Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Cursos > Especialização em Educação e Ensino de Ciências
Início do conteúdo da página

Especialização em Educação e Ensino de Ciências

publicado 27/04/2018 17h22 | última modificação 01/06/2018 16h36

APRESENTAÇÃO

O interesse de criar o Curso de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências surge da necessidade e interesse dos profissionais das referidas áreas do conhecimento, as quais se dividem em duas áreas de Concentração: Construção do Conhecimento em Ensino de Ciências Naturais e Construção do Conhecimento em Ensino de Matemática, com quatro linhas de pesquisa: Processo Ensino-aprendizagem em Ciências Naturais e Formação de Professores, Processo Ensino-aprendizagem em Meio Ambiente e Sociedade e Formação de Professores, Processo Ensino-aprendizagem em Ensino de Matemática e Formação de Professores e Tecnologia da Informação e Comunicação na Prática Docente. Cada linha também se divide em subáreas específicas, permitindo o aprofundamento de assuntos ligados diretamente à área de formação e competência de cada um dos pesquisadores.

O curso de Especialização em Educação e Ensino de Ciências surge ainda como uma proposta de trabalho do IFMA Campus Caxias que tem entre seus profissionais uma equipe multidisciplinar que pensa a educação das ciências da natureza e matemática como a construção de saberes de competências de ensino, perspectivando o bom desenvolvimento do processo de ensino e significação. A possibilidade de pensar um curso de especialização sobre a referida questão advém não só de uma possibilidade profissional, mas sim e fundamentalmente da vontade junto à formação de professores do instituto em virem desenvolvendo pesquisas na área definida para a pós-graduação, pesquisas, estas em nível de especialização, mestrado e doutorado. Dessa forma, encontrando, esses profissionais,  na pós-graduação também um espaço de sociabilização das pesquisas efetuadas pelos referidos docentes, com a sociedade caxiense.


OBJETIVO

Formar professores das áreas de ciências e matemática que atua nos níveis de ensino fundamental, médio e superior dentro de conceitos de Educação Inclusiva, assim como preparar os docentes para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino das Ciências.


DADOS DE CURSO

Título da especialização: Educação e Ensino de Ciências

Área do conhecimento: Educação

Carga horária: 450 horas

Tipo: Presencial

Modalidade: Pós-graduação Lato Sensu

Número de vagas: 40

Público-alvo: Servidores do IFMA e demais Graduados da área específica e áreas afins

Grupos de pesquisa:  Grupo de Pesquisa Múltiplos Saberes e Produção das Diferenças na Contemporaneidade  (GPMulti); Grupo de Pesquisa em Ciências Agrárias e Ambientais (GPCASA); e Grupo de Pesquisa em Ciência e Tecnologia dos Alimentos

Coordenador: Carlos Jardel Araujo Soares

E-mail:  carlos.araujo@ifma.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0755466901074602

Projeto Pedagógico do CursoArquivo para download.

 

Fim do conteúdo da página