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Orientação – Professor

publicado 20/08/2020 16h01 | última modificação 17/07/2021 16h33

Sobre as APNPs Orientação – Estudante Perguntas Frequentes Horários das aulas Calendário Acadêmico Portal do Ingressante


Formação 

Trilha Formativa – Acesse  cursos com foco na aprendizagem em ferramentas digitais para planejamento, produção e avaliação de atividades de ensino de forma não presencial.

Primeira Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota (Formar) – Acesse as gravações da primeira Jornada.

Segunda Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota (Formar) – Saiba como foi a segunda edição do evento.

Terceira Jornada Formativa para o Ensino e Aprendizagem Remota (Formar) – Abaixo, acesse as gravações da 3ª Formar:

 

Plataformas

Tecnologias para o Trabalho Remoto – Nesta página, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI) apresenta um resumo das tecnologias que otimizam a gestão de tempo e a integração com o restante da equipe em home office.

Turmas no Classroom – Neste vídeo, da DGTI,  aprenda como gerar no Google Classroom as turmas para os meus diários, via Suap, com professor, coordenador e os alunos automaticamente inseridos.

Preenchimento de autodeclarações – Como preencher as Autodeclarações que devem ser preenchidas pelos servidores especificados nas Instruções Normativas n.º 19 e n.º 27, de março de 2020 do Ministério da Economia no SUAP?

Preenchimento do Plano de Trabalho – Saiba como preencher o Plano de Trabalho em Atividade Remota – TAES (Regime Excepcional e Emergencial – COVID-19).

Acesso ao Google Meet – Tutorial de acesso ao Google Meet, plataforma gratuita do Google para webconferências adotada pelo IFMA.

 

Dúvidas e outras orientações

Contatos da DDE – Está com dúvidas? Entre em contato com a Equipe da Diretoria de Desenvolvimento Educacional (diretor, coordenador e setor pedagógico).

Atividades síncronas – Consulte seus horários de atividades síncronas.

IFMA contra o coronavírus – Nesta página, você encontrará  as medidas preventivas adotadas contra o avanço do Coronavírus, orientações de como proceder e também toda base legal já publicada pelo Ministério da Educação, Ministério da Economia e pelo Comitê Central de Crise do IFMA e Comitês Locais.

Perguntas frequentes – Nesta página, você encontrará perguntas e respostas.

Página Geral do IFMA sobre as APNPs – Nesta página, você encontrará as informações consolidadas pela Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis.


Abaixo, você encontra as informações consolidadas sobre legislação e normas internas.

Documentos do Campus Caxias

  1. Nota Informativa nº 01/2021 – Dispõe sobre atualização e organização dos sábados letivos a serem executados no semestre 2020.2 através das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs);
  2. Nota Orientativa nº 02/2021 – Dispõe sobre a Portaria nº 265/2021, que homologou as diretrizes pedagógicas, acadêmicas e de suporte ao ensino em função da pandemia da Covid-19 a serem adotadas nos Cursos Técnicos e Superiores;
  3. Comunicado nº 01/2021 – Torna pública a relação de estudantes dos cursos técnicos com pendências no ano letivo de 2020 que solicitaram a realização de atividades ofertadas através das APNP’s, conforme disposto na Nota Orientativa Nº 02/2021.

Documentos da Reitoria

  1. Portaria IFMA nº 1.202, de 18 de março de 2020 – Estabelece aos campi e reitoria procedimentos e rotinas das atividades acadêmicas, administrativas, de atendimento ao público e de prevenção diante do cenário de emergência de saúde pública em decorrência do avanço do Coronavírus (COVID-19);
  2. Portaria IFMA nº 1.254, de 23 de março de 2020 –  Determina procedimentos para atividades acadêmicas e de estágio aos campi do IFMA;
  3. Portaria IFMA nº 1.868, de 20 de maio de 2020 – Atualiza a composição do Grupo de Trabalho para análise e planejamento de estratégias e processo formativo para uso de tecnologias com base;
    nos resultados de pesquisa institucional sobre condições de acesso à internet de estudantes e a habilidade e o aspecto formativo dos professores para produção de conteúdo digital;
  4. Portaria IFMA nº 1.892, de 21 de maio de 2020 – Estabelece procedimentos para a aquisição e distribuição de gêneros alimentícios aos estudantes da Educação Básica do Instituto Federal do Maranhão no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  5. Portaria IFMA nº 2.068, de 02 de junho de 2020 –  Estabelece normas à Graduação, no que tange à defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, às Atividades Complementares e a Cursos de Férias e, no caso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no que se refere ao Estágio Supervisionado, durante a vigência da suspensão das atividades acadêmicas presenciais;
  6. Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020 –  Estabelece diretrizes para a realização de Atividades Pedagógicas não Presenciais nos cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação do IFMA, para a reorganização do Calendário Escolar 2020;
  7. Portaria IFMA nº 2.626, de 16 de junho de 2020 – Estabelece diretrizes para  apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso e atividades avaliativas no formato virtual e orienta acerca das Atividades de Estágio nos Cursos Superiores EaD e Pós-Graduação Lato SensuPresencial do IFMA;
  8. Portaria IFMA nº 2.656, de 18 de junho de 2020 -Dispõe sobre a trilha formativa para a utilização de ferramentas digitais que favoreçam os processos de ensino e de aprendizagem no contexto emergencial relativo à preparação de materiais e atividades pedagógicas não presenciais;
  9. Portaria IFMA nº 3.490, de 20 de julho de 2020 – Orienta quanto aos procedimentos que deverão ser adotados pelos campi ofertantes de cursos superiores na modalidade a distância para a execução das práticas de estágios, de que trata a Portaria MEC  nº 544/2020;
  10. Portaria IFMA nº 3.644, de 31 de julho de 2020 – Estabelecer disposições específicas para a realização de atividades não presenciais nos cursos presenciais de pós-graduação ofertados pelo IFMA;
  11. Portaria IFMA nº 3.643, de 31 de julho de 2020 –  Estabelecer as orientações para a utilização Google Classroom como plataforma digital de ensino remoto;
  12. Portaria IFMA nº 4.461, de 02 de outubro de 2020 – Altera redação do Anexo I da Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020, que estabelece diretrizes para a realização de Atividades Pedagógicas não Presenciais nos cursos presenciais de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Graduação e Pós-Graduação do IFMA, para a reorganização do Calendário Escolar 2020;
  13. Portaria IFMA nº 4.426, de 22 de setembro de 2020 – Estabelece diretrizes relacionados à Graduação e aos Cursos Técnicos, no que tange à substituição de práticas presenciais de estágio e de laboratório por atividades não presenciais e quanto às possibilidades de estágio presencial no contexto da Pandemia;
  14. Nota Orientativa nº 01/2020– sobre a Portaria IFMA nº 2.618, de 12 de junho de 2020;
  15. Nota Orientativa nº 02/2020–  sobre a Portaria Nº 2.618, de 12 de junho de 2020 e a sobre a Portaria 4.661, de 02 de outubro de 2020.

Documentos do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação

  1. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020;
  2. Portaria MEC nº 473, de 12 de maio de 2020 – Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020;
  3. Portaria MEC nº 376, de 03 de abril de 2020 – Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19;
  4. Portaria MEC nº 534,de 23 de março de 2020 – Estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19) a serem adotadas no âmbito do Ministério da Educação, no que se refere aos prestadores de serviços terceirizados;
  5. Portaria MEC nº 345, de 19 de março de 2020 – Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020;
  6. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020 – Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19;
  7. Parecer CNE/CP Nº 5/2020 – Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19;
  8. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020 – Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

 

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