Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Biblioteca
Início do conteúdo da página

Biblioteca

publicado 03/06/2015 20h45 | última modificação 15/09/2017 20h51

A Biblioteca do Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias, localizada na Rodovia MA 334, Km 02, Bairro Gleba Buriti do Paraíso na cidade Caxias, estado Maranhão, fundada em 16 de janeiro de 2011, tem como principais missões (1) disseminar a informação esteja esta em quaisquer suportes, e (2) incentivar a leitura e a busca pelo conhecimento, tanto por sua comunidade acadêmica quanto pela comunidade externa. A Biblioteca participa diretamente da comissão de planejamento do Campus e procura traçar diretrizes de trabalho que vão ao encontro do PDI da Instituição.  Sua posição na estrutura organizacional do Campus está ligada diretamente à Diretoria de Desenvolvimento ao Ensino e seu regimento interno já foi definido e aprovado pelas Diretoria de Desenvolvimento ao Ensino e Diretoria Geral no ano de 2012.

Possui como missão: colaborar para o desenvolvimento integral da comunidade em que está inserida, promovendo acesso, disseminação, recuperação e preservação da informação ao tempo que incentiva o uso e a geração desta, contribuindo para excelência do ensino, pesquisa e extensão necessários ao efetivo desenvolvimento das atividades acadêmicas no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, informação e capacitação de sua comunidade interna e externa nos campos científico, tecnológico, cultural e humanístico.

Sua visão é: ser reconhecida como biblioteca de excelência, tornando-se referência regional na gestão e disseminação de informação nas áreas de conhecimento/ensino do Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias colaborando com o desenvolvimento tecnológico e científico, fomentando o pensamento crítico e a aquisição do conhecimento através de informação precisa e atualizada.

Seus valores: contribuir para difusão da ética e respeito, mantendo sempre o foco no compromisso com a democratização do acesso à informação de forma igualitária respeitando, contudo as divergências de pensamentos.

A Biblioteca acomoda seu acervo em 26 estantes de dupla face e 05 estantes simples em um espaço de aproximadamente 47 m2 de acervo, sua área destinada à consultas e estudo individual é 90,3 m2, à processamento técnico 7,53 m2 e suas duas salas de estudo em grupo de 15,06 m2. Totalizando uma área total de 190,5 m2, devido ao crescimento dos cursos ofertados pelo Campus e público, já está prevista e com projeto de construção para novas instalações, aguardando apenas orçamento para execução.

A Biblioteca possui em seu acervo físico aproximadamente 1.547 títulos e 5.716 exemplares já catalogados em seu sistema de gerenciamento eletrônico Sophia Biblioteca, com base de dados interna ao servidor no próprio Campus evitando quedas devido à ausência internet ou problemas estruturais inerentes a outros Campus. Em seu acervo digital conta com a assinatura e o acesso ao Portal de Periódicos da Capes.

Oferta os seguintes serviços: acesso à internet wireless; alimentação de bases de dados (referenciais e bibliográficas); aquisição de material bibliográfico; aquisição de periódicos; bate-papos literários com diversas temáticas (Triologia Jogos Vorazes, Biblioterapia no Combate às Drogas, As crônicas de gelo e fogo, etc.); catalogação na fonte (para publicações institucionais e Trabalhos de Conclusão de Curso); catálogos informatizados; consulta e circulação do acervo (empréstimo, devolução e renovação); cursos, treinamentos e palestras de capacitação (1. Fontes Informacionais de Pesquisa na Internet, 2. Utilização do Portal Capes, 3. Acesso ao Portal Capes via CAFÉ, 4. Orientações de Utilização do Manual de Trabalhos Acadêmicos do IFMA, Campus Caxias, 5. Acesso e ferramentas da Biblioteca Virtual Universitária da Pearson, 6. Acesso e ferramentas da Minha Biblioteca, 7. Importância do hábito da leitura); elaboração e colaboração em projetos de extensão (Biblioteca Itinerante, Acorda Cordel, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, dentre outros); gerenciamento de usuários das bibliotecas virtuais; levantamento bibliográfico; manutenção das informações no site da biblioteca e das redes sociais na internet; marketing da biblioteca e benefícios da leitura; orientação ao usuário; orientações sobre normas técnicas e manual do TCC; participação em campanhas sociais, dentre outros.


DOCUMENTOS


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • De o7h30 às 21h

SERVIDORES

 

Fim do conteúdo da página