Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Biblioteca do Campus Caxias recebe doação de livro
Início do conteúdo da página Notícias

Biblioteca do Campus Caxias recebe doação de livro

O livro “Pensar por escrito: a polêmica arte da autoria” foi organizado pelas professoras Carmen Lúcia de Oliveira Cabral (UFPI), Maria Lemos da Costa (UFPI) e Waldirene Pereira Araújo (IFMA). 
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 22/02/2023 17h25
  • última modificação 22/02/2023 17h25

Doação foi feita pela professora do IFMA Waldirene Pereira Araújo

A Biblioteca Professor Luis Queiroz, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, recebeu doação de exemplar do livro “Pensar por escrito: a polêmica arte da autoria”. A obra foi organizada pelas professoras Carmen Lúcia de Oliveira Cabral (Universidade Federal do Piauí – UFPI), Maria Lemos da Costa (UFPI) e Waldirene Pereira Araújo (IFMA). O livro leva o selo da Acadêmica Editorial e tem apresentação de Claudio Pinto Nunes, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O livro traz a público um conjunto de textos na modalidade de uma coletânea que têm como elo de articulação a problematização e análise da temática: práticas de boas condutas na pesquisa em educação, com a perspectiva de oportunizar reflexões críticas, posicionamentos e proposições sobre a ética, o plágio e o autoplágio, bem como sobre os dispositivos técnicos que orientam o processo de pesquisa na produção do conhecimento no campo das ciências humanas. 

No preâmbulo, as organizadoras afirmar que o estudo dessa temática é relevante e urgente em face do alto índice de desconhecimento dos princípios, normalizações e regramentos das boas condutas na pesquisa, escrita e socialização do conhecimento. “Sendo necessária a discussão deste tema no âmbito da educação formal e informal, bem como nos demais ambientes que trabalhem com a produção e divulgação de conhecimento, para fomentar e ampliar a vigília e o cuidado em torno das práticas que inibem o avanço, a credibilidade e a confiabilidade na produção científica”, acrescentam.

Os autores e as autoras desses textos vivem a pesquisa em ambientes culturais diferentes, tanto em relação ao lugar físico, são de várias cidades e instituições de ensino, quanto ao lugar do conhecimento que contribuem na produção, pois uns são juristas, outras pedagogas, bibliotecárias e com formação em letras, sendo que, todos e todas atuam como professoras e professores, uns no Ensino Superior, outros na Educação Básica. “Assim, com o intuito de socializar estes estudos, organizou-se esta coletânea que se compõe de dez textos, distribuídos e agrupados em três partes intituladas conforme o foco central na discussão. Na parte 1 – Boas Maneiras na Pesquisa em Educação; 2 – Formas da Escrita Científica; 3 – Autoria na Escrita Acadêmica, apresentando-se os textos nessa sequência, respectivamente”, informam.

Clique aqui e faça download gratuitamente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página