Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

publicado 24/08/2020 13h43 | última modificação 09/10/2020 19h34

Sobre as APNPs Orientação – Estudante Orientação – Professor Horários das atividades síncronas Calendário Acadêmico


Perguntas frequentes - Estudantes

1. Quando e como ocorrerá o retorno das aulas?

O retorno das aulas ocorrerá em duas etapas e de forma não presencial. Na primeira etapa serão, que iniciou no dia 14 de agosto de 2020, foram contempladas as seguintes turmas: Administração 03, Agroindústria 03, Agronegócio 03, Agropecuária 03, Ciências Biológicas 05 8P, Ciências Biológicas 06 6P, Computação 04 7P, FIC Espanhol Básico, FIC Inglês Intermediário, Informática 03, Matemática 02 5P, Química Superior 05 8P, Química Superior 06 6P, Zootecnia 02 8P e Zootecnia 03 6P.

A segunda etapa, que teve início no dia 28 de setembro de 2020, contemplou as seguintes turmas, inclusive as ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.1: Administração 01, Administração 02, Agroindústria 01 – M, Agroindústria 01 – T, Agroindústria 02, Agroindústria EJA, Agropecuária 01, Agropecuária 02, Ciências Biológicas 7 (1º período), Ciências Biológicas 8, Ciência da Computação 5, Ciência da Computação 6, Ciência da Computação 7, Informática 01, Matemática 03 (1º período), Química 7, Química 8, Química 9 (1º período), Zootecnia 04, Zootecnia 05 e Zootecnia 06 (1º período). 

2. Minha turma não está citada no item 2. Quando será contemplada?

Conforme previsto no Calendário Acadêmico, o segundo semestre iniciará no dia 22 de janeiro de 2021. A Diretoria de Desenvolvimento Educacional (DDE) divulgará um novo cronograma de ambientação contemplando as turmas de licenciatura em Ciências Biológicas e Química, ingressantes através do 2020.2.

3. Posso fazer alguma coisa antes de iniciar as Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs)?

Sim. Verifique se seus dados cadastrais estão atualizados no Suap e, principalmente, se o e-mail cadastrado está correto. Além, disso poderá se preparar para os estudos, reorganizando sua nova rotina e separando os materiais que serão necessários, como livros didáticos e suas anotações.

4. As Atividades Pedagógicas Não Presencias tiveram início. E agora, o que devo fazer?

Se você tem acesso à internet, clique aqui e acesse os horários de atividades síncronas. Se você não tem acesso à internet, precisará de outro recurso. Nesse caso, entre em contato com o (a) coordenador (a) de curso.

5. Onde serão compartilhadas as APNPs mediadas por tecnologias digitais?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais mediadas por tecnologias digitais terão seu compartilhamento realizado com os estudantes via Google Classroom. Ou seja, todos os roteiros, os materiais e as atividades serão compartilhadas via Google Classroom, sendo o registro dos diários feitos no Suap e/ou Q–Acadêmico, e as aulas online ministradas via Google Meet. É importante destacar que ,quando concomitante (atividades presenciais e não presenciais), o professor deve evitar a sobrecarga de atividades na oferta semanal da carga horária

6. Como será computada a minha frequência?

A frequência dos estudantes será registrada mediante a entrega das atividades propostas, referentes ao período da realização das atividades não presenciais de ensino.

7. Como serão as avaliações?

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais podem ser avaliadas para efeito de cômputo das notas, obedecidas as Normas de Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem para os Cursos Técnicos, as Normas Gerais dos Cursos de Graduação e a Regulamentação dos Cursos de Pós-Graduação. No âmbito das atividades síncronas são permitidas avaliações para cômputo de nota, desde que seja garantido o acesso de todos os estudantes à referida avaliação. Para os estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve ser assegurada a recuperação paralela. No caso da Educação Superior deve ser assegurada a avaliação suplementar.

8. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?

Nas atividades síncronas, o professor terá, preferencialmente, o tempo de 40 minutos a cada hora-aula, que poderá ser ajustado observadas as
características próprias dos conteúdos a serem trabalhados. Nas atividades assíncronas, relacionadas ou não com a temática das aulas síncronas, o professor deve fornecer ao estudante um guia de estudos de Atividades não Presenciais dos Componentes Curriculares.

9. Como fica minha situação caso não tenha internet ou problema de conexão durante uma atividade?

Por meio da Política de Assistência ao Educando, o IFMA estar garantido ao estudante em situação de vulnerabilidade social, acesso ao Auxílio Inclusão Digital e ao Auxílio de Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação. Por meio do primeiro, o estudante pode adquirir chip de telefonia móvel e/ou inserir no pacote de dados móveis do serviço móvel pessoal/SMP ou pagar plano de internet banda larga para acesso à internet. Já o segundo, por meio de repasse financeiro, o estudante pode adquirir tablet, computador, notebook e smartphone.

O estudante que não possui acesso à internet deve entrar em contato com o (a) coordenador de curso, para que a Instituição analise a melhor forma de atendê-lo.

