Técnico em Agroindústria – Educação de Jovens e Adultos (Eja)
APRESENTAÇÃO
A Região do Leste maranhense possui uma grande diversidade de empresas e organizações que geram uma demanda constante por profissionais técnicos capacitados na área de Agroindústria. Apesar desta conhecida necessidade os cursos preparatórios para este perfil de profissional são escassos, fazendo com que as empresas tenham que buscar profissionais em outras regiões, demandando, sobretudo, custos.
A cadeia produtiva de agroindústria é reconhecidamente um dos segmentos econômicos dinâmicos da economia brasileira, tendo em vista, a sua parcela de contribuição significativa das exportações do país, haja vista ainda que lidera as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais. E ainda, pelos seus índices relevantes para fixação do homem no campo, agregação de valor ao produto agrícola, utilização de tecnologia e equipamentos que independem do setor externo.
A agroindústria não pode ser vista independente dos produtos que lhe dão origem, localizados no setor primário e nem tão pouco do processo estritamente industrial localizado no setor secundário. Para isso são analisadas as seguintes dimensões: transformação ou beneficiamento de produtos de origem vegetal, transformação ou beneficiamento de produtos de origem animal, a indústria do Maranhão e demandas e potenciais industriais e agroindustriais de Caxias.
Por ser ofertado através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso integra a educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.
OBJETIVO
Formar Técnicos em Agroindústria capazes de desenvolver atividades de produção, extensão e pesquisa científica, atuando de forma ética e cidadã, tendo como foco os arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, indústria, agricultura familiar, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do país.
APTIDÕES ESPERADAS DOS EGRESSOS
Ao final do curso, o profissional formado deverá:
- Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas;
- Planejar, organizar e monitorar:
- A obtenção e o preparo da produção animal e vegetal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais;
- Planejar e acompanhar a pós-colheita;
- Identificar famílias de organismos e microrganismos, diferenciando os benefícios ou malefícios;
- Elaborar, aplicar e monitorar programas higiênicos e sanitários no processamento de produtos de origem animal e vegetal;
- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;
- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos;
- Projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos;
- Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Pelas demandas e potenciais para atuação do técnico em agroindústria, as vias de acesso e permanência desse profissional no mercado de trabalho são variadas, possibilitando ser: empregado do setor econômico formal nas indústrias do estado, empreendedor de bens da própria família, do seu próprio negócio e prestador de serviços de assistências técnicas por meio de instituições públicas, empresas privadas, associações, cooperativas e ONGs para fins de desenvolvimento da unidade de produção e para atividades específicas da área.
DETALHES DE CURSO
- Eixo tecnológico: Produção Alimentícia
- Titulação conferida: Técnico em Agroindústria
- Forma de oferta: Integrado ao Ensino Médio
- Modalidade de oferta: Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Presencial
- Turno de funcionamento: Noturno
- Carga horária: 2.400 h
- Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência
- Tempo mínimo e máximo de integralização: Mínima: 3 anos e Máxima: 6 anos
- Quantidade de vagas: 40 vagas
- Coordenadora: Vanda Marinha Silva Gomes
- E-mail: [email protected]
- Atendimento presencial: Não informado
- Localização da Coordenação: Bloco B – sala 15
- Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7774813667324436
- Página Institucional: https://caxias.ifma.edu.br/corpo-docente/vanda-marinha-silva-gomes-docente/
- Projeto Pedagógico: Arquivo para download
- Resolução de aprovação do curso: Resolução Nº 124/2017, do Conselho Superior (Consup)
INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE
Biblioteca Professor Luis Queirois
Bolsas, Auxílios e Assistência ao Aluno
Redes Sociais