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Conselho de Classe

publicado 01/06/2020 20h16 | última modificação 01/06/2020 20h16

O quê

Os Conselhos de Classe são órgãos consultivos e deliberativos em assuntos estritamente pedagógicos dos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, com a finalidade de assessorar as questões de natureza didático-pedagógica e colaborar com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, por meio do diagnóstico e da busca de alternativas de ação, de acordo com a proposta estabelecida no Projeto Político Pedagógico do Campus Caxias.

Clique aqui e confira a composição dos Conselhos de Classe


Composição
Cada curso na forma articulada ou subsequente, por turma, terá o seu Conselho de Classe, com a seguinte composição:

  • o Coordenador do Curso como presidente;
  • um representante do corpo técnico-pedagógico, indicado por seus pares;
  • os docentes das disciplinas ofertadas na turma do curso vigente;
  • dois representantes discentes de cada turma;
  • o coordenador da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) ou unidade equivalente.

Os representantes discentes serão eleitos por seus pares e terão mandato de 1 (um) ano, com direito a uma recondução e perderão o mandato se concluírem o curso, forem suspensos ou tiverem sua matrícula cancelada ou trancada. Poderão participar das sessões do Conselho de Classe outros servidores, na condição de convidados, sem direito a voto.


Competências

Compete ao Conselho de Classe:

  • acompanhar o processo de ensino-aprendizagem com o propósito de promover o seu contínuo aprimoramento;
  • acompanhar o desenvolvimento dos alunos e da turma, no que se refere à construção de conceitos, ao desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades e ao desenvolvimento de competências;
  • identificar e discutir fatores que interferem na vida escolar do aluno;
  • propor alternativas de solução para os problemas que prejudicam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;
  • acompanhar o desenvolvimento pedagógico da turma a partir da análise dos resultados das ações implementadas;
  • deliberar, excepcionalmente, em grau de recurso, acerca de promoção e/ou retenção do aluno após o reforço intensivo.

 

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