Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Ex-aluno – Depoimentos – 2017
Início do conteúdo da página

Ex-aluno – Depoimentos – 2017

publicado 14/07/2018 10h59 | última modificação 30/07/2018 12h05

Sobre|Cadastre-se|Depoimentos e destaques|Galeria e Placas Virtuais|Oportunidades

Breno Raniéri da Silva Araújo, ex-aluno do curso técnico em Agroindústria, foi selecionado para o curso de Medicina com bolsa integral pelo ProUni.

Brenno declarou que “o IFMA Campus Caxias, instituição na qual cursei o ensino médio integrado ao curso técnico, me mostrou de verdade e propiciou oportunidades nos três eixos do tripé da educação: ensino, pesquisa e extensão. Graças ao incentivo dos meus professores, participei de dois projetos de iniciação científica, nos quais me encantei com a pesquisa. Num deles, fui orientado pela professora Joyce Lopes e, no outro, pela professora Claucyanne. O IFMA é uma escola única, porque tem equipe e infra estrutura de excelência. Hoje, agradeço muito pelas aulas teóricas, práticas e visitas técnicas desenvolvidas por professores, que em sua maioria são mestres e doutores. Aí, tenho que lembrar de Gilson, Roberto, Leudjane, Joyce e Joniery. Acredito que a oportunidade de ser aluno residente me proporcionou uma imensa comodidade e aproveitamento do meu tempo como aluno, já que morava em Aldeias Altas e o deslocamento, às vezes, era complicado. Vejo que o IFMA me ajudou a melhorar como estudante e, sobretudo, como pessoa. Obrigado a todos os professores e professoras pelos ensinamentos e paciência. Agradeço aos técnicos e terceirizados por todo  o apoio. Enfim, alcancei mais um objetivo de vida e posso dizer que sim, foi com a ajuda de vocês, afinal, a vida é combate e não estamos sozinhos.”

Darlene da Silva Lima foi selecionada pelo ProUni, com bolsa integral, para cursar Bacharelado em Administração na Faculdade do Vale do Itapecuru. “Com muito esforço e dedicação, fui capaz de conquistar uma bolsa integral. Acredito que todos os servidores do IFMA contribuíram, direta ou indiretamente, para essa conquista. Todos mesmo. Desde o tio da limpeza até o diretor-geral foram de enorme importância para a minha formação pessoal e profissional. Durante esses três anos no Instituto, conheci pessoas fantásticas e tive momentos incríveis que vão estar sempre em minha memória. Obrigada a todos.”

Carlos Daniel Gomes da Silva, ex-aluno do curso técnico em Informática na forma integrada ao Ensino Médio, foi selecionado em primeiro lugar pelo ProUni, com bolsa integral, para o curso Engenharia de Produção, da Faculdade do Vale do Itapecuru.

Daniel comenta que estudar no IFMA “foi um privilégio mais que compensador. Professores, administrativos e terceirizados contribuíram para o meu crescimento durante esses três anos. Cada um teve um papel de suma importância para que eu pudesse conquistar meus objetivos. Por dois anos e meio, tive o prazer de desfrutar residência estudantil. Nela pude conhecer pessoas extraordinárias, adquirir e repassar conhecimento, e aproveitar tudo que o Campus pode oferecer, desde a excelente infraestrutura, alimentação e o acompanhamento. Tenho que ressaltar  que a relação entre servidores e alunos eram tão harmônica que mais pareciam pais e filhos. No IFMA também foi onde pude ter conquistas inesquecíveis, como a GIFMA. Na gincana, conseguir o primeiro lugar ainda na primeira série. E, no ano seguinte, conseguimos o segundo lugar. Também participei do EDIFMA e JIFMA, onde consegui o terceiro lugar  no atletismo.”

