Página Inicial > Notícias - PE > Atividades no Campus iniciam campanha Setembro Amarelo

Atividades no Campus iniciam campanha Setembro Amarelo

Programação no sábado (17) tem o objetivo de reunir público-alvo com a comunidade acadêmica do IFMA
  • publicado 15/09/2022 12h00
  • última modificação 15/09/2022 12h00

No mês de setembro, o Brasil se une em torno de ações pela valorização da vida, participando, em todo o território nacional, da campanha Setembro Amarelo. No sábado (17), atividades esportiva, cultural, literária e artística marcam a abertura do Setembro Amarelo no Campus IFMA Caxias. A atual edição é organizada pelos próprios estudantes da unidade de ensino, bem como pelos professores Élcio Basílio e Vanessa Xavier (ambos de Educação Física) e pela Comissão de Saúde Mental do Campus. As atividades contam com o apoio do Grêmio Estudantil Gonçalves Dias.

Torneio de Queimada

Em sua quarta edição, o Torneio de Queimada tem como tema “Respeito à Diversidade no Esporte”. Dez equipes, formadas por estudantes do ensino médio, irão disputar a competição no Ginásio Poliesportivo do Campus, no horário das 7h às 12h. Haverá premiação para o primeiro e segundo lugar. Confira o regulamento e mais informações na página do Grêmio Estudantil Gonçalves Dias.

Oficinas

Com o objetivo de ressaltar o respeito à diversidade de corpos, gêneros e raças, será realizada uma Oficina de Tranças no hall de entrada do Campus Caxias. Essa atividade inclui ainda contação de estórias sobre cultura Afro e workshop de cuidado com cabelo, trança e penteados. Para participar, basta o estudante comparecer ao local a partir das 8h.

Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo tem como objetivo chamar a atenção para um problema, que por vezes, pode ganhar silenciosamente proporções irreversíveis e culminar no fim antecipado de vidas. No Brasil, a campanha foi iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Essas instituições  trouxeram à tona um problema que até então era um tabu social: o suicídio. Mesmo sem perceber, essa realidade pode estar próxima, nos lares, nas rodas de amigos e até no ambiente de trabalho. Como forma de promover a reflexão e auxiliar com atendimento e apoio profissional para aspectos relacionados à saúde mental, o IFMA intensifica, neste mês, as ações e divulgação da campanha Setembro Amarelo. O problema, que é de ordem de saúde pública, é lembrado ao longo deste mês. Contudo, a discussão sobre o assunto, vale ressaltar, não se restringe ao mês de setembro.

Para mais informações relacionadas à campanha e ao Campus, acesse os links abaixo:

Centro de Valorização da Vida (CVV)

Setembro Amarelo

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)