Waldirene Pereira Araujo – Docente
Formação
Waldirene Pereira Araújo é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), e mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Atuou como coordenadora pedagógica, na rede municipal de ensino de Caxias/MA, no período de 2002 a 2009. Atuou ainda como coordenadora dos cursos de Normal Superior do Instituto Superior de Caxias (ISEC) e Pedagogia da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI), no período de 2005 a 2007 e 2008 a 2009. Assumiu a direção acadêmica da FAI e do ISEC no período de 2007 a 2008.
No IFMA Campus Caxias, exerceu as seguintes funções: Orientadora Educacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), de 2012 a 2013; Chefe do Departamento de Educação Profissional (DEP), no período de abril de 2013 a fevereiro de 2014; Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu Diversidade Cultural na Educação, de 2013 a 2014; diretora da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do IFMA Campus Caxias, de 2014 a 2018.
Participa de bancas de apresentação de monografia de graduação. Participa de processos seletivos para contratação de professor substituto, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, alfabetização, letramento, leitura, estágio, formação de professores e prática pedagógica.
É coordenadora-adjunta do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), cadastrado na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Atualmente, é coordenadora pedagógica do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI).
Dados funcionais
- E-mail: [email protected]
- Jornada de trabalho: Dedicação exclusiva
- Situação: Ativo permanente
- Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0449833013001376
- ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4201-9514
Grupos de pesquisa
- Núcleo de Pesquisa sobre Formação e Profissionalização em Pedagogia (NUPPED), da Universidade Federal do Piauí.
- Co-líder do Grupo de Pesquisa Múltiplos Saberes e Produção das Diferenças na Contemporaneidade (GPMULTI), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Livros publicados/organizados ou edições
- SOARES, C. R. G. (Org.); ROCHA, P. H. F. (Org.); ARAÚJO, Waldirene Pereira (Org.); CALVET, R. M. (Org.). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ABORDAGENS CRÍTICAS E REFLEXIVAS. 1. ed. SÃO PAULO: GARCIA EDIZIONI, 2019. v. 300. 250p .
- ARAÚJO, Waldirene Pereira; CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA (Org.) ; MACHADO, KEYLA CRISTINA DA SILVA (Org.). PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO: correlações entre formação e ensino. 1. ed. São Paula: Garcia Edizioni, 2019.
- SOARES, J. P. (Org.); SAMPAIO, J. O. (Org.); CALVET, R. M. (Org.); ARAÚJO, Waldirene Pereira (Org.). A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: UMA MISSÃO IMPOSSÍVEL?. 1. ed. CAXIAS-MA: MULTGRAFIC, 2017.
- CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA; PATRIICIA SARA LOPES MELO; NASCIMENTO, ELIANA FREIRE; ARAÚJO, Waldirene Pereira. AS TRAJETÓRIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO PROFESSOR PESQUISADOR. 1. ed. TERESINA: UFPI, 2014. v. 500. 279p .
- ARAÚJO, Waldirene Pereira; CABRAL, CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA (Org.); PATRIICIA SARA LOPES MELO (Org.). FORMAÇÃO E PRÁTICAS PROFISSONAIS DOCENTES: TRAJETÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E IDENTIDADE. 1. ed. TERESINA: EDUFPI, 2013. v. 200. 357p .
- CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; COSTA, Maria Lemos da; ARAÚJO, Waldirene Pereira. Pensar por escrito [registro eletrônico]: a polêmica arte da autoria. Parnaíba, PI: Acadêmica Editorial, 2022.
Redes Sociais