Página Inicial > Notícias - PE > Campus lança seletivo com vagas para curso de Matemática

Campus lança seletivo com vagas para curso de Matemática

Seleção usará pontuação obtida nas edições 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 do Enem. Inscrições seguem até a próxima sexta-feira, 9 de setembro
  • publicado 01/09/2022 12h52
  • última modificação 01/09/2022 12h52

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou processo seletivo para ingresso nos cursos presenciais de graduação dos campi Barreirinhas, Buriticupu, Caxias e Timon. São 192 vagas ofertadas na seleção, que usará a pontuação obtida nas edições 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além de ter participado de uma dessas edições do Enem, o candidato deve ter obtido nota na redação maior que zero e não ter participado na condição de treineiro.

Estão sendo oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão de Turismo, Biologia, Matemática, Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Sistemas para Internet.  O Campus Caxias oferta 16 vagas no curso de Matemática (tarde/noite). Saiba mais sobre os cursos de graduação oferecidos pelo Campus Caxias acessando a página “Nossos Cursos”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 9 de setembro, no portal do IFMA na página do Seletivo Simplificado para cursos de Graduação. O resultado final deverá ser divulgado no dia 28 do mesmo mês. As matrículas, para a primeira chamada, estão previstas para ocorrer de 29 de setembro a 10 de outubro. O edital prevê ainda a convocação de excedentes, caso haja vagas remanescentes.

Sistema de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Além desses 50%, o IFMA também reserva vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar. O edital do processo seletivo prevê ainda procedimento de heteroidentificação para validação da autodeclaração étnico-racial.

Vagas por Campi

Barreirinhas