Página Inicial > Notícias > IFMA Caxias promove 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica

IFMA Caxias promove 6ª edição do Seminário de Iniciação Científica

Evento ocorreu de forma virtual entre os dias 08 e 10 de março
  • publicado 19/03/2021 16h11
  • última modificação 19/03/2021 16h32

Seja na graduação ou no curso técnico, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o estudante tem a oportunidade de, logo cedo, entrar em contato direto com a atividade científica e participar de Programas Institucionais para o desenvolvimento, a transferência de novas tecnologias e processos de inovação. No âmbito institucional, é no Seminário de Iniciação Científica (Semic) que a comunidade acadêmica apresenta os resultados desses estudos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento.

Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) desde 2009, o Semic chegou à sexta edição no Campus Caxias. Em decorrência da pandemia, nesta edição, o evento ocorreu de forma virtual entre os dias 08 e 10 de março, com transmissões das atividades ao vivo em três canais do YouTube: Campus Caxias, LaECO e Neapo. Quem tiver interesse, pode acessar os canais e conferir as atividades, que foram marcadas por diálogos e interações entre pesquisadores.

O Semic registrou 399 participantes inscritos, que representaram cinco instituições de ensino: IFMA Campi Caxias e Codó, Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Caxias, Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel. “Após o evento, por meio das avaliações dos participantes e da comissão organizadora, acredita-se que os objetivos do evento foram alcançados, nos quais resultados de pesquisas foram divulgados, conhecimentos técnico-científicos repassados e, principalmente, o engrandecimento da produção científica institucional foi proporcionado”, afirmou Luiz Antonio Silva Figueiredo Filho, um dos organizadores do evento e chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI) do Campus Caxias.

Também atuaram na comissão organizadora os servidores Daniel Silas, Edmilson Arruda, François Barbosa, Pedro Pessoa e Regyna Kleyde. “Essa equipe não mediu esforços e nem restringiu jornada de trabalho, com disponibilidade integral e diária, para a realização do evento”, disse Luiz Figueiredo. Ele também apontou como positiva a participação dos bolsistas do programa Aprimoramento Discente. “Os alunos tiveram muita competência e compromisso com as atividades propostas”, avaliou.

Em relação às apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, a sexta edição do Semic recebeu 56 submissões. Desse total, a maior quantidade veio das Ciências Agrárias. Confira os números:

• Ciências Agrárias – 20
  • Ciências Biológicas – 06
  • Ciências Exatas e da Terra – 16
  • Ciências Humanas – 06
  • Ciências da Saúde – 04
  • Linguística, Letras e Artes – 04

“Os melhores trabalhos apresentados receberam certificados de reconhecimento do referido mérito. O participante pode retirá-lo na plataforma de inscrição, na opção Certificados”, explica Luiz Figueiredo.

Clique aqui e conheça os melhores trabalhos.

Na avaliação do diretor-geral do campus, professor João da Paixão, o seminário segue fortalecendo a divulgação da produção científica nas diversas áreas. “No novo contexto, o Seminário mostrou que é possível compartilhar conhecimentos e experiências práticas, além de incentivar a pesquisa e os pesquisadores”, ponderou o gestor. Em sua participação, no segundo dia do evento, ele apresentou conceitos e aplicabilidades para a elaboração de projetos de pesquisas científica e tecnológica. “O Semic gerou momentos integradores e despertou o senso crítico e interesse em participação nos projetos de pesquisa desenvolvidos na Instituição”, concluiu.