Página Inicial > Notícias > Seletivo de admissão de graduados e transferidos até quarta

Seletivo de admissão de graduados e transferidos até quarta

São ofertadas 94 vagas distribuídas entre os cursos Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Matemática, Química e Zootecnia.
  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 05/04/2021 12h34
  • última modificação 05/04/2021 12h48

Os interessados em participar do processo seletivo para admissão de graduados e transferências interna e externa do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias podem se inscrever até quarta-feira, 7 de de abril. São ofertadas 94 vagas, sendo 20 para licenciatura em Ciências Biológicas, 15 para licenciatura em Matemática, 30 para licenciatura em Química, nove para bacharelado em Ciência da Computação e 20 para bacharelado em Zootecnia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário eletrônico, disponível no menu Editais no site do campus. No ato da inscrição, o candidato deverá informar todos os dados solicitados e anexar os documentos em formato PDF conforme a categoria que deseja ingressar na Instituição.

Ainda na inscrição, o candidato deve optar por qual categoria das vagas residuais pretende ingressar: graduados, transferência externa ou transferência interna. Podem concorrer, às vagas de graduados, os candidatos que possuam diploma de  curso superior registrado pelo órgão competente. Já para as vagas de transferência externa, dentre outros requisitos, o interessado deve estar regularmente matriculado ou com matrícula trancada em outra instituição de Ensino Superior. Ele deve estar cursando a partir do segundo período e não pode estar no último período ou ano letivo do curso. Por fim, as vagas para transferência interna devem ser ocupadas por estudantes do IFMA que desejam mudar de curso ou campi, desde que tenham condições de integralizar o currículo pleno do curso no prazo máximo estabelecido pela legislação.

Para as categorias de transferências interna ou externa, o candidato deve observar se o curso de origem tem afinidade com a graduação ofertada pelo Campus Caxias – essa relação consta no Anexo III do Edital de Abertura. Vale destacar que ao candidato graduado não será exigida afinidade entre o curso que já possui e o pretendido.

A seleção e o cronograma

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira tomará como base o índice de rendimento acadêmico do candidato, constante no histórico escolar. Ao candidato graduado será aplicada a média global obtida em todo o curso; já para candidato por transferência, será analisada a média global ao longo do curso. A segunda etapa consiste na análise de currículo, de acordo com as normas de aproveitamento de estudos, e obedecerá aos critérios de: a) menor número de componentes curriculares para a integralização curricular; b) aproveitamento da maior carga horária cursada; e c) maior idade.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 24 de abril. Os candidatos aprovados realizarão suas matrículas entre os dias 28 de abril e 05 de maio, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). Para efetuar a matrícula, o candidato deverá realizar agendamento na página Registro Acadêmico, no site do Campus Caxias, conforme definido no edital. Vale destacar que os aprovados ingressarão no primeiro semestre de 2021.

Para mais informações sobre a seleção, acesse a página do processo seletivo. Informações sobre os cursos superiores ofertados no Campus Caxias podem ser obtidas na página de curso.