Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Extensão 2016

publicado 15/05/2018 12h02 | última modificação 30/07/2018 10h17

Curso FIC – Formação Básica em Atendimento Educacional à Pessoa com Deficiência Visual

Resumo do Projeto: Este projeto tem por objetivo promover a capacitação de servidores do Campus Caxias e comunidade geral de Caxias para serem multiplicadores da inclusão na comunidades, além de desenvolver a prática de escrita e leitura braille. O curso terá a duração mínima de três meses, com carga horária de 160 horas, nas quais serão ministradas aulas teóricas, palestras, visitas técnicas, entre outras atividades pedagógicas para desenvolver as habilidades necessárias para a obtenção do certificado.

Edital: EDITAL Nº03/2016, PROEXT/IFMA

Ano do Edital: 2016

Coordenadora: Vanessa da Costa Bastos

E-mail do Coordenadora: vanessa.bastos@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: De 23/05/2016 a 23/11/2016

Acorda cordel e o despertar da cultura nordestina

Resumo do Projeto: O IV Acorda Cordel é um projeto de incentivo à pesquisa, conhecimento e escrita da literatura de cordel, bem como procura incentivar a cultura nordestina como um todo. Contará com a participação dos alunos do ensino técnico integrado e concomitante dos turnos manhã e tarde do Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias, além de servidores e pais/responsáveis, bem como a participação de crianças do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e discente de instituições de ensino superior de Caxias/MA.

Edital:  EDITAL Nº03/2016 ? PROEXT/IFMA

Ano do Edital:   2016

Coordenador: Jose Wybson Colaco Nunes

E-mail do Coordenador:  jwcolaco@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: ARTES (LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES)

Área Temática: Cultura e Artes

Período de Execução: De 03/02/2016 a 18/06/2016

Ação interdisciplinar e multiprofissional no controle, combate e prevenção ao Aedes aegipty e zika vírus: conscientização e ação coletiva no ambiente escolar

Resumo do Projeto: Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya. O vírus Zika teve sua primeira aparição registrada em 1947, quando foi encontrado em macacos da Floresta Zika, em Uganda. Entretanto, somente em 1954 os primeiros seres humanos foram contaminados, na Nigéria. O vírus Zika atingiu a Oceania em 2007 e a França no ano de 2013. O Brasil notificou os primeiros casos de Zika vírus em 2015, no Rio Grande do Norte e na Bahia. O contágio do vírus ZIKV se dá pelo mosquito que, após picar alguém contaminado, pode transportar o ZIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Edital: EDITAL PROEXT Nº 04/2016 – DE APOIO A REALIZAÇÃO DE EVENTOS RELATIVOS AO  PROGRAMA ZIKA ZERO

Ano do Edital: 2016

Coordenadora: Dalva Muniz Pereira

E-mail do Coordenadora:  dalva.pereira@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: SAÚDE COLETIVA (CIÊNCIAS DA SAÚDE)

Área Temática:  Promoção da saúde

Período de Execução: De 20/05/2016 a 21/05/2016

GIFMA Camping

Resumo do Projeto: O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Caxias realizará a GIFMA Camping 2016. Um evento cheio de emoção, conhecimento e aventura, que envolve o pedagógico, o social e o lúdico. É uma gincana realizada desde 2011, mas em 2013 tomou o formato de Carrossel de Atividades em Acampamento, onde há palestras, músicas, oratória discente, filmes, trilha, instruções na natureza e provas de obstáculos feitas pelo Clube de Desbravadores (http://www.adventistas.org/pt/desbravadores/sobre-nos/). O projeto divide-se em duas etapas: a primeira, na cidade, com os requisitos pedagógicos: redações (modelo ENEM); turma nota 10, com o objetivo de aumentar o coeficiente da turma; leitura e encenação de livros; produção de documentário; coleta de resíduos de óleo de frituras para fabricação de sabão. Ainda na primeira etapa, há a realização de atividades sociais, como: distribuição de cestas básicas; doação de sangue; visitas a associações de portadores de necessidades específicas, hospitais, asilos, entre outras instituições. A segunda etapa é realizada em acampamento, cujo tema para 2016 é “Drogas, uma realidade no mundo jovem”, cuja palestra será ministrada pela Major QOPM Elizete Lima, do PROERD de Teresina/PI. O evento conta com muitas provas de obstáculos: CROSS, AVOT, Quarto Escuro e atividades em geral criadas pelos Desbravadores. Orientações sobre a estrutura do projeto em www.gifmacamping.com. O vídeo promocional pode ser visto no endereço https://youtu.be/Sycwohw0D8E. O acampamento ocorrerá no período de 03 a 05 de junho de 2016 com participações confirmadas dos campi Codó, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Barra do Corda, IFPI Teresina Central e CTT UFPI.

Edital: EDITAL Nº03/2016 ? PROEXT/IFMA

Ano do Edital:  2016

Coordenador:  João da Paixão Soares

E-mail do Coordenador:  jpsoares@ifma.edu.br

Área de Conhecimento:  EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

Área Temática: Esporte e Lazer

Período de Execução: De 21/03/2016 a 05/06/2016

Fim do conteúdo da página