Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

publicado 03/06/2015 20h41 | última modificação 16/10/2018 22h15

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, que integra a fase II do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, teve a sua autorização de funcionamento em 21 de setembro de 2010. As atividades da unidade de ensino foram iniciadas com três cursos, 160 estudantes e 32 servidores, no prédio da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho. Em junho de 2011, as atividades administrativas e acadêmicas passaram a ser desenvolvidas em sede própria, localizada na Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamengo, Zona Rural. Em 2018, o Campus Caxias atende 1.942 estudantes. Para atender a todo esse público, o Campus conta com 125 servidores.

Atualmente, a unidade do IFMA na Região dos Cocais atende, além de Caxias, estudantes de Aldeias Altas, São João do Sóter, Timon, Teresina, Coelho Neto, Coroatá, Codó, Presidente Dutra, Buriti Bravo, Colinas e Senador Alexandre Costa.

missão institucional do IFMA é promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Sua visão é ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão. O Instituto tem como valores a ética, a inclusão social, a cooperação, a gestão democrática e participativa e a inovação.

Localização

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está localizado na MA-340, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamengo, Zona Urbana, Caxias-MA, CEP: 65609-899.

Localizada na Região Leste do Maranhão, Caxias é a quinta mais populosa cidade do estado, com uma população de 162.657 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017. Sua área é de 5 150,667 quilômetros quadrados, o que a torna a terceira maior cidade do Maranhão.

Do ponto de vista econômico, o município concentra arranjos produtivos focados nos setores de produtos e serviços, agropecuária, além de setores produtivos, onde se destacam o segmento industrial de produção alimentícia, de bebidas e de cosméticos.

A cidade dispõe de cinco instituições de ensino superior privadas e duas públicas que ofertam diversos cursos.

Acesse a localização do Campus Caxias no Google Maps.

Fim do conteúdo da página