Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA orienta sobre certificação do Encceja
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA orienta sobre certificação do Encceja

Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com base no Encceja são emitidos gratuitamente pelo Campus Caxias. 
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/12/2022 15h54
  • última modificação 10/01/2023 22h32

Na quinta-feira, 22, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. Mais de 547 mil pessoas realizaram as provas em agosto, no intuito de obter os certificados do ensino fundamental e médio. Os candidatos que escolheram o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias como instituição certificadora podem solicitar a Certificação do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência por meio eletrônico. 

Se o candidato atingiu a pontuação mínima em todas as áreas do conhecimento e na redação, ele receberá um certificado de conclusão do Ensino Médio. Por outro lado, se o candidato não atingiu a pontuação mínima em alguma área do conhecimento ou redação, ele receberá uma declaração parcial de proficiência. Os documentos são emitidos pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), do Campus Caxias, que tem o prazo de até 60 dias para sua emissão. 

Para quem fez a prova do Encceja, mas ainda não solicitou a declaração ou certificado, é preciso enviar e-mail para o Protocolo ([email protected]), anexando:

  • Boletim de desempenho, que contém o número de inscrição e a pontuação obtida, emitido na Página do Participante no site do Inep;
  • Cópias digitalizadas ou fotos do documento de identificação e CPF, ambos com a frente e o verso; e
  • Formulário de requerimento, disponível na página do Protocolo do Campus Caxias, devidamente preenchido.

O Protocolo orienta para que o candidato informe e-mail e telefone válidos e que as digitalizações sejam legíveis.

Caso o candidato já tenha feito a solicitação da declaração ou do certificado, ele deve confirmar com o DRCA se o documento está pronto. Para atendimento, o DRCA disponibiliza e-mail <[email protected]> e <WhatsApp (99) 9 9136-2517>. 

Vale destacar que, para receber o documento, o interessado deve acessar a página Registro Acadêmico, no site do Campus Caxias, e clicar no botão “Agendar Atendimento Presencial”.

Para mais informações sobre a certificação do Ensino Médio, acesse a página do Encceja.

Sobre o Encceja

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.

O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de redação, em uma mesma edição do Exame. Para atingir a proficiência na área de conhecimento de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, no ensino fundamental, e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no ensino médio, o participante deverá obter adicionalmente pontuação igual ou superior a 5 (cinco) pontos na prova de redação. 

O cálculo das proficiências nas provas objetivas tem como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O desempenho do participante na prova objetiva, calculado com base na TRI, será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 (cem) e desvio-padrão de 20 (vinte) pontos. A nota global da redação será atribuída, conforme descrito no item 12.4 deste Edital, numa escala que varia de 0 (zero) a 10 (dez).

Para acessar o resultado e obter mais informações, acesse o portal do Inep, órgão responsável pela aplicação da prova.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página