Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Parfor tem pré-inscrições prorrogadas até 7 de fevereiro
Início do conteúdo da página Notícias

Parfor tem pré-inscrições prorrogadas até 7 de fevereiro

Campus Caxias oferece 160 vagas nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 17/01/2023 19h39
  • última modificação 20/01/2023 14h32

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou o período de pré-inscrição para ingresso nos cursos que serão oferecidos no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor). Para a etapa 2023, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está habilitado pela Capes para oferecer cursos de licenciatura para professores da rede pública de educação básica por meio do Parfor.

Ao todo, a unidade de ensino ofertará 160 vagas distribuídas nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática e Química. Para se candidatar às vagas, inicialmente, o Campus Caxias convida os professores dos seguintes municípios: Aldeias Altas, Araioses, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Duque Bacelar, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Matões, Parnarama, Senador Alexandre Costa e São João do Sóter. Com a alteração no cronograma, divulgada pela Capes, os docentes desses municípios podem efetuar a pré-inscrição até dia 7 de fevereiro no link: https://eb.capes.gov.br/portal/.

Serão duas fases, sendo pré-inscrição e validação da inscrição pela Secretaria Municipal de Educação. A pré-inscrição poderá ser realizada no curso que o professor necessitar de formação e de acordo com a disciplina que ministra no município de sua lotação, conforme as informações constantes no currículo cadastrado. Especificamente para Colinas, o curso disponível é de Matemática. 

Para participar do Parfor, os professores da rede pública de educação básica devem estar com os currículos cadastrados e atualizados na Plataforma Capes de Educação Básica até dia 7 de fevereiro. O resultado preliminar está previsto para dia 17 de abril, com resultado final dos cursos aprovados em até 12 de maio. A seleção e a matrícula dos professores devem ocorrer no período de 15 de maio a 30 de junho pelo IFMA. As aulas presenciais e orientações acadêmicas deverão iniciar em agosto de 2023. O funcionamento dos cursos ocorrerá na forma presencial, aos finais de semana e durante o período de férias, com disciplinas intensivas, de acordo com calendário do IFMA em acordo com as Secretarias de Educação.  

Em caso de dúvidas, o candidato pode procurar a Secretaria de Educação ou o IFMA Campus Caxias. 

 Confira o cronograma atualizado

  • Cadastro e/ou atualização de Currículo e pré-inscrições dos professores nos cursos pré-aprovados: 13/10/2022 a 07/02/2023
  • Solicitação de perfil pelas secretarias de educação: até 01/03/2023
  • Validação das pré-inscrições pelas Secretarias de educação: 13/02/2023 até 28/03/2023
  • Resultado Preliminar: até 17/04/2023
  • Prazo recursal do resultado preliminar: 18/04/2023 a 27/04/2023
  • Resultado final dos cursos aprovados: até 12/05/2023
  • Seleção e matrícula dos professores pelas IES: de 15/05/2023 a 30/06/2023
  • Início das atividades: até 31/08/2023

 Links úteis

O Programa – O Parfor incentiva a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, permitindo acesso à formação específica em curso de licenciatura na área em que atuam. Além disso, promove a articulação entre as instituições formadoras e as Secretarias de Educação, de acordo com as especificidades de cada rede.

Clique aqui e saiba mais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página