Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Programas e Projetos > Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Início do conteúdo da página

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

publicado 24/04/2018 16h57 | última modificação 14/08/2018 11h06

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

 Objetivos

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;
  • Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;
  • Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;
  • Melhorar a qualidade do ensino médio. 

Pronatec/MedioTec

De acordo com o Ministério da Educação, o Programa MedioTec constitui-se numa ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos concomitantes para o aluno regularmente matriculado no ensino médio regular nas redes públicas estaduais e distrital de educação, como uma proposta de fortalecimento de uma formação profissional com produção pedagógica específica para o público atendido e em parceria com os setores produtivos, econômicos e sociais.

O MedioTec está sendo executado em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e as Redes Públicas Estaduais e Distrital de Educação (RPEDE), além das instituições privadas de ensino técnico de nível médio e tem, dentre outros objetivos, garantir que o estudante do ensino médio, após concluir essa etapa de ensino, esteja apto a se inserir no mundo do trabalho e renda.

Cursos

Atualmente, a unidade de ensino oferta os cursos técnicos em Eventos e Informática através do MedioTec.

Técnicos em Eventos

Coordenado por Vanessa da Costa Bastos, o curso tem duração de 800h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Tem por objetivo formar técnicos de nível médio capazes de auxiliar na realização de eventos nos diversos tipos e modalidades. O profissional poderá atuar, ao final do curso, em empresas de eventos, meios de hospedagem, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês, dentre outros espaços de eventos.

 

Técnicos em Informática

A carga horária do curso é de 1.200h, divididas em 3 módulos, por 18 meses. Coordenado pelo professor José Flávio Gomes Barros, o curso tem por objetivo formar recursos humanos que promovam o desenvolvimento tecnológico da sociedade, em estreita relação com atitudes profissionais éticas, críticas e ativas, com vistas a garantir a expansão das capacidades humanas em intrínseca relação com a aprendizagem técnico-científica no campo da Informática, principalmente, na área de Internet, de forma que esses profissionais estejam aptos a usarem, desenvolverem e implementarem sistemas computacionais, voltados ao ambiente da Internet, com vistas a maximizar a eficiência do trabalho nas organizações.

O Técnico em Informática atua em organizações públicas e privadas de qualquer segmento, tais como da área do comércio, de serviços, da indústria, de consultoria, de ensino e pesquisa, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

Clique aqui para consultar os horários e contatos dos bolsistas.

Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Educação.

Fim do conteúdo da página