Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)
Sabemos que a educação inclusiva tem sido um caminho importante para abranger a diversidade presente no contexto educacional e deve garantir a todos os educandos o acesso ao conhecimento, por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece, de modo a atender às necessidades de cada estudante. Dessa forma, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) busca quebrar barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e as atitudinais, se esforçando em oferecer o apoio necessário aos estudantes com deficiência, bem como, promover ações que favoreçam a reflexão acerca da temática da inclusão desses alunos na educação profissional e tecnológica.
Servidores
O Napne é composto por tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e revisor de textos em Braille. As primeiras têm como função mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, com uso da Língua Brasileira de Sinais em todos os espaços no âmbito escolar, no qual a pessoa surda se fizer presente (sala de aula, seminários, palestras e eventos, por exemplo). Já o revisor de textos em Braille é o responsável pela adaptação e revisão dos textos em Braille, bem como transcrição e ampliação de textos. Além dos profissionais citados, o núcleo conta ainda com a colaboração de psicóloga, pedagoga e professores da própria unidade de ensino.
- Antônio Ceny Moreira Júnior – Revisor de Textos Braille/Coordenador
- Cecília Regina Galdino Soares – Professora
- Fernando Amaro Ferreira dos Santos – Professor
- Joniery Rubim de Souza – Professor
- Keila Azevedo Vieira Silva – Professora
- Lucinete Bahia Costa – Tradutora/ Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
- Raquel de Carvalho Evangelista – Pedagoga
- Regina Célia de Morais Alves Silva – Professora
- Renata dos Santos Ferreira- Assistente de Aluno
- Vanessa da Silva Alves – Psicóloga
- Waldirene Pereira Araújo – Professora
Clique aqui para consultar o horário de funcionamento do núcleo.
Ações desenvolvidas em 2017
- Realização de reuniões periódicas com os integrantes;
- Organização de reuniões com os professores e familiares dos alunos inclusos;
- Atendimento a aluna surda em sala de aula (intérpretes de Libras) e no contraturno;
- Adaptação e transcrição de textos em Braille;
- Oferta de curso de Libras para surdos;
- Participação em bancas de monografias;
- Orientações para confecção de materiais didáticos adaptados;
- Exposições de recursos didáticos adaptados;
- Promoção de oficinas de Libras para servidores;
- Participação no II Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos (SEREJA), realizando oficina de Libras;
- Realização do II Seminário Regional de Educação Inclusiva (SEREI).
Ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2018
- Reuniões periódicas com os integrantes;
- Acompanhamento das obras de acessibilidade do campus;
- Participação no Encontro Pedagógico abordando a temática da educação inclusiva;
- Realização de estudos na área de Educação Inclusiva;
- Promoção de palestras em turmas do curso superior, em atendimento ao pedido da professora Regina Célia de Morais Alves para a disciplina Educação Inclusiva;
- Demonstração dos recursos tecnológicos e adaptados às visitas de alunos das turmas do superior;
- Atendimento, por intérpretes de Libras, a aluna surda em sala de aula e no contraturno;
- Atendimento dos estudantes com deficiência visual no contraturno;
- Reuniões com os professores e familiares dos alunos inclusos;
- Sensibilização nas turmas de ensino médio, nas quais têm alunos com deficiência;
- Orientações em trabalhos de conclusão de cursos com a temática Educação Inclusiva;
- Orientações na confecção de materiais didáticos adaptados;
- Confecção de folhetos informativos, enfatizando orientações didáticas em relação ao aluno com deficiência;
- Participação da caminhada em alusão ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, juntamente com outras instituições;
- Transcrição e revisão de textos em Braille;
- Realização de dois bate-papos inclusivos;
- Realização de visita domiciliar ao aluno que evadiu-se do curso.
Ações executadas, em execução e previstas para 2022
- Reuniões periódicas com os integrantes;
- Participação no Encontro Pedagógico abordando a temática da Educação Especial/ Educação Inclusiva;
- Realização de estudos na área de Educação Especial/Educação Inclusiva;
- Demonstração dos recursos tecnológicos e adaptados aos interessados, por ocasião das visitas ao NAPNE;
- Atendimento aos estudantes com deficiência visual e demais deficiências no contraturno;
- Reuniões com os professores e familiares dos alunos inclusos;
- Adaptação de materiais para alunos com deficiência visual;
- Realização do VI Seminário Regional de Educação Inclusiva – SEREI;
- Participação na execução de projetos de ensino na área da Educação Especial/Educação Inclusiva;
- Promoção da acessibilidade em LIBRAS em eventos do Campus;
- Execução de projetos de extensão na área da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
- Atualização de dados relativos ao quantitativo de alunos com necessidades educacionais específicas.
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