Página Inicial > Notícias > Pronera seleciona monitores para curso de Agropecuária

Pronera seleciona monitores para curso de Agropecuária

Inscrições seguem até 17 de março, com oferta de duas vagas para estudantes do curso de Zootecnia
  • publicado 11/03/2021 11h07
  • última modificação 11/03/2021 11h08

O campus do IFMA em Caxias está selecionando estudantes para atuarem como monitores no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma integrada ao ensino médio, em regime de alternância, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17 de março (quarta-feira), via formulário eletrônico, disponível na página de editais do site do Campus Caxias.

A seleção prevê a oferta de duas vagas para estudantes do curso de Zootecnia, que devem atender aos seguintes requisitos: estar matriculado a partir do 2º semestre; ter mais de 18 anos de idade; não ter vínculo empregatício; não receber bolsa de iniciação científica ou extensão; e ter disponibilidade para pernoitar na residência estudantil no Campus Caxias.

De acordo com o Edital Nº 027/2020, a seleção envolverá duas etapas. A primeira será análise do histórico escolar. Nessa etapa, será considerado o rendimento acadêmico. Na entrevista, a equipe do Pronera avaliará o perfil do estudante. O resultado final do processo seletivo está previsto para 31 de março. O edital informa que a carga horária semanal do monitor será de até 20 horas, e o valor mensal da bolsa será de 400 reais. Os estudantes selecionados celebrarão contratos de até um ano, podendo ser renovado.

Para mais informações, acesse aqui a página do seletivo.

Programa

O Pronera atende jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), quilombolas e trabalhadores rurais acampados cadastrados, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O Programa propõe e apoia cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso está sendo desenvolvido em regime de alternância, que prevê dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade.  Para mais informações sobre o curso, campo de atuação, dentre outras informações, acesse os sites de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do IFMA  ou o do programa.