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Perguntas Frequentes

publicado 14/06/2021 21h47 | última modificação 10/03/2023 14h22

Início Treinamento Recepção/Aula Inaugural Calendário e horário de aula Bolsas e Auxílios Contatos – Diretoria e Setores Grupo de WhatsApp Rota do ônibus

1 - Quando as aulas irão começar?

O Campus Caxias aguarda a convocação dos candidatos da Lista de Espera, com a consequente ocupação das vagas remanescentes da Chamada Regular, para divulgar a data das Aulas Inaugurais das turmas ingressantes no Ensino Superior 2023.1.

 

AULAS INAUGURAIS

  • Ciência da Computação
  • Local: IFMA Campus Caxias
  • Data: às 07h do dia 20 de março

 

  • Ciências Biológicas
  • Local: IFMA Campus Caxias
  • Data e horário: às 19h do dia 20 de março

 

  • Química
  • Local: IFMA Campus Caxias
  • Data e horário: às 19h do dia 20 de março

 

  • Zootecnia
  • Local: IFMA Campus Caxias
  • Data e horário: às 7h do dia 20 de março

 

  •  Turmas via Graduados e Transferidos
  • O estudante deve procurar a coordenação no primeiro dia de aula

 

2 - Para os novos estudantes, haverá alguma atividade antes de iniciar o ano letivo?

Sim! Nos dias 23 e 24 de março de 2023, a Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) vão apresentar os sistemas do IFMA e algumas plataformas que serão essenciais para a recepção aos ingressantes. A participação dos novos estudantes é obrigatória. Para isso, o estudante deve escolher uma única turma para participar, conforme cronograma disponível aqui.

3 – Quem deve usar uniforme no IFMA?
O uso do Uniforme Escolar é obrigatório para os estudantes dos cursos técnicos de nível médio nas formas integrada e subsequente, inclusive na modalidade EJA.

Confira as regras abaixo.

  • São componentes do Uniforme Escolar a camiseta padronizada, calça tipo jeans, (azul escuro), meia, sapato fechado, na cor preta, ou tênis com cor predominante branca, preta, azul escuro ou cinza.
  • A calça componente do Uniforme Escolar de uso masculino e feminino é longa, tipo jeans azul escuro, modelo tradicional.
  • As alunas têm a opção de substituição da calça jeans por saia jeans cor azul escuro, modelo tradicional, no comprimento que meça da altura da cintura até abaixo do joelho.
  • É vedado todo tipo de descaracterização do Uniforme Escolar como rasgos, pinturas, bordados, estamparias e outras.
  • A falta de observação das normas sobre Uniforme, enseja a recusa do vestuário pelo setor competente do Campus e a consequente suspensão das atividades escolares do estudante até sua regularização.
  • Nas atividades curriculares de Educação Física, o uso de Uniforme Exclusivo é obrigatório, sendo composto por camiseta sem manga, bermuda longa até o joelho, na cor preta, e tênis. A camiseta de uso exclusivo nas atividades curriculares de Educação Física é confeccionada em malha, cor branca, sem manga, com detalhes nas cores branca, verde e vermelho, tendo na frente e nas costas logotipos em cores (silk screen).
  • É vedado o uso de Uniforme Exclusivo de Educação Física em dias e espaços diferentes dos destinados às práticas de Educação Física.
  • Nas aulas realizadas nos laboratórios, aulas de campo ou visitas técnicas, o Instituto Federal do Maranhão poderá exigir o uso de bata padrão, cujo modelo será definido em cada campus.
  • O uso de Uniforme Escolar é facultativo aos estudantes do turno noturno. Aos estudantes dispensados de usar o Uniforme Escolar, é obrigatório o uso de vestuário cujo uso não provoque constrangimentos a si e aos outros, nem se tome agressivo à moral.
  • No exercício das atividades de ensino pesquisa ou extensão no IFMA, o estudante bolsista, estagiário e participante de projeto de pesquisa poderá usar adicionalmente ao Uniforme Escolar um crachá de identificação e um colete padronizado quando oferecidos pela Instituição.
  • O Uniforme Escolar vestuário de uso exclusivo dos estudantes do Instituto Federal do Maranhão, não sendo recomendado para servidores, familiares e demais pessoas que não fazem parte do corpo discente da Instituição.
4 – O IFMA oferece transporte ao estudante?
Para garantir o transporte dos estudantes, o IFMA oferta o Auxílio Transporte. Esse Programa assegura aos estudantes auxílio financeiro para custeio de deslocamento de sua moradia para sede do Campus e vice-versa, a fim de desenvolver suas atividades acadêmicas. Clique aqui e saiba como participar.

O Instituto articulou com a Prefeitura Municipal a disponibilização de rota de ônibus no município de Caxias para o turno noturno.

Em 2022, a empresa responsável pelo transporte percorria três rotas – Confira aqui. O estudante adquiria a passagem ao ingressar no ônibus.

