Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA Caxias promove 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA Caxias promove 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica

Evento ocorreu de forma virtual entre os dias 08 e 10 de março  
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 19/03/2021 16h11
  • última modificação 19/03/2021 16h32

Seja na graduação ou no curso técnico, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o estudante tem a oportunidade de, logo cedo, entrar em contato direto com a atividade científica e participar de Programas Institucionais para o desenvolvimento, a transferência de novas tecnologias e processos de inovação. No âmbito institucional, é no Seminário de Iniciação Científica (Semic) que a comunidade acadêmica apresenta os resultados desses estudos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento.

Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) desde 2009, o Semic chegou à sexta edição no Campus Caxias. Em decorrência da pandemia, nesta edição, o evento ocorreu de forma virtual entre os dias 08 e 10 de março, com transmissões das atividades ao vivo em três canais do YouTube: Campus Caxias, LaECO e Neapo. Quem tiver interesse, pode acessar os canais e conferir as atividades, que foram marcadas por diálogos e interações entre pesquisadores.

O Semic registrou 399 participantes inscritos, que representaram cinco instituições de ensino: IFMA Campi Caxias e Codó, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel. “Após o evento, por meio das avaliações dos participantes e da comissão organizadora, acredita-se que os objetivos do evento foram alcançados, nos quais resultados de pesquisas foram divulgados, conhecimentos técnico-científicos repassados e, principalmente, o engrandecimento da produção científica institucional foi proporcionado”, afirmou Luiz Antonio Silva Figueiredo Filho, um dos organizadores do evento e chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI) do Campus Caxias.

Também atuaram na comissão organizadora os servidores Daniel Silas, Edmilson Arruda, François Barbosa, Pedro Pessoa e Regyna Kleyde. “Essa equipe não mediu esforços e nem restringiu jornada de trabalho, com disponibilidade integral e diária, para a realização do evento”, disse Luiz Figueiredo. Ele também apontou como positiva a participação dos bolsistas do programa Aprimoramento Discente. “Os alunos tiveram muita competência e compromisso com as atividades propostas”, avaliou.

Em relação às apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, a sexta edição do Semic recebeu 56 submissões. Desse total, a maior quantidade veio das Ciências Agrárias. Confira os números:

  • Ciências Agrárias – 20
  • Ciências Biológicas – 06
  • Ciências Exatas e da Terra – 16
  • Ciências Humanas – 06
  • Ciências da Saúde – 04
  • Linguística, Letras e Artes – 04

“Os melhores trabalhos apresentados receberam certificados de reconhecimento do referido mérito. O participante pode retirá-lo na plataforma de inscrição, na opção Certificados”, explica Luiz Figueiredo.

Clique aqui e conheça os melhores trabalhos.

Na avaliação do diretor-geral do campus, professor João da Paixão, o seminário segue fortalecendo a divulgação da produção científica nas diversas áreas. “No novo contexto, o Seminário mostrou que é possível compartilhar conhecimentos e experiências práticas, além de incentivar a pesquisa e os pesquisadores”, ponderou o gestor. Em sua participação, no segundo dia do evento, ele apresentou conceitos e aplicabilidades para a elaboração de projetos de pesquisas científica e tecnológica. “O Semic gerou momentos integradores e despertou o senso crítico e interesse em participação nos projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição”, concluiu.

Fim do conteúdo da página