Licenciatura em Química
APRESENTAÇÃO
O curso tem por objetivo licenciar professores para o ensino de Química no Ensino Médio e de Ciências no Ensino Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas ao domínio do conhecimento específico e do desempenho da prática pedagógica preparando-os para o exercício crítico da docência, pautado nos valores e princípios políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao auto aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e Profissional.
O Curso de Licenciatura em Química apresenta uma proposta curricular inovadora, uma vez que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada, de modo a atender às exigências da modalidade da vida social e do processo formativo para o magistério. O curso responde, portanto, às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem na educação básica em nosso Estado ou até mesmo para além da nossa região, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior.
O a(a) egresso(a) da formação inicial deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva.
DETALHES DE CURSO
Modalidade: Presencial
Titulo conferido: Licenciado em Química
Regime de matrícula: Semestral
Forma de ingresso: Sisu, editais de transferência e editais de portador de curso superior
Turnos de funcionamento: Vespertino e noturno
Área de Atuação: Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9° ano); Ensino Médio (1º ao 3º ano), e nas respectivas modalidades de educação: Educação de jovens e adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação à distância e Educação Escolar Quilombola; e Formação pedagógica do profissional docente.
Carga horaria total: O Curso tem um total de 3.380 (três mil trezentas e oitenta) horas. 615 (seiscentas e quinze) horas pertencem a Formação Comum para os professores da educação básica, 1470 (mil quatrocentas e setenta) horas para Formação Específica, 690 (seiscentas e noventa) horas destinadas à Formação Pedagógica, 435 (quatrocentas e trinta e cinco) horas para a Prática Educativa como componente curricular distribuídas transversalmente entre as disciplinas, 405 (quatrocentas e cinco) horas para o Estágio Supervisionado e 200 (duzentas) horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento.
Tempo de integralização: O tempo mínimo será de 4 anos (8 semestres) e o máximo será 7 anos (14 semestres)
Número de vagas: 40 vagas (oferta anual)
Coordenador: Wallonilson Veras Rodrigues
Horário de atendimento:
- Segunda-feira: 17h30 às 18h30/18h30 às 20h10
- Terça-feira: 07h30 às 12h/12h às 17h30
- Quarta-feira: 07h30 às 13h30
E-mail: wallonilson.veras@ifma.edu.br
Celular/WhatsApp: (86) 9 9938-8714
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1397793364158233
Dirigentes relacionados ao curso: Equipe DDE
Projeto Pedagógico do Curso: Arquivo para download
Normas Gerais de Cursos de Graduação: Arquivo para download
Matriz curricular: Arquivo para download
Horário de aula: Confira na página do Aluno ou das APNPs
INDICADORES
Ato autorizativo expedido pelo MEC: Solicitação em 2014, protocolo 201414432, código da avaliação 117708
Ato autorizativo expedido pelo IFMA: Resolução Nº 82/2011, de 05 de outubro de 2011, do Conselho Superior/ IFMA
Conceito Preliminar de Curso: 04 (quatro)
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): Aguardando divulgação
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