Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Pós-graduação > Doutorado em Educação
Início do conteúdo da página

Doutorado em Educação

publicado 23/05/2021 10h55 | última modificação 28/05/2021 22h50

Corpo Docente Processo Seletivo Documentos Site da UFGD

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias oferece o curso de Doutorado  em Educação, através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Conceito cinco na avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivos:

  • propiciar condições teóricas, metodológicas e epistemológicas para a formação inicial de pesquisadores na área da educação;
  • fomentar a pesquisa educacional institucional, tendo como foco a realidade municipal, regional e/ou nacional e no horizonte o direito público subjetivo à educação numa sociedade mais democrática e igualitária;
  • oferecer a formação inicial para a docência no ensino superior na área da educação e/ou quadros para a administração universitária, preservando-se neste processo formativo a articulação necessária entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica, de maneira a apontar o sentido e a responsabilidade social da produção científica, bem como da sua socialização;
  • realizar pesquisas que possam subsidiar a concepção, implantação e avaliação das políticas públicas na área da educação, com ênfase nos âmbitos local e regional;
  • favorecer a consolidação de grupos de estudos e pesquisas voltados para as ciências humanas/educação.

Linhas de pesquisa e suas especificações

  • História da educação, memória e sociedade
  • Políticas e gestão da educação
  • Educação e diversidade
Clique aqui e saiba mais sobre Linha de Pesquisa

As três Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação são relativamente interdependentes, embora sejam individualmente caracterizadas, pois têm como interesse comum a investigação do fenômeno educativo, ainda que de diferentes perspectivas e óticas teóricas, e também um propósito comum: formar pesquisadores para a área.

 

História da Educação, Memória e Sociedade 

A linha volta-se para os estudos da educação escolar e não-escolar na perspectiva histórica, discutindo questões teóricas, metodológicas e epistemológicas, bem como questões ligadas/relacionadas às fontes, métodos e abordagens da relação história e educação. Eixos temáticos da linha: história da educação e das ideias pedagógicas; instituições escolares; história da criança e da educação infantil; relações entre história e memória na formação e na profissão docente; preservação e a valorização de documentais sobre as instituições escolares no estado.

Professores da Linha

  • Ademir Gebara
  • Alessandra Cristina Furtado
  • Kênia Hilda Moreira
  • Magda Carmelita Sarat Oliveira
  • Maria do Carmo Brazil
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani

 

Políticas e Gestão da Educação

A linha realiza estudos, pesquisas, ensino e extensão sobre o Estado (em sentido amplo) no contexto contemporâneo e sua atuação na área da educação, contemplando instituições, organizações, atores, processos, mecanismos, estratégias e instrumentos, com especial atenção às políticas públicas e à administração/gestão da educação básica municipal e educação superior no Brasil e no contexto do Mercosul. Busca compreender e explicar a relação entre Estado, sociedade e educação e gerar conhecimentos na área, mediante enfoque teórico-metodológico, epistemológico, político, administrativo e pedagógico de seus eixos temáticos. Eixos temáticos da linha: educação e ensino no município; educação superior no estado e no contexto do Mercosul; políticas e gestão públicas na perspectiva da inclusão na educação básica e superior; gestão escolar.

Professores da Linha

  • Elisângela Alves da Silva Scaff
  • Fabio Perboni
  • Giselle Cristina Martins Real
  • Maria Alice de Miranda Aranda

 

Educação e diversidade

A linha aborda aspectos filosóficos, sociológicos, políticos, psicológicos e pedagógicos da diferença e diversidade na educação contemporânea e suas relações com os processos de exclusão/inclusão. Analisa tendências teóricas e perspectivas de inclusão sócio educacional em contextos escolares e não-escolares, em diferentes níveis de ensino. Discute temáticas relacionadas à educação e à diversidade, diálogos interculturais, pluralidade étnico-racial e educação especial, tecnologia da informação e comunicação, formação de profissionais da educação. Eixos temáticos da linha: educação e diversidade; educação e inclusão; educação especial.

Professores da Linha

  • Aline Maira da Silva
  • Eugenia Portela de Siqueira Marques
  • Marilda Moraes Garcia Bruno
  • Morgana Fátima Agostini Martins
  • Reinaldo dos Santos
  • Thaise da Silva

Contatos

Equipe UFGD

  • Coordenadora: Profa. Dra. Giselle Cristina Martins Real
  • Vice Coordenadora: Profa. Dra. Kênia Hilda Moreira
  • Secretárias: Eliza Sanches Silva e Valquiria Lopes Martinez
  • Telefone: (67) 3410-2120
  • E-mail: [email protected]

Equipe IFMA

  • Coordenadora: Waldirene Pereira Araújo
  • Telefone: (99) 98808-5882
  • E-mail: [email protected]
Fim do conteúdo da página