Página Inicial > Notícias > IFMA oferta 160 vagas para ingresso no Ensino Médio em Caxias

IFMA oferta 160 vagas para ingresso no Ensino Médio em Caxias

Inscrições serão abertas no dia 18 de janeiro. As vagas são distribuídas entre os cursos de Administração, Agropecuária, Agroindústria e Informática.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 07/01/2021 12h49
  • última modificação 07/01/2021 12h49

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, na quarta-feira (06), o edital referente à realização do processo seletivo público unificado de acesso aos cursos oferecidos pelos campi da instituição no ano letivo de 2021. O Edital dispõe sobre as normas e procedimentos de inscrições, seleção e classificação de candidatos ao preenchimento de 5.995 vagas nos cursos presenciais da educação profissional técnica de nível médio, nas formas integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio.

Para o Campus Caxias, são ofertadas 160 vagas em 4 cursos técnicos: Administração (40 vagas – manhã), Agroindústria (40 vagas – tarde), Agropecuária (40 vagas – tarde) e Informática (40 vagas – manhã). Todos os cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio. Nesse caso, é destinado a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental. A duração do curso é de no mínimo três anos, e o aluno concluirá, simultaneamente, uma habilitação profissional técnica e o Ensino Médio.

Para saber detalhes sobre os cursos do Campus, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse aqui a página de cursos. Vale ressaltar que no IFMA todos os cursos são gratuitos.

Inscrições e sorteio

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 18 de janeiro a 5 de fevereiro. O procedimento será realizado pela internet, no Portal do IFMA. A fim de facilitar o acesso de candidatos que necessitarem dos recursos da internet para efetuarem a inscrição, o IFMA disponibilizará terminais de computadores com acesso à rede nos seus campi e campi avançados nos dias de inscrição, no horário de 8h a 12h e de 14h a 17h, com o apoio de um servidor designado pelo campus. O Campus Caxias está localizado na MA-349, Km 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana.

Nesta edição, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro, na Reitoria do IFMA, com transmissão ao vivo pelo canal TV IFMA no YouTube.

No dia do sorteio eletrônico, estarão disponíveis no portal do IFMA as listas com os nomes e tipos de vagas dos candidatos que tiveram a inscrição confirmada, que serão ordenados em uma lista de convocação para a matrícula, dentro do número de vagas estabelecidas no Edital. Será também ordenada a lista de excedentes, com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências.

Para mais informações, acesse a página oficial do Seletivo 2021.