Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias - PE > Campus completa 12 anos de atuação em Caxias
Início do conteúdo da página Notícias

Campus completa 12 anos de atuação em Caxias

IFMA Campus Caxias teve a sua autorização de funcionamento dada pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 21 de setembro de 2010.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 21/09/2022 10h17
  • última modificação 21/09/2022 10h17

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) completa, nesta quarta-feira (21), 12 anos de funcionamento na cidade de Caxias. A unidade de ensino, que integra a segunda fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, teve a sua autorização de funcionamento pelo Ministério da Educação (MEC) em 21 de setembro de 2010.

Ao longo desses anos, a unidade do IFMA concilia a construção da cidadania com o saber científico e, principalmente, contabiliza milhares de vidas transformadas por meio da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade do ensino básico à pós-graduação. Além disso, a Instituição desenvolve projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em equilíbrio com as demandas dos arranjos produtivos de Caxias e Região.

Trajetória – As atividades da unidade de ensino foram iniciadas com três cursos, 160 estudantes e 32 servidores, no prédio da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho. Em junho de 2011, as atividades administrativas e acadêmicas passaram a ser desenvolvidas em sede própria, localizada na Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamego, Zona Rural. Em 2022, a unidade do IFMA na Região dos Cocais atende 2.239 estudantes oriundos, além de Caxias, de diversos municípios, como Aldeias Altas, São João do Sóter, Timon, Teresina, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Presidente Dutra, Buriti Bravo, Colinas e Senador Alexandre Costa. Para atender a todo esse público, o Campus conta com 127 servidores.

Ensino, pesquisa e extensão – Indo muito além de uma escola comum, os cursos técnicos ofertados pelo Campus Caxias – e pelos demais Institutos Federais espalhados pelo país – extrapolam o ensino de sala de aula em muitos aspectos. No IFMA, são valorizadas todas as atividades que envolvam a formação dos estudantes. A instituição busca desenvolver o ensino, pesquisa e extensão no padrão de excelência, através de sua equipe de professores e técnico-administrativos, formados por especialistas, mestres, doutores e pós-doutor, incentivando a iniciação científica de seus alunos desde o ensino médio para formação de pesquisadores. E os estudantes são estimulados a sempre participar de atividades práticas, sobretudo em laboratórios, afinal, é na prática que o conhecimento se consolida.

O Instituto oferece cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para jovens e adultos. Atualmente, são 43 turmas distribuídas entre cursos técnicos, Formação Inicial e Continuada (FICs) e de graduação. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são de Administração, Agroindústria, Agropecuária, Cooperativismo, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente e Vendas. Já os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são de Administração, Agroindústria, Agronegócio, Eventos, Informática e Química. Por fim, os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são Agronegócio e Comércio.

Na graduação, são ofertados os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Formação Pedagógica, Pedagogia, Matemática e Química, além dos cursos de bacharelados em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência de Computação e Zootecnia. Há ainda os cursos de especialização de Diversidade Cultural na Educação, Educação e Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática. O Campus Caxias oferece também o curso de Doutorado em Educação para servidores da unidade de ensino, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Infraestrutura – A infraestrutura do Campus pode ser dividida em três ambientes: administrativo, acadêmico e desporto e lazer. O primeiro comporta as direções geral e de administração e planejamento, além de coordenações relacionadas à gestão de pessoas, tecnologia da informação e comunicação, licitações, compras e contratos. No ambiente acadêmico funcionam, dentre outros, restaurante, biblioteca, salas de aulas, auditório e laboratórios. A área desportiva conta com ginásio, piscina e academia ao ar livre.

Visando atender as atividades do ensino, da pesquisa e da extensão dos cursos técnicos e superiores, o IFMA Campus Caxias dispõe de 27 laboratórios. Além disso, o Instituto conta ainda com uma Fazenda Escola.

Por meio de residência estudantil, o Campus disponibiliza prédio com capacidade para abrigar até quarenta estudantes. A residência tem em sua infraestrutura sala de estar com televisão, sala de estudos, cozinha, área de convivência, banheiros e dormitório com ar-condicionado. O objetivo é promover a permanência de estudantes oriundos de outros municípios, através da oferta de vagas na residência estudantil. Para tanto, são assegurados residência, alimentação, atendimento psicossocial e acompanhamento pedagógico aos estudantes com dificuldades de aprendizagem.

