Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

Biblioteca – Rede Recode

publicado 21/05/2020 18h29 | última modificação 18/07/2021 10h41
Início Tocalivros Sophia E-Clin eBooks Documentos Bibliotecas Virtuais Galeria

Nesta página, você encontra informações sobre: a) Cursos oferecidos em parceria com a Recode; b) Consulta sobre essa parceria; e c) Projeto “Biblioteca Digital Tocalivros”, oferecido em parceria entre a Recode e Tocalivros.

Cursos

A Biblioteca Professor Luis Queirois oferece cursos on-line de tecnologia para empoderamento digital, bibliotecas transformadoras e formação para educadores sociais. A ação acontece através de parceria com a Rede Recode, organização social que busca ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas e estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia, por meio da criação e disseminação de metodologias de formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais. A seguir, saiba como funciona.

Quem pode participar? Qualquer interessado pode participar dos cursos e não é necessário ser estudante ou servidor do IFMA. Contudo, no cadastro, a pessoa deve selecionar como instituição o IFMA Campus Caxias. Os interessados podem se inscrever no site da ONG e já iniciar as aulas, que têm flexibilidade para que o aluno curse no horário que tem disponível.

Como funciona? Os cursos são realizados através da Plataforma Recode. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente. O certificado é emitido digitalmente pela Rede Recode, quando aprovado no curso.

Para mais informações, acesse aqui o site da Rede Recode.

Consulta sobre parceria com a Rede Recode

A Biblioteca Professor Queirois convida as comunidades acadêmica e externa para participarem de uma pesquisa sobre os serviços ofertados em parceria com a Recode Bibliotecas. A consulta tem como objetivo compreender as demandas da comunidade e, com isso, ampliar os serviços e as atividades da biblioteca. Podem participar pessoas a partir de 14 anos independentemente de conhecer ou não a biblioteca do Campus. Servidores, prestadores de serviços, estudantes e seus responsáveis também podem colaborar com a pesquisa.

Clique aqui para participar

Biblioteca Digital Tocalivros

Mais de dois mil audiolivros e cinco mil eBooks estão disponíveis gratuitamente para os usuários da Biblioteca Professor Luis Queirois. A disponibilização do conteúdo digital ocorre através da “Biblioteca Digital Tocalivros”, plataforma que oferece materiais de variados temas, proporcionando uma maior interação, além de fornecer conteúdo e entretenimento. A biblioteca do Campus foi uma das 149 instituições selecionadas em todo o País no projeto, que é fruto de parceria entre a Recode e Tocalivros. 

Como acessar ? Qualquer pessoa que reside em Caxias ou possua vínculo com o IFMA, como estudante, servidor ou prestador de serviço, pode fazer o cadastro, que será válido por doze meses.

O acesso pode ser feito pelo site ou através do aplicativo disponível em iOS e Android (veja os links abaixo). Totalmente acessível, a ferramenta permite ouvir e ler off-line e sem limites quanto a acessos ou associados.

Antes de acessar, é necessário fazer o cadastro. Assim que for finalizada a análise, o acesso será liberado pelas gerenciadoras da biblioteca do Campus, as bibliotecárias Eliana Mendes e Ianna Lustosa. Para mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected].

Fim do conteúdo da página