Extensão 2017
Nesta seção, são disponibilizadas informações coletadas do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Para mais informações, acione o Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Caxias.
Vendas: como promover e me tornar um vendedor de excelência
Resumo do Projeto: Vender mais é um assunto que rodeia todas as empresas, sejam elas pequenas, grandes, de produtos ou serviços, por isso, saber como ser um bom vendedor é algo extremamente importante para os vendedores e muitas vezes para os próprios empreendedores. Mas existe algo em comum independente do tamanho da empresa: a responsabilidade das vendas sempre recai sobre a equipe comercial, quando na verdade toda a empresa precisa ter pensamentos e atitudes vendedoras para aumentar as oportunidades de negócios e transformar cada prospecção em um cliente. Pensando nisso, o presente trabalho busca por meio de uma palestra contribuir ainda mais com a percepção dos alunos do curso de Vendas PROEJA do Campus Caxias, a cerca da temática proposta.
Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017, PROEXT/IFMA
Ano do Edital: 2017
Coordenadora: Elisangela Alves de Sousa
E-mail do Coordenadora: [email protected]
Área de Conhecimento: Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas)
Área Temática: Educação
Período de Execução: De 17/11/2017 a 17/11/2017
Capital de giro: conhecer para crescer
Resumo do Projeto: O capital de giro é usado para financiar a continuidade das operações da empresa, seja para aquisições de estoque ou para despesas operacionais. Isto significa que o capital de giro é o próprio capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques, e recursos para pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda), além de seu útil no pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais. Embora que seja do conhecimento de todo empresário que o capital de giro é necessário e indispensável para a manutenção das atividades da organização, é notório que muitos desconhecem ou tem dúvidas sobre como financiar e gerir o capital de giro. Dúvidas como: quais as vantagens de financiar o capital de giro? quais as garantias que o financiador me propõe? qual banco pode oferecer a melhor proposta para a realidade da minha empresa? quais os prazos de quitação? São comuns entre os empresários que estão a menos de dois anos atuando no mercado. Neste sentido a turma de ADM ll propõem uma mesa redonda com o intuito de promover uma ampla discussão entre profissionais que atuam com essa temática, microempreendedores, e alunos, buscando tirar dúvidas dos ouvintes sobre a temática do evento.
Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017, PROEXT/IFMA
Ano do Edital: 2017
Coordenadora: Elisângela Alves de Sousa
E-mail do Coordenadora: [email protected]
Área de Conhecimento: Comunicação (Ciências Sociais Aplicadas)
Área Temática: Educação
Período de Execução: De 10/11/2017 a 13/11/2017
Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio ( PAPMEM )
Resumo do Projeto: O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), realizado desde 1990, tem como objetivo oferecer formação continuada gratuita para professores de Matemática do Ensino Médio, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias, através de situações problemas. Inicialmente restrito ao Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, em quase todos os estados brasileiros, e desde de janeiro de 2017 o IFMA Campus Caxias, também faz parte dessa parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
O curso será realizado de modo presencial e a distância com a utilização de vídeo conferência e de recursos da internet. Para tal, serão implantadas salas de aula à distância, na qual contará com a participação da equipe de professores coordenadores locais para auxiliar na execução do projeto. O curso é gratuito e os participantes frequentes receberão um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMA e um exemplar do livro adotado. Este programa será realizado em módulos independentes, que abordam tópicos relacionados aos três anos do Ensino Médio. Em cada módulo, as atividades serão divididas da seguinte forma: aulas expositivas pela manhã e trabalhos em grupo no período da tarde. O curso será realizado durante os recessos escolares, sempre nos meses de janeiro e julho e constam como um treinamento em tempo integral durante uma semana, totalizando 40 horas (por módulo) e 160 horas ao final do ciclo.
O presente projeto tem como objetivo principal a implantação do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino fundamental, médio e estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática nas dependências do IFMA Campus Caxias, proporcionando acesso a uma formação contínua e de qualidade para professores e estudantes da região dos Cocais Maranhense.
Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017, PROEXT/IFMA e EDITAL Nº03/2016, PROEXT/IFMA
Ano do Edital: 2017
Coordenador: Walter Araujo Rocha Junior
E-mail do Coordenador: [email protected]
Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)
Área Temática: Educação
Período de Execução: De 22/01/2018 a 26/01/2018; de 24/07/2017 a 28/07/2017; e de 23/01/2017 a 27/01/2017
Curso de Libras para surdo
Resumo do Projeto: O IFMA Campus Caxias, como Instituição Federal de Educação Ciências Tecnológica, tem como função social a promoção do ser humano, traduzida na democratização do acesso, na permanente busca da qualidade da educação pública e no desenvolvimento científico-tecnológico como vetor de atendimento a demandas sociais, estendendo benefícios à comunidade mediante cursos e serviços.
Considerando este processo como uma ação coletiva que promove o enfrentamento das diferentes situações, que implica a tarefa de educar a todos, o NAPNE pretende levar o aluno com necessidade educacional específica a sentir a relação de pertencer, de fato, à escola e a comunidade, a participar ativamente de todo este processo, modificando o espaço escolar, com a criação de novas lógicas no contexto escolar e nas relações educativas como um todo.
Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017, PROEXT/IFMA
Ano do Edital: 2017
Coordenadora: Joselia Maria de Sousa Ferreira
E-mail do Coordenadora: joselia.ferreira[email protected]
Área de Conhecimento: Linguística (Linguística, Letras e Artes)
Área Temática: Educação
Período de Execução:De 03/05/2017 a 28/06/2017
II Encontro de Educação Inclusiva
Resumo do Projeto: A efetivação de pessoas com necessidades específicas de aprendizagem é uma realidade nas escolas de ensino regular. Dados do censo de 2014 evidenciam um crescimento de 93% nas matrículas de alunos especiais em classes comuns da educação básica ( INEP,2014). Este novo cenário educacional traz desafios que necessitam ser desenhados. A preparação de professores e comunidade escolar para este novo momento educacional se faz necessário. E neste contexto que o presente projeto visa promover O II Encontro de Educação Inclusiva, trazendo ações educativas voltadas para a promoção da inclusão de pessoas especiais nas escolas públicas e a diminuição da segregação e integração destes sujeitos, por meio de mesas redondas, palestras oficinas e minicursos, oferecidos para a região dos cocais. As atividades planejadas para o evento pretendem desafiar os educadores, comunidade escolar e pais a direcionar um novo ao aluno com necessidades específicas de aprendizagem.
Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº02/2017, PROEXT/IFMA
Ano do Edital: 2017
Coordenadora: Cecilia Regina Galdino Soares
E-mail do Coordenadora: [email protected]
Área de Conhecimento: Educação (Ciências Humanas)
Área Temática: Educação
Período de Execução: De 02/08/2017 a 28/09/2017
Redes Sociais