5 - Posso fazer alguma coisa antes de iniciar as atividades?
Sim. Verifique se os seus dados cadastrais estão atualizados no Suap e, principalmente, se o e-mail cadastrado está correto. Além, disso poderá se preparar para os estudos, reorganizando sua nova rotina e separando os materiais que serão necessários, como livros didáticos e suas anotações.
6 – Sou aluno do IFMA, mas não moro em Caxias. Há alguma programa específico? O Instituto tem Residência Estudantil?
O Campus Caxias oferece o Auxílio Moradia. Integrante dos Programas de Assistência Primária do IFMA, esse auxílio atende, prioritariamente, estudante matriculado em curso presencial de nível médio ou de graduação, oriundo de localidade fora da sede do Campus e dependente financeiramente da família de origem, desde que tenha despesa com pagamento de aluguel no município de Caxias/MA.

No processo de seleção, são utilizados, para análise socioeconômica, a caracterização socioeconômica, análise documental e, ainda, entrevistas e/ou visitas domiciliares, se forem necessárias.  As vagas são oferecidas para estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e possuem renda per capita familiar até um salário mínimo e meio.

Clique aqui e saiba mais. Confira aqui como funciona um processo seletivo.

7 – Como funciona um curso integral? Vou precisar ficar dois turnos no IFMA?
Depende do horário do seu curso. Se tiver aulas em dois turnos, o IFMA oferece condições para permanência na unidade de ensino.

Em relação ao almoço e jantar, o Restaurante Institucional atende estudantes, servidores, prestadores de serviço e visitantes em caráter acadêmico, cultural ou esportivo, oferecendo alimentação balanceada e em condições higiênico-sanitárias adequadas, de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O valor da refeição é R$ 11,00. Os estudantes do Ensino Superior pagam R$ 1,25, porque o restante do valor é subsidiado pelo IFMA. Estudantes do Ensino Médio não pagam pela refeição.

Saiba mais sobre o Restaurante aqui.

8 –Esqueci meu número de matrícula. Onde posso recuperar?
Para esse tipo de assunto, o estudante deve buscar o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), localizado no hall de entrada do Campus. Vinculado à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), o DRCA é responsável pela gestão da vida acadêmica dos estudantes, pois realiza e organiza procedimentos de matrícula, rematrícula, reingresso e trancamento/cancelamento de curso. O DRCA também é responsável pela emissão da documentação acadêmica do estudante, sejam os certificados ou diplomas de conclusão de curso, históricos escolares ou outros atestados diversos.

Além do atendimento presencial, das 08h às 12h/13h às 18h, de segunda a sexta-feira, o DRCA atende através de e-mail ([email protected]) e via WhatsApp: (99) 9 9136-2517 – Somente mensagens

Saiba mais sobre o DRCA aqui.

9 - O IFMA conta com médicos, odontólogo, nutricionista, assistente social e psicóloga?
Sim. Esses profissionais estão na Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE). Ligada à Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE), a CAE é responsável por desenvolver os Programas Universais de Assistência à saúde do estudante, de acompanhamento psicológico e de apoio à participação estudantil em eventos. Para realizar essas atividades, a CAE conta com serviço médico, de enfermagem, odontologia, psicologia, serviço social e nutricional.

Clique aqui e saiba mais.

10 – O IFMA disponibiliza auxílio para quem não tem acesso à internet?
Neste momento, não. Por meio da Política de Assistência ao Educando, o IFMA garantiu ao estudante em situação de vulnerabilidade social, acesso ao Auxílio Inclusão Digital. Por meio dele, o estudante pode adquirir chip de telefonia móvel, inserir no pacote de dados móveis do serviço móvel ou pagar plano de internet banda larga para acesso à internet. Com isso, ele teve condições de acompanhar as atividades pedagógicas não presenciais.
11 – Como acompanho datas de matrícula, férias, feriados, rematrícula, atividades científicas, culturais e esportivas?
Essas informações constam no Calendário Acadêmico. Esse documento foi organizado de maneira que permita o cumprimento integral das cargas horárias dos programas e das atividades dos componentes curriculares. Além disso, nele estão preestabelecidas datas, épocas e prazos para realização de eventos e atividades escolares dos cursos, que, dentre outras, constam:

  • matrícula, rematrícula, reabertura de matrícula e trancamento de matrícula;
  • transferências;
  • início e fim dos períodos letivos;
  • atividades científicas, culturais e esportivas;
  • reuniões do Conselho de Classe;
  • períodos de planejamento pedagógico;
  • períodos de férias, feriados e recessos escolares; e
  • entrega de diários de classe no sistema acadêmico com cópia para a coordenação de curso.

Confira aqui o Calendário Acadêmico.

12 – Esqueci minha senha do e-mail acadêmico. Como posso recuperar?

A seguir, disponibilizamos tutoriais que irão orientá-los. Assista todos com muita atenção.

 

Saiba como criar e-mail acadêmico e recuperar a senha – Neste vídeo da Diretoria da Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), aprenda como criar meu e-mail acadêmico através do Suap e como recuperar a senha do e-mail também através do Suap.

Outros serviços de TIC – Acesse a página e conheça mais material da DGTI.

 

Se ainda houver dúvidas e não conseguir resolvê-las, entre em contato com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) através do e-mail [email protected] 

13 - Ainda tenho dúvidas. Para quem devo perguntar?

Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor em questão, respectivamente.

Para obter os endereços de e-mail dos setores educacionais, clique aqui.

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