Licenciatura em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados
APRESENTAÇÃO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ),o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul Rio Grandense (IFSUL), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), em parceria, no âmbito de suas atribuições e responsabilidade social no campo do ensino, pesquisa e extensão apresentam o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, em rede, na modalidade a Distância, com o objetivo de contribuir com a formação e aperfeiçoamento de professores da Rede Federal, Estadual e Municipal de educação básica, destes estados, que possuem graduação plena, porém não são Licenciados, para que possam ser favorecidos na formação docente e no conteúdo do desenvolvimento da prática educativa.
Objetivo – ofertar formação pedagógica, para profissionais graduados, não licenciados, capacitando-os para o exercício do magistério na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com os Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Perfil Profissional – contempla o domínio dos saberes docentes que incluem conhecimentos teóricos e práticos no campo da educação e dos conhecimentos que irão mediar sua atividade nas instituições escolares e não-escolares, no âmbito da Educação Profissional. Um profissional capaz de criar e produzir propostas educativas, no universo da educação profissional, em diferentes realidades escolares, trabalhando coletivamente, elaborando e mediando a construção de materiais didáticos apropriados às realidades nas quais estiver inserido.
DETALHES DE CURSO
Denominação: Licenciado na Educação Profissional e Tecnológica, com habilitação para docência no eixo tecnológico do catálogo nacional de cursos técnicos, que tenha aderência ao seu curso de graduação original.
Modalidade: a Distância
Estágio Curricular Supervisionado: 300 horas
Atividades Complementares: 200 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: 120 horas
Carga horária total: 1.640 horas
Período máximo de integralização: 4 anos
Forma de acesso: processo seletivo público
Número de vagas por oferta: 40 vagas por polo
Regime de matrícula: série
Regime de ingresso: anual
Turno de oferta: independe de turno – curso a distância
Dirigentes relacionados ao curso: Equipe DDE
Projeto Político Pedagógico: Arquivo para download
Matriz Curricular: Arquivo para download
INDICADORES
Ato autorizativo expedido pelo MEC: Aguardando
Ato autorizativo expedido pelo IFMA: Resolução Nº 026/2018
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