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Página Inicial > Núcleos de Inclusão – Neabi – Napne > Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)
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Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

publicado 03/06/2015 20h46 | última modificação 15/10/2022 17h12




Sabemos que a educação inclusiva tem sido um caminho importante para abranger a diversidade presente no contexto educacional e deve garantir a todos os educandos o acesso ao conhecimento, por meio de todas as possibilidades de desenvolvimento que a escolarização oferece, de modo a atender às necessidades de cada estudante. Dessa forma, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) busca quebrar barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e as atitudinais, se esforçando em oferecer o apoio necessário aos estudantes com deficiência, bem como, promover ações que favoreçam a reflexão acerca da temática da inclusão desses alunos na educação profissional e tecnológica.

Servidores

O Napne é composto por tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e revisor de textos em Braille. As primeiras têm como função mediar a comunicação entre surdos e ouvintes, com uso da Língua Brasileira de Sinais em todos os espaços no âmbito escolar, no qual a pessoa surda se fizer presente (sala de aula, seminários, palestras e eventos, por exemplo). Já o revisor de textos em Braille é o responsável pela adaptação e revisão dos textos em Braille, bem como transcrição e ampliação de textos. Além dos profissionais citados, o núcleo conta ainda com a colaboração de psicóloga, pedagoga e professores da própria unidade de ensino.

  • Antônio Ceny Moreira Júnior – Revisor de Textos Braille/Coordenador
  • Cecília Regina Galdino Soares – Professora
  • Fernando Amaro Ferreira dos Santos – Professor
  • Joniery Rubim de Souza – Professor
  • Keila Azevedo Vieira Silva – Professora
  • Lucinete Bahia Costa – Tradutora/ Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
  • Raquel de Carvalho Evangelista – Pedagoga
  • Regina Célia de Morais Alves Silva – Professora
  • Renata dos Santos Ferreira- Assistente de Aluno
  • Vanessa da Silva Alves – Psicóloga
  • Waldirene Pereira Araújo – Professora

Clique aqui para consultar o horário de funcionamento do núcleo.

Ações desenvolvidas em 2017

Ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2018

  • Reuniões periódicas com os integrantes;
  • Acompanhamento das obras de acessibilidade do campus;
  • Participação no Encontro Pedagógico abordando a temática da educação inclusiva;
  • Realização de estudos na área de Educação Inclusiva;
  • Promoção de palestras em turmas do curso superior, em atendimento ao pedido da professora Regina Célia de Morais Alves para a disciplina Educação Inclusiva;
  • Demonstração dos recursos tecnológicos e adaptados às visitas de alunos das turmas do superior;
  • Atendimento, por intérpretes de Libras, a aluna surda em sala de aula e no contraturno;
  • Atendimento dos estudantes com deficiência visual no contraturno;
  • Reuniões com os professores e familiares dos alunos inclusos;
  • Sensibilização nas turmas de ensino médio, nas quais têm alunos com deficiência;
  • Orientações em trabalhos de conclusão de cursos com a temática Educação Inclusiva;
  • Orientações na confecção de materiais didáticos adaptados;
  • Confecção de folhetos informativos, enfatizando orientações didáticas em relação ao aluno com deficiência;
  • Participação da caminhada em alusão ao dia Mundial de Conscientização do Autismo, juntamente com outras instituições;
  • Transcrição e revisão de textos em Braille;
  • Realização de dois bate-papos inclusivos;
  • Realização de visita domiciliar ao aluno que evadiu-se do curso.

Ações executadas, em execução e previstas para 2022

  • Reuniões periódicas com os integrantes;
  • Participação no Encontro Pedagógico abordando a temática da Educação Especial/ Educação Inclusiva;
  • Realização de estudos na área de Educação Especial/Educação Inclusiva;
  • Demonstração dos recursos tecnológicos e adaptados aos interessados, por ocasião das visitas ao NAPNE;
  • Atendimento aos estudantes com deficiência visual e demais deficiências no contraturno;
  • Reuniões com os professores e familiares dos alunos inclusos;
  • Adaptação de materiais para alunos com deficiência visual;
  • Realização do VI Seminário Regional de Educação Inclusiva – SEREI;
  • Participação na execução de projetos de ensino na área da Educação Especial/Educação Inclusiva;
  • Promoção da acessibilidade em LIBRAS em eventos do Campus;
  • Execução de projetos de extensão na área da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS;
  • Atualização de dados relativos ao quantitativo de alunos com necessidades educacionais específicas.
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