Eduardo Valadares da Silva, do curso técnico em Informática e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio, foi selecionado pelo ProUni para cursar Bacharelado em Sistemas de Informação no Centro de Ensino Unificado do Piauí (Ceupi). “Ter conquistado uma vaga no IFMA Campus Caxias foi uma grande conquista para minha vida. O IFMA é uma instituição renomada com excelentes profissionais. Foi através das diversas práticas educacionais, alinhadas a minha pessoal, que ampliei o campo de pesquisa, pois na busca do conhecimento, não fiquei satisfeito com o pouco. Quis objetivos maiores para minha vida acadêmica. Nada apagará a honra que foi conviver com todos os técnicos, professores e alunos, sejam do mesmo curso ou não. Só me resta agradecer”, disse Eduardo.

A aluna Maria Helena Guimarães Costa, do curso técnico em Agroindústria na forma Integrada ao Ensino Médio, foi aprovada em primeiro lugar no curso Bacharelado em Direito da Faculdade do Vale do Itapecuru.

Decidida, Maria Helena comenta que “sempre soube o que queria ser. No IFMA, tive excelentes professores que me incentivaram a buscar meus sonhos. Eles foram fundamentais para o meu futuro, pois foram excelentes educadores. Alguns até bem mais, pois foram amigos. Agradeço a todos os professores e técnicos que acreditaram em mim e fizeram eu ir além.”

Vitória Christina de Oliveira Silva, do curso técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio, foi selecionada para cursar Arquitetura e Urbanismo, pelo ProUni, na Faculdade do Vale do Itapecuru. Além disso, a aluna foi aprovada no Sisu para cursar Licenciatura em Matemática no IFMA. No Ensino Médio, Vitória, que é cantora, sempre colaborou nos diversos eventos promovidos pela instituição.

A aluna acredita que “poucos têm a oportunidade de ingressar em uma instituição que oferta ensino médio integrado ao técnico. O IFMA Campus Caxias acolhe todos os seus alunos de forma única e igualitária. Passamos por uma grande batalha, mas foi um privilégio cursar o ensino médio recebendo total confiança, apoio e preparação para a vida acadêmica. Participei de quase todos os eventos. Foram os anos que mais cantei também na minha vida. Mas foram três anos inesquecíveis! Agradeço a todos os professores e técnicos do instituto. Só gratidão.”

Em 2017, o aluno Antonio Vinícius Mendes Romeu concluiu o curso Técnico em Química na forma concomitante ao Ensino Médio. Romeu pretende continuar na área cursando Licenciatura em Química na Universidade Estadual do Maranhão. “Ao IFMA, só tenho a agradecer pela oportunidade de ter estudado numa instituição de referência nacional. Os professores têm um excelente nível de qualificação profissional, o que facilita a aprendizagem. Além disso, o IFMA Campus Caxias me ofereceu muitas oportunidades, como, por exemplo, as inúmeras experiências em laboratórios”, destaca Romeu.

Suenia Costa do Nascimento cursou o técnico em Química na forma concomitante ao Ensino Médio. A aluna conseguiu bolsa pelo ProUni para cursar Direito na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão. Além disso, foi aprovada no Sisu para cursar Ciência da Computação no Instituto Federal do Maranhão ( IFMA) Campus Caxias. Agora, só escolher qual caminho seguir, Suenia. Se preferir continuar no Campus Caxias, ficaremos contentes. “O IFMA foi um divisor de águas na minha vida. Através dele, consegui todas essas vitórias acadêmicas e pude me tornar uma cidadã melhor, porque além de princípios éticos, o Instituto me ensinou princípios morais”, declarou a aluna.

O aluno Natanael de Oliveira Amorim, do curso técnico em Administração, seguirá para o curso Bacharelado em Administração na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema). Natanael comenta que “chegar a este momento não foi fácil, nem simples, mas com bastante esforço e dedicação consegui chegar onde eu tanto almejava. Agora, vou continuar na área de gestão e negócios no curso Bacharelado em Administração. A formação do ensino técnico de nível médio com certeza será um diferencial na minha graduação.  Em 2017, representei o Campus Caxias, em São Luís, no Jogos do Instituto Federal do Maranhão. O resultado foi satisfatório, pois fiquei entre os cinco primeiros colocados. As diversas atividades foram essenciais para minha formação. A Gifma e as visitas técnicas, por exemplo, serviram para complementar minha formação. Só tenho a agradecer ao IFMA Campus Caxias por ter me proporcionado essa grande experiência de estudar numa instituição com referência federal. Deixo meus agradecimentos a todos os professores, terceirizados e coordenadores.”