10. O ano letivo será desenvolvido somente com as APNPs?

Inicialmente, as Atividades Pedagógicas não Presenciais não poderiam ultrapassar 50% da carga horária total do ano letivo de 2020. Entretanto, por meio da Portaria Nº 4.661/2020, o IFMA permitiu o cômputo de até 100% do total de horas do ano letivo de 2020.

11. Quando encerraremos o semestre 2020.1?

  • As turmas da etapa 01 encerrarão no dia 30 de novembro de 2020, após 26 dias letivos presenciais e 77 dias letivos de APNPs.
  • As turmas da etapa 02 de APNP têm previsão para encerrar no dia 31 de dezembro de 2020, após 26 dias letivos presenciais e 67 dias letivos APNPs.

12. Após encerramento do semestre 2020.1 das turmas da etapa 01, quais atividades serão desenvolvidas?

As turmas ficarão com dedicação exclusiva a projetos de ensino elaborados pela equipe de ensino, além da possibilidade da oferta de disciplinas de férias.

13. Quais os prazos do semestre 2020.2?

Após encerramento do semestre 2020.1 das turmas da etapa 01 (30.11.2020), a equipe de ensino planejará atividades/projetos de ensino voltados para as turmas concluintes do ensino médio e para os cursos superiores. A retomada do semestre 2020.2 será realizada com todas as turmas do Campus, conforme previsão abaixo:

– Férias coletivas: 04 a 18 de janeiro de 2021 (15 dias)

– Encontro pedagógico: 19 a 21 de janeiro de 2021

– Duração do semestre 2020.2: 22 de janeiro 2021 a 27 de maio de 2021 (aproximadamente 94 dias letivos)

14. Haverá sábados letivos?

Após consulta, realizada via formulário eletrônico, a maioria dos servidores optou pela realização de sábados letivos alternados, iniciando em 03 de outubro de 2020. Os sábados letivos serão utilizados de forma sequencial, iniciando com as aulas referentes à segunda-feira no dia 03/10/20 e seguindo a sequência dos dias da semana.

15. Há previsão de quando retornaremos presencialmente?

A Instituição está acompanhando as orientações dos órgãos competentes. No momento, não há previsão para o retorno presencial.

16. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação dos órgãos competentes, poderemos retornar presencialmente?

Quando houver permissão/liberação, está previsto um retorno no modo híbrido (mesclando atividades presenciais e não presenciais).

17. Como o IFMA está se organizando para o retorno as atividades presenciais?

Por meio da Portaria Nº 2.934/2020, o IFMA divulgou Plano de Retorno aos ambientes de trabalho, ensino, pesquisa e extensão a ser implementado nos Campi/ Reitoria e polo EaD, e acompanhado pelo Comitê de Crise Local, Equipe de Saúde e demais colaboradores.

O Campus Caxias divulgou o manual “Procedimentos de prevenção e controle da Covid-19 no IFMA Campus Caxias: medidas e orientações”. O documento é norteador para as atividades do Campus e fornece orientações claras e práticas para operações de segurança, por meio da prevenção, da identificação precoce e do controle da Covid-19.

18. Como ocorrerá o retorno as atividades presenciais?

Na reorganização do Calendário Escolar 2020 e no planejamento do retorno às aulas presenciais, o Campus promoverá: a) Acolhimento da comunidade escolar; b) Momento formativo para os servidores a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no acolhimento aos estudantes e familiares; c) Reorganização dos horários; d) Orientações para as atividades de ensino; e) Avaliação diagnóstica; f) Atendimento e comunicação com a família; g)  Medidas preventivas à disseminação de contaminação do novo coronavírus.

19. Faço parte do grupo de risco. Como ficará minha situação após o retorno as atividades presenciais?

Aos estudantes em grupo de risco será garantida a realização de Atividades Pedagógicas Não Presenciais enquanto durar o período de risco da pandemia, sendo possibilitado o ensino domiciliar, mediante solicitação formal.

20. Ainda tenho dúvidas. Para quem devo perguntar?

Dúvidas específicas, relativas a cada curso ou setor, devem ser encaminhadas para os coordenadores de curso ou para o e-mail do setor em questão, respectivamente.

Para obter os endereços de e-mail dos setores educacionais, clique aqui.

 

Informações atualizadas em 09/10/2020, após a publicação da Portaria Nº 4.661/2020.

Perguntas frequentes - Professores

1. Como foi realizado o cálculo para encerramento do semestre?

O encerramento do semestre baseou-se no cálculo da carga horária das disciplinas e quantidade de encontros/semanas necessárias para cumprimento da carga horária.

2. Os horários sofrerão mudanças antes do encerramento do semestre 2020.1?

Sim. Os horários passarão por atualização, considerando a retomada das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com as turmas da etapa 02, com previsão para entrar em vigor na última semana de setembro.

