Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Programas e Projetos > Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)
Início do conteúdo da página

Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)

publicado 29/06/2018 11h44 | última modificação 02/08/2018 10h52

O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.

Como funciona?

No âmbito do Parfor, a Capes realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

O Parfor no Campus Caxias

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Freire;
  • Ter solicitado vaga em curso de licenciatura na Plataforma Freire;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.

Acesse aqui a Plataforma Freire

Atualmente, o Campus Caxias oferta os cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas e Matemática.

Coordenação

Coordenador: Werton Avarenga Bastos

E-mail: [email protected]

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9975443594398012

Fim do conteúdo da página