João Pedro Oliveira da Silva, do curso técnico em Informática e Comunicação, foi em Enfermagem na Universidade de São Paulo.

João Pedro lembra que “ o IFMA foi muito importante para o meu crescimento pessoal e acadêmico. Durante o ensino médio, tive a oportunidade de ter aulas ministradas por professores de excelência, o que ajudou no processo de aprendizagem. Além disso, as aulas específicas para o ENEM, principalmente as de redação ministradas pela professora Kedman que sempre me deu total apoio e atenção, foram muito importantes para minha preparação no ano de vestibular. Eu aprendi no ensino médio que, segundo a Física, ‘toda ação tem uma reação’ e o fato de eu ter ingressado no IFMA, junto com outros fatores, teve como consequência a minha aprovação.”

Daniele Sousa da Silva, ex-aluna do curso técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio, foi aprovada em Ciências Contábeis, na Universidade Federal do Pará (UFPA), e em Administração, na Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema). “Gostaria de agradecer ao Instituto por me proporcionar experiências nas quais obtive muitos conhecimentos. No ensino médio, organizei vários eventos com a nutricionista Dalva. Entre os projetos de extensão, destaco a GIFMA como uma experiência incrível. Sob orientação dos professores Vanessa Xavier e Élcio Basílio, fui bolsista do programa Bolsa Atleta. Sou muito feliz por ter feito parte da história da melhor instituição de ensino de Caxias. Obrigado por tudo, do ensino as amizades que levarei por toda vida”, assim Daniele se despede do IFMA Campus Caxias.

Lucas Pimentel de Carvalho, do curso técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio, é daqueles alunos que só enchem o IFMA Campus Caxias de orgulho. O aluno segue agora para a Faculdade do Vale do Itapecuru. Na nova instituição, Pimentel vai cursar Ciências Contábeis. Desejamos boa sorte.

Lucas Pimentel frisa que “após o ensino fundamental, o IFMA foi a única instituição em Caxias que me chamou atenção para o médio. Para tanto, eu observei que a instituição oferecia o ensino médio integrado ao técnico, tem uma boa estrutura, além de disponibilizar muitas oportunidades aos seus alunos. Foi uma oportunidade única que não deixei passar. No ensino médio, além de aluno, fui atleta da equipe de futsal. Representei o instituto nos Jogos Escolares de Caxias, e, por duas vezes, nos Jogos do Institutos Federal do Maranhão, em Imperatriz e São Luís. Nesses três anos, além da experiência e aprendizado, fiz vários amigos através diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, como as visitas técnicas, GIFMA e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Sou muito grato ao IFMA. Recomendo a todos, pois o instituto prepara o aluno para toda a vida, ou seja, a formação não é só acadêmica, mas humana. Jamais esquecerei desses três anos. Aos que estão chegando e aos que vão ficar, desejo toda sorte do mundo, e reafirmo que não irão se arrepender. Vocês só tem a ganhar fazendo parte do IFMA Campus Caxias.”

Quando o assunto é xadrez, o IFMA Campus Caxias sempre foi bem representado pelo ex-aluno Francivaldo Oliveira. Além de enxadrista, Francivaldo era nadador e integrava a equipe de futsal do Campus. Na pesquisa, o aluno foi bolsista por duas vezes do PIBIC. Agora, Francivaldo segue para a Universidade Estadual do Maranhão. Desejamos boa sorte a esse aluno que sempre foi motivo de orgulho.

