Nossos Cursos
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferta cursos de formação inicial e continuada, técnicos de nível médio, licenciaturas, bacharelados e especializações. A unidade de ensino disponibiliza também cursos de extensão e de programas do governo federal. Todos são gratuitos. A seguir conheça nossos cursos; ao final desta página, entenda como funciona o ingresso.
Clique nos menus abaixo e conheça os cursos ofertados pelo Campus Caxias- Nossos Cursos
- Integrado ao Ensino Médio
- Concomitante ao Ensino Médio
- Subsequente ao Ensino Médio
- Licenciatura
- Bacharelado
- Especialização
- Doutorado
- Formação Inicial e Continuada
- Pré-IFMA
Curso técnico
O curso profissional técnico de nível médio objetiva capacitar o estudante com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam este curso, além da perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no setor produtivo.
O Instituto oferece três formas de cursos técnicos: integrada, concomitante e subsequente. Na forma integrada, o estudante cursa o Ensino Médio juntamente com uma formação profissional no IFMA. Na forma concomitante, o estudante faz o curso técnico no IFMA e o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Já a forma subsequente é para aqueles que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio e pretendem obter uma formação profissional. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos são integrados e direcionados para pessoas fora da idade escolar que têm apenas o Ensino Fundamental completo.
Curso de graduação
É caracterizado pelo domínio de princípios científicos e tecnológicos próprios, com ênfase em determinado ramo de atividade humana. O Campus Caxias oferece graduação em licenciaturas e bacharelados. O ingresso pode ser pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), editais de transferência e editais de portador de curso superior.
Curso de especialização
O Campus Caxias oferta dois cursos de especialização com o objetivo de desenvolver habilidades e competências específicas, visando uma formação técnica e científica em uma determinada área do saber.
Curso de Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), ofertado por meio de cooperação técnica do IFMA Campus Caxias com a a Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), constitui-se por um conjunto de atividades científicas e acadêmicas na área de Educação e de áreas afins e funcionará em nível de Doutorado, conferindo o título ou Doutor em Educação.
Curso de Formação Inicial e Continuada
A formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional são organizados para preparar para a vida produtiva e social, promovendo a inserção e reinserção de jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.
Isso inclui cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização profissional de trabalhadores em todos os níveis de escolaridade. Abrange cursos especiais, de livre oferta, abertos à comunidade, além de cursos de qualificação profissional integrados aos itinerários formativos do sistema educacional.
Pré-IFMA
O Pré-IFMA é curso preparatório para estudantes que desejam fazer o seletivo para ingressar no Ensino Médio no IFMA. A iniciativa visa promover a capacitação de estudantes por meio de reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Programas/Parcerias
O Campus Caxias oferta cursos através dos Programas MedioTec, Mulheres Mil, Parfor, Pronatec e UAB
Confira a relação de cursos ofertados e, para saber mais, visite o nosso Campus.
[/tab]
Comércio (novo)
Destinado a estudantes que concluíram o Ensino Médio. São cursos de graduação específicos para a formação de docentes.
Destinado a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e desejam formação profissional de graduação como bacharel.
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferece o curso de Doutorado em Educação, através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Conceito cinco na avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivos:
- – propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação inicial de pesquisadores na área da educação;
- – fomentar a pesquisa educacional institucional, tendo como foco a realidade municipal, regional e/ou nacional e no horizonte o direito público subjetivo à educação numa sociedade mais democrática e igualitária;
- – oferecer a formação inicial para a docência no ensino superior na área da educação e/ou quadros para a administração universitária, preservando-se neste processo formativo a articulação necessária entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica, de maneira a apontar o sentido e a responsabilidade social da produção científica, bem como da sua socialização;
- – realizar pesquisas que possam subsidiar a concepção, implantação e avaliação das políticas públicas na área da educação, com ênfase nos âmbitos local e regional;
- – favorecer a consolidação de grupos de estudos e pesquisas voltados para as ciências humanas/educação.
Assistente Administrativo (Mulheres Mil) – (novo)
Auxiliar de Biblioteca (Mulheres Mil) – (novo)
Auxiliar de Fiscalização Ambiental (Mulheres Mil) – (novo)
Auxiliar de Saúde Bucal (Mulheres Mil) – (novo)
Cervejeiro (Mulheres Mil) – (novo)
Cuidador de Idoso (Mulheres Mil) – (novo)
Cuidador Infantil (Mulheres Mil) – (novo)
Eletricista de Sistema de Energias Renováveis (Qualifica Mais EnergIF) – (novo)
Garçom (Mulheres Mil) – (novo)
Língua Brasileira de Sinais – Libras (Mulheres Mil) – (novo)
Microempreendedor Individual (Qualifica Mais Progredir) – (novo)
Promotor de Vendas (Mulheres Mil) – (novo)
Para ingressar em um dos cursos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), é preciso passar por processo de seleção, o qual pode se configurar de diferentes formatos, conforme o nível do curso. A seguir, estão disponíveis informações sobre como fazer para estudar no IFMA. É importante destacar que as informações, orientações e datas de cada processo de seleção são publicadas em um documento chamado de edital. Os candidatos precisam ler cuidadosamente o edital.
Formação Inicial e Continuada (FIC)
Cada curso FIC tem seu próprio sistema de seleção, de acordo com os critérios estabelecidos no edital de seleção. Por exemplo: o ingresso pode ser feito por sorteio, chamada pública ou entrevista. Atenção! Isso é definido no edital de seleção de cada curso.
Cursos Técnicos
Para os cursos técnicos, o Processo Seletivo acontece por sorteio de vagas, seguindo as etapas abaixo:
- Após ler cuidadosamente o edital, o candidato faz sua inscrição. Nessa etapa, o candidato também informa se pretende concorrer por reserva de vagas – pessoa com deficiência, oriundo de escola pública, autodeclarado preto, pardo ou índio, ou baixa renda;
- Após se inscrever, é necessário acompanhar o sorteio e as listas de sorteados que são divulgadas no site do IFMA;
- Se for sorteado, será convocado para matricular-se no Campus do curso escolhido no período determinado no edital de seleção. Os autodeclarados pretos e pardos devem participar do processo de heteroidentificação, antes de efetuar a matrícula;
- Se não for sorteado na primeira chamada, deve continuar acompanhando o processo seletivo, pois, se ainda houver vaga remanescente, o IFMA faz novas convocações.
Clique e saiba mais nas páginas do Seletivo Unificado:
Cursos Superiores
Nos cursos superiores de licenciatura e bacharelado o ingresso ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou através do processo seletivo para admissão de portador de diploma. A partir do segundo período, também é possível ingressar nos cursos de graduação por meio da transferência externa.
Clique nos links e saiba mais:
Processos seletivos de admissão de portador de diploma e transferências externa e interna
Pós-Graduação
Especializações – A seleção ocorre a partir da análise do análise de currículo.
Clique e confira os processos seletivos:
Doutorado – Exclusivo para servidores do IFMA Campus Caxias. A seleção é realizada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O edital de abertura detalha o cronograma e os procedimentos para seleção dos candidatos, que ocorre da seguinte forma: a) Análise da documentação apresentada; b) Análise Curricular; c) Avaliação do Plano de Investigação; d) Arguição do Plano de Investigação; e e) Exame de suficiência em língua estrangeira.
Redes Sociais