Página Inicial > Programas e Projetos > Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

publicado 13/07/2018 14h37 | última modificação 05/11/2020 07h41

O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Para mais informações sobre o exame, acesse a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como solicitar a certificação

Em virtude da suspensão das atividades presenciais, a forma para solicitar a emissão ou retirar a declaração parcial ou os certificados de conclusão do Ensino Médio, com base nos resultados do Encceja, mudou. Veja como solicitar caso você tenha escolhido o Campus Caxias como unidade certificadora.

Ainda não solicitei a declaração ou o certificado

Para quem fez a prova do Encceja, mas ainda não solicitou a declaração ou certificado, é preciso enviar e-mail ao Protocolo (protocolo.caxias@ifma.edu.br), anexando o boletim de desempenho contendo número de inscrição e pontuação obtida e cópias digitalizadas ou fotos do documento de identificação e CPF, ambos com a frente e o verso. Ainda no formulário de requerimento, o Protocolo orienta para que o candidato informe e-mail e telefone válidos e que as digitalizações sejam legíveis.

Acesse aqui o formulário para realizar sua solicitação.

Se o candidato atingiu a pontuação mínima em todas as áreas do conhecimento e em redação, ele receberá um certificado de conclusão do Ensino Médio. Por outro lado, se o candidato não atingiu a pontuação mínima em alguma área do conhecimento ou redação, ele receberá uma declaração parcial de proficiência. Os documentos são emitidos pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), que tem o prazo de até 60 dias para sua emissão.

Já solicitei a declaração ou o certificado e ainda não recebi

Caso o candidato já tenha feito a solicitação da declaração ou do certificado, ele deve checar com  o DRCA se o documento está pronto. Para atendimento, o DRCA disponibiliza o e-mail drca.caxias@ifma.edu.br e o WhatsApp (99) 9 9136-2517. Nesse caso, para recebimento, o candidato também deve realizar agendamento para recebimento.