Francivaldo realizou um sonho ao ingressar no IFMA. “Estudar no IFMA Campus Caxias sempre foi uma certeza que tinha desde o ensino fundamental. Sabia que lá encontraria uma gama de oportunidades. Não só porque a instituição oferece ensino médio junto com técnico, mas por sua estrutura física que impressiona. Aliás, maior do que em qualquer outra escola de Caxias. Durante o ensino médio, consegui importantes conquistas. Participei, por três anos, dos  Jogos dos Institutos Federais do Maranhão. Nesse campeonato, fui campeão no futsal, em 2015, e, em 2017, no xadrez individual. Representei o IFMA nos Jogos Escolares de Caxias, e também fui campeão, em 2016, em xadrez por equipe. Em todas as edições dos JEC’s e JIFMA, levei medalhas e troféus, honrando, dessa forma, o pesado símbolo do IFMA que carregava no uniforme. Por duas vezes fui bolsista do PIBIC. No primeiro, sob orientação do professor Paulo Henrique Rocha, pesquisei sobre a formação acadêmica e consciência ambiental. No outro, sob orientação da professora Jacklady Nascimento, pesquisei sobre representações do feminino e masculino nas turmas do IFMA  Campus Caxias. Foram oportunidades únicas e de enorme aprendizado. No ensino médio,  consegui ser o aluno com maior coeficiente da turma do curso técnico em Administração. Por ter o maior coeficiente, fui considerado, por meus colegas, num evento em alusão ao dia do Administrador, em 2017, ‘O Melhor do Nosso Meio’. Agradeço a todos os servidores que me acolheram e me trataram da melhor forma possível. Ter escolhido o IFMA foi um dos maiores acertos de toda minha vida. O trabalho desenvolvido por todos servidores e terceirizados é fantástico. O corpo docente foi decisivo para minha aprovação no vestibular e, com toda certeza, também será para quem ingressar na instituição.”

Ramon Uriell de Sousa Cantanhede concluiu o curso técnico em Agropecuária na forma integrada ao Ensino Médio, mas vai continuar no Campus Caxias. Agora, será no ensino superior. O aluno foi selecionado no Sisu para o curso Bacharelado em Zootecnia.

Ramon deixou uma mensagem de agradecimento. “Estou muito feliz por ter tido uma ótima formação no Campus Caxias. Fui muito bem no Enem graças a equipe de servidores. Esse resultado garantiu uma vaga em Zootecnia. Então, vou continuar na instituição. Durante meu ensino médio, procurei aproveitar ao máximo todas as oportunidades. No superior, também pretendo fazer o mesmo. Obrigado a todos que contribuíram direta ou indiretamente para o meu sucesso. Um abraço e a luta continua!” Ao final, o aluno brincou. “Haverá um futuro Ramon para presidente.”

Em 2015, Matheus Victor Vieira da Silva foi aprovado no Seletivo para ingresso no Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O ex-aluno, que residia em São Domingos (MA), teve que mudar de cidade para cursar o técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio no IFMA Campus Caxias. Matheus aproveitou todas as oportunidades de estar estudando em uma instituição de ensino pública federal. Agora, Matheus tem outra missão: escolher um curso superior. É que o aluno obteve quatro aprovações: Administração (UFPI), Psicologia (UFPI), Psicologia (Facema) e Ciências Contábeis (Fai).

O aluno lembra que “fiquei muito feliz ao passar no processo seletivo do IFMA. Porém, sabia que teria muitas responsabilidades, já que iria ter que mudar para uma cidade onde não conhecia praticamente ninguém e teria que resolver minhas próprias coisas. Pensando em meu futuro, aceitei o desafio. O IFMA me deu inúmeras oportunidades e experiências, que talvez não teria em outra instituição. Uma delas foi participar do Jogos Estudantis em São Luís. Além disso, por dois anos, participei da GIFMA. Aproveitei todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No IFMA, conheci pessoas incríveis, que hoje são meus amigos. Só tenho a agradecer por tudo e a todos que me ajudaram a chegar onde cheguei.”

