Página Inicial > Notícias > Reunião destaca os 10 anos de IFMA em Caxias

• publicado 04/01/2021 21h46
  • última modificação 05/01/2021 11h21

Inauguração do IFMA Campus Caxias no dia 27 de dezembro de 2010

A Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, realizou, na tarde da quarta-feira (30), a sexta reunião de ensino. As pautas envolveram informes das Diretorias; panorama das atividades de 2020; Segunda Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota (Formar); apresentação dos horários e calendário do segundo semestre letivo; e a década do IFMA em Caxias.

Conduzida pelo diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Raimundo Filho, a reunião, realizada de forma virtual, contou com a participação de professores, técnico-administrativos e do diretor-geral, professor João da Paixão

Na abertura do evento, João da Paixão destacou as principais discussões da 1ª Reunião Extraordinária e 58ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (Consup), realizada na manhã da quarta-feira. “Na reunião, os conselheiros aprovaram a abertura da Cooperativa Escola de Nível Médio e Superior Tecnológico em Gestão de Negócios do Campus Caxias, que será importante para desenvolvimento e comercialização de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal do Campus”, frisa o gestor. Ele também apresentou as principais mudanças na gestão do Campus para o próximo ano.

Os demais pontos da pauta foram tratados pelo professor Raimundo Filho. “Todos concordam que o ano de 2020 foi bem diferente. Na rotina do IFMA, a pandemia do novo Coronavírus mudou o tripé ensino, pesquisa e extensão, em março. Estudantes, professores, técnicos e colaboradores se adaptaram ou estão fazendo isso. Mas uma coisa é certa: o IFMA não parou”, frisou. “A pandemia nos obrigou a lidar com o fechamento repentino do campus. Contudo, nos adaptamos, reinventamos e seguimos juntos. Ao final do ano, só posso agradecer a todos pelo comprometimento e profissionalismo na condução das atividades e ações institucionais”, disse.

Raimundo Filho também destacou que, em 2020, o IFMA celebra uma década em Caxias. “Nessa trajetória, o IFMA também chegou a uma década em Caxias, e mantém o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de excelência a jovens e trabalhadores, do campo e da cidade”, pontuou.

O Campus Caxias, que integra a fase II do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, teve a sua autorização de funcionamento em 21 de setembro de 2010. Já a inauguração oficial ocorreu no dia 27 de dezembro de 2010, em Brasília, quando, de forma simultânea, também foram entregues os campi Pinheiro, Santa Inês e Timon.

“É uma década em Caxias conciliando a construção da cidadania com o saber científico e, principalmente, repleta de vidas transformadas. Que venham mais novos dez anos de educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável”, comemorou Raimundo Filho.

O diretor-geral, João da Paixão, também reforçou o comprometimento da instituição com a oferta da educação pública, gratuita e de qualidade. “Continuaremos atuando do ensino básico à pós-graduação.  Também vamos continuar desenvolvendo projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em equilíbrio com as demandas dos arranjos produtivos de Caxias e Região. Parabenizamos estudantes, servidores, colaboradores, ex-alunos e a comunidade externa por ter esse presente, que é o IFMA em Caxias!”, concluiu.