Licenciatura em Química
Apresentação
Objetivo
O curso tem por objetivo licenciar professores para o ensino de Química no Ensino Médio e de Ciências no Ensino Fundamental, mediante aquisição de competências relacionadas ao domínio do conhecimento específico e do desempenho da prática pedagógica preparando-os para o exercício crítico da docência, pautado nos valores e princípios políticos e éticos, estimulando-os à pesquisa e ao auto aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento da Educação Básica e Profissional.
O Curso de Licenciatura em Química apresenta uma proposta curricular inovadora, uma vez que busca a integração das diversas áreas do conhecimento, por meio de uma metodologia interdisciplinar e contextualizada, de modo a atender às exigências da modalidade da vida social e do processo formativo para o magistério. O curso responde, portanto, às necessidades de formação e qualificação profissional de professores para atuarem na educação básica em nosso Estado ou até mesmo para além da nossa região, atendendo às exigências das atuais transformações científicas e tecnológicas, como também às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior.
Perfil do Egresso
O(a) egresso(a) da formação inicial deverá possuir um repertório de informações e habilidades composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, resultado do projeto pedagógico e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva.
Título conferido: Licenciado em Química
Área de Atuação: Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9° ano); Ensino Médio (1º ao 3º ano), e nas respectivas modalidades de educação: Educação de jovens e adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação à distância e Educação Escolar Quilombola; e Formação pedagógica do profissional docente.
Clique aqui e leia mais sobre a apresentação do curso.
Detalhes do Curso
Modalidade: Presencial
Turnos de funcionamento: Vespertino e noturno
Regime de matrícula: Semestral
Forma de ingresso: SiSU, transferência interna e externa e portador de curso superior
Carga horaria total: O Curso tem um total de 3.380 (três mil trezentas e oitenta) horas. 615 (seiscentas e quinze) horas pertencem a Formação Comum para os professores da educação básica, 1470 (mil quatrocentas e setenta) horas para Formação Específica, 690 (seiscentas e noventa) horas destinadas à Formação Pedagógica, 435 (quatrocentas e trinta e cinco) horas para a Prática Educativa como componente curricular distribuídas transversalmente entre as disciplinas, 405 (quatrocentas e cinco) horas para o Estágio Supervisionado e 200 (duzentas) horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento.
Tempo de integralização: O tempo mínimo será de 4 anos (8 semestres) e o máximo será 7 anos (14 semestres)
Número de vagas: 40 vagas (oferta anual)
Página Institucional: https://caxias.ifma.edu.br/corpo-docente/wallonilson-veras-rodrigues-docente/
Dirigentes relacionados ao curso: Equipe DDE
Projeto Pedagógico do Curso: Arquivo para download
Matriz curricular: Arquivo para download
Colegiado do Curso: Portaria Nº 270/2021
Coordenação
Coordenador: Wallonilson Veras Rodrigues
Designação: Portaria N° 4276, de 12 de julho 2018
Tempo de Serviço: 10 anos
Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva
Titulação: Doutor em Química Inorgânica
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1397793364158233
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3626-8896
E-mail: [email protected]
Telefone da Coordenação: (86) 9 9938-8714
Atendimento Presencial:
- Segunda-feira: 13h às 15h
- Terça-feira: 08h às 13h/18h às 20h
- Quarta-feira: 9h às 13h/17h às 18h
Localização da Coordenação: Bloco B – sala 16 A
Indicadores
Código do Curso (e-Mec): 1168588
Conceito de Curso (CC): 4
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): 2
Conceito Institucional (CI): 4
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Carga Horária Mínima de Integralização: 3.380 (três mil trezentas e oitenta) horas;
Estágio: 405 (quatrocentas e cinco) horas;
Trabalho de Conclusão de Curso: 75 (setenta e cinco) horas;
Atividades Complementares: 200 (duzentas) horas;
Número de períodos Mínimos de Integralização: O tempo mínimo será de 4 anos (8 semestres);
Número Total de Vagas anuais: 40 vagas, abertas no (2° Semestre) do ano letivo.
Projeto Pedagógico do Curso: Projeto Pedagógico Química
Disciplinas:
Disciplina | C.H. |
---|---|
Leitura e Produção Textual | 45 |
História da Educação | 45 |
Química Geral I | 60 |
Química Geral Experimental I | 45 |
Tópicos de Matemática Elementar | 75 |
Informática Educacional | 60 |
Metodologia Científica | 60 |
TOTAL | 390 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Filosofia da Educação | 60 |
Sociologia da Educação | 60 |
Química Geral II | 60 |
Química Geral Experimental II | 30 |
Álgebra linear e Geometria Analítica | 75 |
Cálculo Diferencial e Integral I | 90 |
Inglês Instrumental | 45 |
TOTAL | 420 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Psicologia da Educação | 60 |
Política Organizacional da Educação Básica | 45 |
Química Inorgânica I | 60 |
Química Orgânica I | 60 |
Estatística Aplicada à Química | 45 |
Cálculo Diferencial e Integral II | 60 |
Física I | 60 |
TOTAL | 390 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Didática | 60 |
Fonoaudiologia Educacional | 45 |
Química Inorgânica II | 60 |
Química Orgânica II | 60 |
Química Analítica Qualitativa | 60 |
Química Orgânica Experimental | 30 |
Física II | 60 |
TOTAL | 375 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Planejamento e Avaliação Educacional | 60 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 45 |
Química Orgânica III | 60 |
Química Analítica Quantitativa | 60 |
Físico–Química I | 75 |
Metodologia para o Ensino de Ciências | 60 |
Gestão Escolar | 45 |
TOTAL | 405 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Educação Inclusiva I | 60 |
Monografia I | 45 |
Química Analítica Instrumental | 60 |
Química Analítica Quantitativa Experimental | 60 |
Físico – Química II | 60 |
Estágio Supervisionado I | 120 |
Metodologia para o Ensino de Química | 60 |
TOTAL | 465 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Educação Inclusiva II | 45 |
Química dos Metais de Transição | 60 |
Físico-Química III | 60 |
Optativa 1 | 60 |
Fundamentos de Bioquímica | 45 |
Estágio Supervisionado II | 120 |
TOTAL | 390 |
Disciplina | C.H. |
---|---|
Química Ambiental | 30 |
Monografia II | 45 |
Elementos de Química Quântica | 45 |
Optativa 2 | 60 |
Estágio Supervisionado III | 165 |
TOTAL | 345 |
Nome | Titulação | Tempo de serviço | Vínculo | Regime de Trabalho |
Ana Julia Rego Vieira da Luz | Mestre em Química Analítica | 11 anos | Ativo permanente | Dedicação exclusiva |
Edmilson Arruda dos Santos | Mestre em Química | 10 anos | Ativo permanente | Dedicação exclusiva |
Leonardo Jose Brandão Lima de Matos | Doutor em Engenharia Química | Ativo permanente | Dedicação exclusiva | |
Pedro Alberto Pavão Pessoa | Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos | 9 anos | Ativo permanente | Dedicação exclusiva |
Wallonilson Veras Rodrigues | Doutor em Química Inorgânica | 10 anos | Ativo permanente | Dedicação exclusiva |
Em breve…
Em breve…
Em breve…
INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE
Biblioteca Professor Luis Queirois
Bolsas, Auxílios e Assistência ao Aluno
Normas Gerais dos Cursos de Graduação
Trancamento, transferência, atividades domiciliares, aproveitamento de estudos e mudança de curso
Redes Sociais