Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Evento sobre melhoramento animal é adiado
Início do conteúdo da página Notícias

Evento sobre melhoramento animal é adiado

Evento foi transferido para o dia 17 de setembro. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. 
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/09/2021 11h46
  • última modificação 09/09/2021 11h47

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias adiou, para a próxima sexta-feira (17), o evento virtual para discutir sobre evolução genética e sua aplicabilidade na produção animal. A atividade, que faz parte da disciplina Melhoramento Genético II, ministrada pela professora Ana Roberta Lima de Miranda no bacharelado em Zootecnia, conta com o apoio da coordenação do curso e do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI).

O evento tem como público-alvo estudantes, produtores rurais, profissionais e pessoas da comunidade externa interessadas na temática. As inscrições são gratuitas e seguirão abertas na plataforma Even3. Os participantes inscritos receberão certificado gratuitamente. Além disso, eles irão concorrer ao sorteio de um curso “Criação de galinhas caipiras para iniciantes”, ministrado pela zootecnista Débora Araújo de Carvalho, doutora em ciência animal e empreendedora rural.

A transmissão será feita pelo canal do Campus Caxias no YouTube no horário das 9h às 12h. Clique aqui, saiba mais e faça sua inscrição. 

Programação

9h – Palestra: Evolução da avaliação genética e sua aplicabilidade na produção animal – Bruna Lima Barbosa e Artur Rocha

11h – Mesa-redonda: Empreendedorismo e a aplicabilidade do melhoramento animal na produção de galinhas da raça canela-preta – Débora Carvalho

 

Entenda sobre o tema – A professora Ana Roberta Miranda explica que a proposta do evento é abordar de forma simples e objetiva, em duas atividades, sobre o tema usando uma linguagem compreensível ao estudante, ao profissional e também ao membro da comunidade externa leigo. “Quando falo sobre melhoramento da genética, estou me referindo às características que determinados animais ou raças têm e que são interessantes para o sistema reprodutivo”, destacou. Como exemplo, a professora cita que existe raça de produção de leite em boa quantidade, mas que não tem características boas para adaptação ao cerrado, ambiente no qual estamos inseridos. “Por outro lado, já existe raça que tem essa característica de adaptação do cerrado. Então, se eu quero continuar produzindo leite, tenho que trazer essa característica genética para o meu rebanho”, explica. Segundo a professora, “isso ocorre por meio de cruzamento, de seleção, no qual vou conseguir encontrar um animal que é produtivo, ou seja, que produz o leite na quantidade que espero. Ao mesmo tempo, vale frisar, esse animal é adaptado à condição que ele foi colocado”, ponderou Ana Roberta, ao citar o exemplo do que se pode fazer com o melhoramento genético.

Para explicar e discutir sobre esse tema, ela convidou Artur Oliveira Rocha, pesquisador visitante em Genética Quantitativa e Genômica do departamento de Ciência Animal na Purdue University, localizada em West Lafayette, nos EUA, e Bruna Lima Barbosa, bacharela em Ciências Biológicas e doutora em Ciência Animal. “No primeiro momento, será feita essa discussão sobre as técnicas, o que pode ser feito, as mudanças sofridas, a evolução até chegar à genômica, que é o mapeamento do DNA do animal. Ou seja, a gente consegue predizer, antes mesmo de o animal surgir, quais as características que possivelmente vai apresentar em relação à produção, a produtividade, a reprodução, características morfológicas de crescimento”, disse a professora.

Logo em seguida, Débora Araújo de Carvalho vai conversar com os participantes sobre  temáticas mais específicas. “Especialista em genética de galinhas da raça brasileira Canela-Preta, Débora vai falar de todo o aspecto, do estudo, as características genéticas desse animal, mas apresentando o lado mais prático”, afirmou Ana Roberta. Segundo a professora, a convidada também vai ensinar de maneira simples e eficiente o segredo de ter uma criação de galinhas de sucesso, com uso de instalações rústicas e sustentáveis e de manejo exclusivo de galinhas caipiras.

 

Serviço

Evento virtual – Melhoramento animal: evolução da avaliação genética e sua aplicabilidade na produção animal

Nova data – 17 de setembro, das 9h às 12h

Inscrições gratuitaseven3.com.br/melhoramentoanimallive2021

Transmissão YouTube do Campus Caxias

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página