Luís Felipe Guilhão Silva, do curso técnico em Informática e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio, foi aprovado no curso Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão. Luís Felipe sempre participou de todas as atividades de ensino e extensão. Na pesquisa, o aluno foi bolsista do professor Raimundo Nonato Assunção de Sousa Filho no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para Luís Felipe, “o mais difícil é você se adaptar às novidades do Instituto. Aprendi muito nesses três anos de ensino médio e técnico. Sou apaixonado por informática desde dos doze anos de idade e o IFMA me fez ter uma nova visão da área. Não tenho palavras para descrever as diversas experiências educacionais que vivenciei na instituição.”

Carla Phaloma de Sousa Silva, do curso técnico em Agropecuária na forma integrada ao Ensino Médio, foi aprovada em primeiro lugar em Química (UEMA), e em segundo lugar em Engenharia Química (UFAM). Além disso, a aluna foi destaque por conseguir 960 pontos na redação do Enem.

Phaloma comenta que “no primeiro ano, fui me adaptando aos poucos, por conta da quantidade de contraturnos que tínhamos. Logo de início, entrei no Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAPO), coordenado pelo professor Diogo Sardinha. Participando do núcleo, tive a oportunidade de ser voluntária em dois projetos relacionado a agricultura, no qual ampliei meus conhecimentos sobre o meu curso. Em 2016, minha turma teve a oportunidade de realizar uma visita técnica à São Raimundo das Mangabeiras, no Maranhão, e ainda participar de um projeto de pesquisa. Participei de todas as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e de várias oficinas e palestras realizadas ao longo dos anos. Fui aprovada em 1° lugar em Química na UEMA, e em 2° lugar em Engenharia Química na UFAM. Acredito que os aulões às vésperas do Enem e revisões sobre redação, além das dicas realizadas no IFMA, me ajudaram a ter um bom resultado e obter 960 pontos na redação.”

William Patrik Diniz Costa ingressou no Instituto em 2015 no Campus Barra do Corda. Em 2016, o aluno solicitou transferência para o Campus Caxias ao curso técnico em Agropecuária na forma integrada ao Ensino Médio. Patrik foi aprovado em dois vestibulares em áreas diferentes do seu curso técnico. Essa é uma das oportunidades de estudantes do IFMA. Ao final do ensino médio, o aluno pode seguir na área do curso ou em área diferente.

Patrik confessa que sua “passagem pelo IFMA foi cheia de surpresas e momentos inesquecíveis. Fui atleta do time de futsal do Campus. Participei de vários eventos realizados pela instituição, dentre eles, os jogos realizados pelo Campus, como o interclasse, Jogos Estudantis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, realizado pela Reitoria. Além disso, participei de diversas visitas técnicas. Também participei de  todas as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Todas foram boas experiências. Estive cercado por excelentes servidores, por isso tive um proveitoso  aprendizado, o que me tornou um aluno confiante a ser aprovado em vestibulares, como em Farmácia, na Facema, e Direito, na Fai. Agora, o desafio será buscar novos caminhos, abrindo possibilidades para uma vitória maior. Ficam meus sinceros agradecimentos ao IFMA Campus Caxias.”

Milena Josefa de Moura da Silva, do curso técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio, foi aprovada em Medicina e Psicologia. Além disso, a aluna foi destaque no Enem com sua nota de 900 pontos na redação.

