Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Cursos > Técnico em Agroindústria – Proeja
Início do conteúdo da página

Técnico em Agroindústria – Proeja

publicado 26/04/2018 10h03 | última modificação 15/09/2018 11h06

APRESENTAÇÃO

A Região do Leste maranhense possui uma grande diversidade de empresas e organizações que geram uma demanda constante por profissionais técnicos capacitados na área de Agroindústria. Apesar desta conhecida necessidade os cursos preparatórios para este perfil de profissional são escassos, fazendo com que as empresas tenham que buscar profissionais em outras regiões, demandando, sobretudo, custos.

A cadeia produtiva de agroindústria é reconhecidamente um dos segmentos econômicos dinâmicos da economia brasileira, tendo em vista, a sua parcela de contribuição significativa das exportações do país, haja vista ainda que lidera as  estatísticas  de   geração   de   empregos   e   de   números   de estabelecimentos industriais. E ainda, pelos seus índices relevantes para fixação do homem no campo, agregação de valor ao produto agrícola, utilização de tecnologia e equipamentos que independem do setor externo.

A agroindústria não pode ser vista independente dos produtos que lhe dão origem, localizados no setor primário e nem tão pouco do processo estritamente industrial localizado no setor secundário. Para isso são analisadas as seguintes dimensões: transformação ou beneficiamento de produtos de origem vegetal, transformação ou beneficiamento de produtos de origem animal, a indústria do Maranhão e demandas e potenciais industriais e agroindustriais de Caxias.

Por ser ofertado através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), o curso integra a educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

OBJETIVO 

Formar Técnicos em Agroindústria capazes de desenvolver atividades de produção, extensão e pesquisa científica, atuando de forma ética e cidadã, tendo como foco os arranjos produtivos locais, regionais e nacionais, indústria, agricultura familiar, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social, cultural e educacional do país.

APTIDÕES ESPERADAS DOS EGRESSOS

Ao final do curso, o profissional formado deverá:

  • Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas;
  • Planejar, organizar e monitorar:
  • A obtenção e o preparo da produção animal e vegetal; o processo de aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais;
  • Planejar e acompanhar a pós-colheita;
  • Identificar famílias de organismos e microrganismos, diferenciando os benefícios ou malefícios;
  • Elaborar, aplicar e monitorar programas higiênicos e sanitários no processamento de produtos de origem animal e vegetal;
  • Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;
  • Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos;
  • Projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos;
  • Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Pelas demandas e potenciais para atuação do técnico em agroindústria, as vias de acesso e permanência desse profissional no mercado de trabalho são variadas, possibilitando ser: empregado do setor econômico formal nas indústrias do estado, empreendedor de bens da própria família, do seu próprio negócio e prestador de serviços de assistências técnicas por meio de instituições públicas, empresas privadas, associações, cooperativas e ONGs para fins de desenvolvimento da unidade de produção e para atividades específicas da área.

DETALHES DE CURSO

 Eixo tecnológico: Produção Alimentícia

Titulação conferida: Técnico em Agroindústria

Forma de oferta: Integrado ao Ensino Médio

Modalidade de oferta: Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Presencial

Turno de funcionamento: Noturno

Carga horária: 2.400 h

Forma de ingresso: Processo seletivo e transferência

Tempo mínimo e máximo de integralização: Mínima: 3 anos e Máxima: 6 anos

Quantidade de vagas: 40 vagas

Coordenadora: Vanda Marinha Silva Gomes

Horário de atendimento:

  • Segunda-feira: 09h às 11h/18h às 20h
  • Terça-feira: 10h40 às 11h40/15h30 às 18h30
  • Quarta-feira: 08h às 10h20/14h às 17h
  • Quinta-feira: 08h às 11h30/14h às 17h

E-mail: vanda.marinha@ifma.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7774813667324436

Matriz Curricular: Arquivo para download

Corpo docente: Arquivo para download

Projeto Pedagógico: Arquivo para download

Horário de aula: Arquivo para download

Fim do conteúdo da página