Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para ingresso no Ensino Médio

Abertas inscrições para ingresso no Ensino Médio

Inscrições são gratuitas e seguem até o dia 05 de fevereiro. Campus Caxias oferta 160 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
  • publicado 20/01/2021 10h13
  • última modificação 20/01/2021 10h14

Na segunda-feira (18), teve início o período de inscrições no processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). São ofertadas 5.995 vagas em 27 municípios do Estado. Neste ano, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público.

Para o Campus Caxias, são ofertadas 160 vagas em 4 cursos técnicos: Administração (40 vagas – manhã), Agroindústria (40 vagas – tarde), Agropecuária (40 vagas – tarde) e Informática (40 vagas – manhã). Todos os cursos técnicos são integrados ao Ensino Médio. Nesse caso, é destinado a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental. A duração do curso é de no mínimo três anos, e o aluno concluirá, simultaneamente, uma habilitação profissional Técnica e o Ensino Médio.

Confira as vagas do Campus Caxias

Para saber detalhes sobre os cursos do Campus, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse aqui a página de cursos ou o Guia de Informações de Cursos Técnicos aqui. Vale ressaltar que no IFMA todos os cursos são gratuitos.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de fevereiro, no Portal do IFMA. A fim de facilitar o acesso de candidatos que necessitarem dos recursos da internet para efetuarem a inscrição, o IFMA disponibiliza terminais de computadores com acesso à rede nos seus campi e campi avançados nos dias de inscrição, no horário de 8h a 12h e de 14h a 17h, com o apoio de um servidor. O Campus Caxias está localizado na MA-349, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana.

Inscreva-se no processo seletivo

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas a candidatos egressos de escola pública. Essas vagas serão divididas em dois grupos: 1) candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita (até R$ 1650,00); e 2) candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita (mais de R$ 1.650,00). Nos dois grupos, 77% das vagas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%. A autodeclaração dos candidatos pretos e pardos será confirmada mediante procedimento de heteroidentificação, que é a confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato é verdadeira, para evitar fraudes.

O Instituto reserva também, em cada curso, 2,5% das vagas para os candidatos com deficiência que se enquadrem nas condições estabelecidas no Decreto nº 5.296/2004.

Sorteio

Nesta edição, a seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico público, previsto para ocorrer no dia 24 de fevereiro, na Reitoria do IFMA, com transmissão ao vivo pelo canal TV IFMA no YouTube

No dia do sorteio eletrônico, estarão disponíveis no Portal do IFMA as listas com os nomes e tipos de vagas dos candidatos que tiveram a inscrição confirmada, que serão ordenados em uma lista de convocação para a matrícula, dentro do número de vagas estabelecidas no Edital. Será também ordenada a lista de excedentes, com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências.

Quaisquer dúvidas ou informações suplementares poderão ser respondidas pela Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae) pelo e-mail [email protected]. O Campus Caxias também disponibiliza contatos via WhatsApp <(99) 9 9136-2517> ou através de e-mails, disponíveis aqui, com a Comissão de Acesso Discente do Campus.

Para mais informações, acesse a página oficial do Seletivo 2021.