Milena conta que “ao longo dos meus três anos na instituição, encontrei inúmeros problemas e obstáculos. Logo no primeiro ano, nossa turma era muito brigona, desunida e cheias de problemas. Lembro que o Daniel Evangelista ia sempre conversar com a gente. Isso de certa forma serviu como uma lição e aprendizagem para cada um de nós. No primeiro ano de GIFMA Camping a turma não tava tão motivada e foram apenas alguns alunos. No segundo ano, já fomos mais motivados e com mais energia, mas não ganhamos mais uma vez. Já no terceiro e último ano, a turma se transformou totalmente.Depois de tantas conversas entre nós, todos tentavam dá o seu melhor. Estávamos bem unidos em busca dessa vitória. Fomos e fizemos acontecer: campeão geral. Isso serviu de lição para cada um. Apesar de tanta alegria e felicidade, tiramos como lição que a união faz a força. Como líder de turma não foi diferente. Às vezes, era complicado dar algum aviso na sala, pois ninguém respeitava quem estava ali na frente, ninguém escutava. Não só comigo, mas com quem ia avisar. Ao longo desses três anos, tivemos uma grande transformação, amadurecemos muito, e o IFMA, com todos os servidores, contribuiu para essa transformação. Minha classificação foi uma satisfação e muita ( mas muita mesmo) felicidade. Todos os professores que tive na instituição contribuíram para essa vitória, pois o curso que eu quero não é tão fácil de passar, e logo assim de primeira conseguir. Tive professores rígidos, outros mais legais, mais carismático, mas, de certa forma todos, me ajudaram muito. Procurava sempre tirar minhas dúvidas com eles e nunca deixar pra depois. Ficava sempre atenta em todas as aulas, principalmente em assuntos que são mais frequentes no Enem e nos vestibulares. Em outras palavras, foi uma imensa gratidão tanto pela minha nota, quanto minhas aprovações nos vestibulares. O IFMA agora faz parte da minha trajetória escolar.”

Thielly Werla de Sousa Oliveira foi aluna do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.
A aluna conta que ‘ao ser aprovada no IFMA, ouvir de muitas pessoas que não seria devidamente preparada para Enem e vestibulares, pois o Instituto tem maior enfoque no ensino técnico. Mas, ao iniciar os estudos, percebi que era muito diferente do que falavam. Durante o ensino médio, tive a oportunidade de ser representante de turma e também fui bolsista PIBIC. No meu projeto pesquisei sobre nutrição de caprinos de leite e aprendi muito sobre meu curso técnico. Participei, em 2015, do Encontro dos Estudantes em Codó, onde muitos temas de interesse estudantil foram tratados. Em 2016, minha turma e eu fizemos uma visita técnica a São Raimundo das Mangabeiras/MA. Ainda participamos do Seminário de Pesquisa, Extensão e inovação do Cerrado Sul Maranhense ( SEPEICESMA), um seminário que abordou a preservação do cerrado maranhense. Em relação a minha preparação, estudava em casa assistindo vídeo aulas e na escola. Não fiz nenhum cursinho. E o resultado muito me agradou: fui aprovada em terceiro lugar em Química na UEMA e obtive bons resultados do ENEM. Acredito que os aulões oferecidos pelo IFMA e a preocupação dos professores foram muito importantes. Apesar das dificuldades recorrentes na vida de todo estudante, vale muito a pena estudar no IFMA. A qualidade de ensino e a estrutura facilitam muito o aprendizado dos alunos e os prepara para que sejam exitosos tanto acadêmica, quanto profissionalmente.”

Felipe Rodrigues Cunha cursou o técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio e foi aprovado no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão ao curso Licenciatura em Geografia. O aluno reside em Aldeias Altas, mas estudava no IFMA Campus Caxias.

Felipe contou como foi o ensino médio. “O mais complicado foi o deslocamento diário. Na maioria das vezes tinha três contraturnos por semana. Esse esforço ajudou muito, pois ganhei bastante conhecimento cursando o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo. Pelo IFMA, participei de visitas técnicas que também aperfeiçoaram o minha formação, como a que fizemos ao Parque Nacional Serra da Capivara. Foi uma experiência única. Participei de todas as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.  Aproveitei todas as atividades de ensino, como as oficinas, atividades práticas e palestras.  As revisões às vésperas do Enem e do vestibular foram essenciais para minha aprovação.  Fui aprovado no vestibular sem pagar nenhum cursinho, só estudando na escola e em casa. Confesso que minha trajetória foi difícil, mas Deus sempre estava comigo, como ainda está. Agradeço a minha família que nunca deixou faltar nada e sempre me deu força. Além dos meus amigos e namorada. Não me arrependo de ter estudado no IFMA Campus Caxias, porque, talvez, se eu tivesse estudado em outra instituição não teria chegado até aqui com muito conhecimento.”

