aged.

Fim do conteúdo da página