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Programas e Projetos

publicado 28/06/2018 10h15 | última modificação 07/04/2020 00h24

Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, projetos e ações implementados pelo Instituto Federal Maranhão (IFMA) Campus Caxias.


Utilizado como estratégia para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, conforme a Resolução Nº 15/2006, o Programa de Monitoria consiste em uma atividade auxiliar de ensino, pesquisa e extensão exercida por alunos que demonstrem capacidade de desempenho no âmbito de determinadas disciplinas cursadas.

São objetivos da monitoria:

  1. Proporcionar um maior envolvimento com a atividade de docência ao aluno que apresenta rendimento escolar comprovadamente satisfatório;
  2. Possibilitar um aprofundamento de conhecimento na área em que desenvolve a monitoria; e
  3. Assegurar a cooperação do corpo discente com o corpo docente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Para atuação em disciplinas com bolsa, haverá retribuição financeira a título de incentivo no valor de R$ 400,00 por mês. Já a monitoria da categoria voluntária oportuniza a participação do aluno no programa, entretanto não haverá nenhuma compensação financeira pelo seu exercício. Nas duas categorias, o bolsista deve cumprir carga horária semanal de 12 horas.

O monitor tem as seguintes atribuições:

  1. Participar da elaboração do plano de trabalho de monitoria com o professor responsável;
  2. Auxiliar os professores em atividades de docência de uma determinada disciplina, inclusive nas tarefas didáticas de preparação de aulas e de trabalhos escolares;
  3. Auxiliar os professores em tarefas de pesquisa e de extensão, compatíveis com o seu grau de conhecimento;
  4. Auxiliar os professores na realização de trabalhos práticos e experimentais compatíveis com o grau de conhecimento e de experiência na disciplina;
  5. Auxiliar os alunos regulares orientando-os em trabalhos de laboratório, da biblioteca, do campo e outros;
  6. Facilitar o relacionamento entre alunos, professores e coordenadores de curso na execução dos planos de ensino, visando ao constante ajustamento no processo de ensino-aprendizagem.

São obrigações do monitor:

  1. Cumprir as normas constantes do regulamento;
  2. Executar o plano de trabalho apresentado;
  3. Cumprir a carga horária semanal de 12 horas de efetivo trabalho;
  4. Entregar a folha de frequência até o quinto (5º) dia útil do mês subsequente ao que atuou.

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A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação a distância. Prioritariamente a oferta é para a formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também visa ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

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O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

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O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

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Jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Médio em idade regular podem ingressar cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados no Campus Caxias. Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, atualmente, a unidade de ensino oferta os cursos técnicos em Agroindústria e Vendas.

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O Pronera atende jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), quilombolas e trabalhadores rurais acampados cadastrados pelo instituto, além de beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. O Programa propõe e apoia cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

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Este programa é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciação à docência contribui para elevar a qualidade da formação inicial dos professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e educação básica. O Pibid insere os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.

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O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) é um programa ligado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Tem como objetivo proporcionar a formação de educadores de caráter interdisciplinar, na perspectiva de incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas. Permite, nesses espaços, a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar, fazendo uso das tecnologias da informação e comunicação – TICs. Propicia, ainda, a articulação entre os programas da Capes relacionados à Educação Básica: Parfor, PIBID, Prodocência, PET e Novos talentos, a fim de melhorar a qualidade do ensino da Educação Básica.

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O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

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A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo.

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Para ter acesso às vagas de estágios disponíveis, entre em contato com o chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI).

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