Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Nossos Cursos
Início do conteúdo da página

Nossos Cursos

publicado 12/06/2015 17h15 | última modificação 12/09/2021 11h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferta cursos de formação inicial e continuada, técnicos de nível médio, licenciaturas, bacharelados e especializações.  A unidade de ensino disponibiliza também cursos de extensão e de programas do governo federal. Todos são gratuitos. A seguir conheça nossos cursos; ao final desta página, entenda como funciona o ingresso.

Clique nos menus abaixo e conheça os cursos ofertados pelo Campus Caxias

Curso técnico

O curso profissional técnico de nível médio objetiva capacitar o estudante com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o estudante cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo.

Curso de graduação

É caracterizado pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios, com ênfase em determinado ramo de atividade humana. O Campus Caxias oferece graduação em licenciaturas e bacharelados. O ingresso pode ser pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), editais de transferência e editais de portador de curso superior.

Curso de especialização

O Campus Caxias oferta dois cursos de especialização com o objetivo de desenvolver habilidades e competências específicas, visando uma formação técnica e científica em uma determinada área do saber.

Curso de Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), ofertado por meio de cooperação técnica do IFMA Campus Caxias com a a Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), constitui-se por um conjunto de atividades científicas e acadêmicas na área de Educação e de áreas afins e funcionará em nível de Doutorado, conferindo o título ou Doutor em Educação.

Curso de Formação Inicial e Continuada

A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Abrange cursos especiais, de livre oferta, abertos à comunidade, além de cursos de qualificação profissional integrados aos itinerários formativos do sistema educacional.

Pré-IFMA

O Pré-IFMA é curso preparatório para estudantes que desejam fazer o seletivo para ingressar no Ensino Médio no IFMA. A iniciativa visa promover a capacitação de estudantes por meio de reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Programas/Parcerias

O Campus Caxias oferta cursos através dos Programas MedioTec, Mulheres Mil, Parfor, Pronatec e UAB


Confira a relação de cursos ofertados e, para saber mais, visite o nosso Campus.


[/tab]



Destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio. São cursos de graduação específicos para a formação de docentes.

Ciências Biológicas

Ciências Biológicas (Parfor)

Formação Pedagógica

Formação Pedagógica (UAB)

Pedagogia (UAB)

Matemática

Matemática (Parfor)

Química


Destinado a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e desejam formação profissional de graduação como bacharel.

Ciência e Tecnologia de Alimentos (novo)

Ciência de Computação

Zootecnia



O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferece o curso de Doutorado  em Educação, através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Conceito cinco na avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivos:

  • – propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação inicial de pesquisadores na área da educação;
  • – fomentar a pesquisa educacional institucional, tendo como foco a realidade municipal, regional e/ou nacional e no horizonte o direito público subjetivo à educação numa sociedade mais democrática e igualitária;
  • – oferecer a formação inicial para a docência no ensino superior na área da educação e/ou quadros para a administração universitária, preservando-se neste processo formativo a articulação necessária entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica, de maneira a apontar o sentido e a responsabilidade social da produção científica, bem como da sua socialização;
  • – realizar pesquisas que possam subsidiar a concepção, implantação e avaliação das políticas públicas na área da educação, com ênfase nos âmbitos local e regional;
  • – favorecer a consolidação de grupos de estudos e pesquisas voltados para as ciências humanas/educação.

 

Doutorado em Educação



Saiba como estudar no IFMA

Para ingressar em um dos cursos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), é preciso passar por processo de seleção, o qual pode se configurar de diferentes formatos, conforme o nível do curso. A seguir, estão disponíveis informações sobre como fazer para estudar no IFMA. É importante destacar que as informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital. Os candidatos precisam ler cuidadosamente o edital.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Cada curso FIC tem seu próprio sistema de seleção, de acordo com os critérios estabelecidos no edital de seleção. Por exemplo: o ingresso pode ser feito por sorteio, chamada pública ou entrevistaAtenção! Isso é definido no edital de seleção de cada curso.

Cursos Técnicos

Para os cursos técnicos, o Processo Seletivo acontece por sorteio de vagas, seguindo as etapas abaixo:

  • Após ler cuidadosamente o edital, o candidato faz sua inscrição. Nessa etapa, o candidato também informa se pretende concorrer por reserva de vagas – pessoa com deficiência, oriundo de escola pública, autodeclarado preto, pardo ou índio, ou baixa renda;
  • Após se inscrever, é necessário acompanhar o sorteio e as listas de sorteados que são divulgadas no site do IFMA;
  • Se for sorteado, será convocado para matricular-se no Campus do curso escolhido no período determinado no edital de seleção. Os autodeclarados pretos e pardos devem participar do processo de heteroidentificação, antes de efetuar a matrícula;
  • Se não for sorteado na primeira chamada, deve continuar acompanhando o processo seletivo, pois, se ainda houver vaga remanescente, o IFMA faz novas convocações.

Clique e saiba mais nas páginas do Seletivo Unificado:

Em andamento

Concluídos

Cursos Superiores

Nos cursos superiores de licenciatura e bacharelado o ingresso ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou através do processo seletivo para admissão de portador de diploma. A partir do segundo período, também é possível ingressar nos cursos de graduação por meio da transferência externa.

Clique nos links e saiba mais:

Página do SiSU/MEC

Página do SiSU/IFMA

Processos seletivos de admissão de portador de diploma e transferências externa e interna

Pós-Graduação

Especializações A seleção ocorre a partir da análise do análise de currículo.

Clique e confira os processos seletivos:

Em andamento

Concluídos

Doutorado – Exclusivo para servidores do IFMA Campus Caxias. A seleção é realizada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O edital de abertura detalha o cronograma e os procedimentos para seleção dos candidatos, que ocorre da seguinte forma: a) Análise da documentação apresentada; b) Análise Curricular; c) Avaliação do Plano de Investigação; d) Arguição do Plano de Investigação; e e) Exame de suficiência em língua estrangeira.

Página do Processo Seletivo

Fim do conteúdo da página