Ex-aluno do curso técnico em Informática e Comunicação na forma integrada ao Ensino Médio, Paulo Aurélio Neves de Assunção Sousa ou Paulinho, como é carinhosamente chamado pelos colegas, foi aprovado em Design na Universidade Federal do Maranhão.

Paulinho acredita que “o IFMA foi uma das minhas melhores escolhas. Os profissionais, eventos e oportunidades me fizeram quem sou hoje, moldando meu caráter profissional e despertando meus talentos escondidos. Em 2015, descobri minha aptidão para fotografia graças ao Festival de Artes, um evento aberto ao público, realizado pelo Instituto com organização da professora Vanda e vários outros servidores. No mesmo ano, comecei a colaborar em eventos promovidos pelo Neabi. Participei do NEABI por três anos. Em 2016, fui convidado pela professora Vanda para participar de um projeto do PIBIC voltado para o tombamento do centro histórico de Caxias. Em 2017, minha turma realizou sua primeira visita técnica, para Picos, no Piauí, onde conhecemos um pouco mais sobre nosso curso, e São Raimundo Nonato onde tivemos aulas interdisciplinares. Considero o IFMA um mar de oportunidades únicas de amadurecer, aprender e despertar novos talentos. Sobre a preparação para o Enem e outros vestibulares, os aulões tiveram uma importância significativa para minha aprovação. Sou eternamente grato a todos os professores que contribuíram disponibilizando um pouco dos seus conhecimentos e profissionalismo.” 

Ana Letícia Fernandes Guimarães, ex-aluna do curso técnico em Agroindústria integrado ao ensino médio, obteve 960 pontos na redação do Enem e foi aprovada em primeiro lugar para o curso Arquitetura e Urbanismo.

Durante o ensino médio, a aluna foi destaque pela participação nas diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Ana Letícia comenta que “o maior diferencial do Instituto é o nível de qualificação dos professores. Desde o início é algo que me chama atenção, tanto pelos métodos utilizados em sala de aula que nos ajudam a assimilar melhor os conteúdos, quanto pelas atividades fora da escola. Por exemplo, as visitas técnicas, com as quais tive a oportunidade de reunir teoria e prática. Participei também da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresentando projetos e de atividades extracurriculares, como Gifma e campeonatos esportivos. Foram ótimas oportunidades para obter conhecimento e fazer amizades. Hoje, vejo que os contraturnos e o número de disciplinas foram essenciais para que eu atingisse meus objetivos, bem como o apoio dos professores, que, apesar do curso técnico,  não deixaram de focar nos vestibulares e com certeza me ajudaram a obter 960 pontos na redação do Enem e passar em primeiro lugar para Arquitetura e Urbanismo na Facema.”

Valquíria Sousa Lima, ex-aluna do curso técnico em Informática e Comunicação, na forma integrada ao Ensino Médio, Valquíria lembra que “quando passei no seletivo do IFMA, fiquei em dúvida se realizaria a matrícula. Ao optar por estudar aqui, tive oportunidades únicas. Oportunidades que contribuíram muito para o meu processo de amadurecimento e aprendizagem. Visitas técnicas maravilhosas que fiz pela instituição,campeonatos incríveis que participei sendo integrante do time de futsal. Nesses, aprendi cada vez mais o sentido da coletividade. Tinha dúvidas para qual área iria prestar vestibular. Até que ao participar de um projeto com a estagiária de biologia e, logo depois, conheci o Parque Nacional da Serra da Capivara, juntamente com meus colegas e professores. Daquele momento em diante, a aptidão pela fauna, flora e animais despertou-se e fez nascer o interesse por Ciências Biológicas. Os aulões oferecidos  pelo IFMA ajudaram a garantir minha vaga na Universidade Estadual do Maranhão. O IFMA foi minha segunda casa e o corpo docente e discente minha família. A saudade de casa era amenizada quando eu chegava no IFMA e via as oportunidades de crescimento profissional que ali se encontravam. Tenho orgulho de ter feito parte dessa família IFMA e hoje de ser uma técnica em Informática e Comunicação. Sou grata por tudo!”

 

Fim do conteúdo da página