Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

publicado 20/08/2020 16h05 | última modificação 24/08/2020 22h09

Orientação – Estudante Orientação – Professor Perguntas frequentes Horários das atividades síncronas Calendário Acadêmico


O que são Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)?

Por Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) entende-se aquelas que serão realizadas pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) com os estudantes quando não for possível a presença física destes no ambiente escolar. De acordo com a Portaria nº 2.618, de 12 de junho de 2020, as atividades pedagógicas não presenciais correspondem às atividades realizadas pelos estudantes, desenvolvidas e acompanhadas pelos docentes, mediadas ou não por tecnologias de informação e comunicação (TICs). Nesse sentido, não se confundem com a educação a distância ou com a oferta de carga horária na modalidade EAD em cursos presenciais.

As atividades pedagógicas não presenciais mediadas por tecnologias digitais podem ser desenvolvidas de forma síncrona e/ou assíncrona. As atividades síncronas são aquelas que permitem a interação, em tempo real, entre docentes e estudantes. Já as atividades assíncronas são aquelas disponibilizadas pelo docente (geralmente em uma plataforma virtual de aprendizagem) e acessada pelos estudantes para realizar seus estudos de acordo com seu próprio ritmo de aprendizagem. Elas incluem videoaulas, podcasts, conteúdos em slides, atividades desenvolvidas a partir de aplicativos computacionais; textos digitais para leitura (e-books, artigos, guias, tutoriais, entre outros), propostas de redação de texto, pesquisas na web, discussão temática por meio de fóruns, estudos dirigidos, atividades em questionário eletrônico, entre outras.

As atividades pedagógicas não mediadas por tecnologias digitais podem ser desenvolvidas por meio de materiais impressos (lista de exercícios, apostilas, dentre outros) e livros didáticos, desde que seja possível disponibilizá-los aos estudantes nesse período.

Fim do conteúdo da página