3. Quando encerraremos o semestre 2020.1?

  • As turmas da etapa 01 encerrarão no dia 30 de novembro de 2020, após 26 dias letivos presenciais e 77 dias letivos de APNP.
  • As turmas da etapa 02 de APNP têm previsão para encerrar no dia 31 de dezembro de 2020, após 26 dias letivos presenciais e 67 dias letivos APNP.

4. Após encerramento do semestre 2020.1 das turmas da etapa 01, quais atividades serão desenvolvidas?

As turmas ficarão com dedicação exclusiva a projetos de ensino elaborados pela equipe de ensino, além da possibilidade da oferta de disciplinas de férias.

5. Quais os prazos do semestre 2020.2?

Após encerramento do semestre 2020.1 das turmas da etapa 01 (30.11.2020), a equipe de ensino planejará atividades/projetos de ensino voltados para as turmas concluintes do ensino médio e para os cursos superiores. A retomada do semestre 2020.2 será realizada com todas as turmas do Campus, conforme previsão abaixo:

– Férias coletivas: 04 a 18 de janeiro de 2021 (15 dias)

– Encontro pedagógico: 19 a 21 de janeiro de 2021

– Duração do semestre 2020.2: 22 de janeiro 2021 a 27 de maio de 2021 (aproximadamente 94 dias letivos)

6. Haverá sábados letivos?

Após consulta, realizada via formulário eletrônico, a maioria dos servidores optou pela realização de sábados letivos alternados, iniciando em 03 de outubro de 2020. Os sábados letivos serão utilizados de forma sequencial, iniciando com as aulas referentes à segunda-feira no dia 03/10/20 e seguindo a sequência dos dias da semana.

7. No presencial eu tinha “X” aulas semanais, como ficam minhas aulas não presenciais?

A carga horária não presencial foi distribuída em atividades síncronas e assíncronas, na proporção de até 50% para atividades síncronas.

8. Quando eu atingir o percentual de 50% estabelecido na portaria nº 2618 de 12 de junho de 2020, minha disciplina será encerrada?

A Portaria orienta o percentual de 50% para carga horária anual dos cursos, devemos programar a execução da carga horária semestral total. Além disso, há uma expectativa de flexibilização do percentual de APNP.

9. Quando o meu planejamento (PUD) não atingir o percentual de 50% estabelecido na Portaria nº 2618 de 12 de junho de 2020 até o final do semestre, como proceder?

Procurar Departamento de Ensino e Coordenação de curso para organizar finalização da CH de acordo com a portaria.

10. Posso registrar um quantitativo de aulas semanais superior a minha carga horária semanal presencial?

Para semestre 2020.1, o registro da carga horária semanal em APNP deve ser igual a carga horária presencial. Para 2020.2, a equipe de ensino está analisando a possibilidade de flexibilizar o registro semanal, mantendo a quantidade de aulas síncronas semanais e aumentando, proporcionalmente, a possibilidade de registro das atividades assíncronas, conforme carga horária da disciplina.

11. Quanto às avaliações, que horários devo utilizar? Um (1) horário de 40 minutos é insuficiente.

Recomenda-se a utilização de horários livres (síncronos) disponíveis nas turmas ou planejar substituição com outros professores que antecedem ou sucedem suas aulas, com planejamento e orientação da coordenação do curso.

12. Como posso acompanhar a evolução da minha carga horária em atividades não presenciais?

O sistema de carga horária foi atualizado. Com isso, o docente pode acessar com seu usuário/senha do Suap e acompanhar a execução da sua carga horária: http://eventosifmacaxias.com.br/cargahoraria/

A atualização do sistema será realizada pelos servidores do SAD’i, em articulação com a coordenação de curso e representantes de turma.

13. Como poderei disponibilizar horários ou substituir algum colega durante as atividades não presenciais?

A disponibilização de aulas/horários pode ser realizada de forma eletrônica no sistema http://eventosifmacaxias.com.br/cargahoraria/. Além disso, o professor poderá registrar normalmente as suas substituições, independente do limite de carga horária semanal.

Quando o professor substituir outro, clicar no link da sua própria disciplina, pois apesar de o endereço ser o mesmo para cada turma, as gravações das aulas serão direcionadas corretamente.

14. Posso marcar reposição das minhas aulas que coincidem com feriados e/ou das minhas ausências justificadas?

As reposições e anteposições devem ser exceções e podem ser agendadas exclusivamente com a coordenação do curso e em acordo com a turma.

15. Como fica o fechamento da carga horária das disciplinas anuais com ofertada condensada de forma semestral?

O calendário foi planejado com intuito de execução da carga horária das disciplinas. No entanto, em casos específicos pode haver dificuldade para fechamento. Nesse caso, recomenda-se a utilização de horários livres disponíveis nas turmas ou planejar aulas extras, desde que seja sob planejamento e orientação da coordenação do curso.

Cabe ressaltar que essa exceção não visa adiantamento de conteúdo/carga horária da disciplina e consequente encerramento antecipado da disciplina. Ela visa possibilitar o fechamento total da carga horária dos componentes curriculares com ofertas condensadas semestralmente.

Clique aqui para baixar Perguntas Frequentes

Fim do conteúdo da página