Com os objetivos de disseminar a informação e incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento, tanto por sua comunidade acadêmica quanto pela comunidade externa, a Biblioteca Professor Luis Queirois foi fundada em 16 de janeiro de 2011. A Biblioteca possui, atualmente, em seu acervo físico 2.116 títulos e 7.841 exemplares já catalogados em seu sistema de gerenciamento eletrônico Sophia Biblioteca, com base de dados interna ao servidor no próprio Campus. O seu acervo digital conta com a assinatura e o acesso ao Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Virtual da Pearson, 12.364 títulos, e Minha Biblioteca da Artmed, 6.321 títulos.

Assistência Estudantil – A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), ligada a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), é responsável por desenvolver os Programas Universais de Assistência à saúde do estudante, de acompanhamento psicológico e de apoio à participação estudantil em eventos. Para realizar essas atividades, a CAE conta com serviço médico, de enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social e nutricional. A CAE também executa os Programas Específicos, como o de auxílio alimentação, moradia, aprimoramento discente e transporte. No período de pandemia, a Coordenadoria também executa o auxílio financeiro emergencial, inclusão digital e de recursos tecnológicos de informação e comunicação.

Programas – Atualmente, o Campus Caxias oferta, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia (Certec), o curso de licenciatura Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em cinco Polos de Apoio Presencial: Açailândia, Caxias, Imperatriz, São Luís e Timbiras.

Graças a métodos inovadores da educação, dezenas de jovens caxienses estão redescobrindo o valor da vida rural e aprofundando suas raízes em projetos de assentamentos, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Estudantes dos povoados Conceição do Mocambo, Caxirimbu, Buriti do Meio, Engenho d’Água e São Manoel aliam a teoria da sala de aula à prática do campo. O método de alternância permite que eles passem um tempo no IFMA e outro em casa, facilitando o aprendizado e mudando a realidade dos jovens e seus familiares.

Em 2022, o IFMA, em Parceria com a Prefeitura Municipal de Caxias, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, ofertou 421 matrículas, distribuídas nos cursos de Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Cuidador Infantil, Promotor de Vendas, Garçom, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Cervejeiro e Auxiliar de Fiscalização Ambiental. A oferta ocorreu no âmbito do Programa Novos Caminhos/Pronatec, na Linha Mulheres no Mundo do Trabalho.

Ainda em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o IFMA ofertou vagas no Microempreendedor Individual (MEI), no âmbito do Qualifica Mais Progredir. Essas oportunidades foram destinadas para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadUnico). Neste ano, a parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e Câmara Municipal de Vereadores possibilitou a oferta do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, ofertado no âmbito do Qualifica Mais EnergIF.

O IFMA espera manter e fortalecer as parcerias e convênios interinstitucionais que tem junto ao poder público municipal, sempre com o intuito de contribuir para o fortalecimento das potencialidades econômicas e sociais de Caxias.

ESSE É O IFMA – Há 12 anos, o IFMA faz parte da história de crescimento de Caxias e da Região mantendo o compromisso de promover o desenvolvimento regional e sustentável por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecendo educação profissional pública, gratuita, inclusiva e de excelência a jovens e trabalhadores, do campo e da cidade. Ao longo de sua existência, entre conquistas e desafios, o Campus Caxias tem sido instrumento de transformação e construção de uma sociedade com mais oportunidades.

Rede Federal – O Campus Caxias teve a sua autorização de funcionamento em 21 de setembro de 2010. Entretanto, a inauguração oficial ocorreu somente no dia 27 de dezembro de 2010, em Brasília, quando, de forma simultânea, também foram entregues os campi Pinheiro, Santa Inês e Timon. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica foi instituída em 2008, com a promulgação da Lei nº 11.892, em 29 de dezembro. Esse ato permitiu a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, entre eles o IFMA. Com origem na integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão e das Escolas Agrotécnicas Federais de Codó, de São Luís e de São Raimundo das Mangabeiras, o IFMA é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página