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Extensão 2018

publicado 07/04/2020 17h00 | última modificação 10/04/2020 12h11

Nesta seção, são disponibilizadas informações coletadas do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Para mais informações, acione o Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Caxias.

Ensino de matemática: Trabalhando a geometria a partir de brinquedos confeccionados com material reciclável

Resumo do Projeto: O uso de brinquedos na disciplina de matemática tem se tornado um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem do discente, de modo a contribuir com o alcance dos objetivos de aprendizagem, bem como desenvolver novas habilidades que contemplam o raciocínio lógico-indutivo. A utilização desse recurso tem proporcionado aprendizagens dinâmicas e distintas da abordagem tradicional. Nesse contexto, a aplicação de brinquedos geométricos na Matemática tem estimulado o educando a associar os conteúdos de Geometria como, por exemplo, formas geométricas à sua realidade cotidiana, permitindo observar de maneira mais real e perceptível diferentes conceitos. Objetiva-se contribuir com a aprendizagem matemática trabalhando a Geometria na construção de brinquedos junto a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental-EF. Para tanto o projeto, propõe a aplicação de recursos, produzidos a partir de materiais recicláveis e recursos do cotidiano do alunado. Dessa maneira, busca-se mostrar o estudo da Geometria com uso de brinquedos atrelado a elementos recicláveis do dia a dia do discente, esse tipo de recurso permite incluir os alunos em sua diversidade como os alunos com necessidades educacionais específicas. Será desenvolvido com alunos dos anos finais de uma escola de Ensino Fundamental, da rede pública estadual da cidade de Caxias-MA.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenadora: Regina Célia de Morais Alves Silva

E-mail do Coordenadora: regina.alves@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação inclusiva e diversidade

Período de Execução: 09/10/2018 a 13/12/2018

Transferência de tecnologias de baixo custo para suplementação animal no período seco do ano

Resumo do Projeto: A baixa capacidade de suporte das pastagens existentes na região de Caxias decorrente, dentre outros, de condições climáticas severas com estacionalidade acentuada das chuvas e alta insolação durante a maior parte do ano, resulta consequentemente em dificuldades para manter a criação animal com níveis de produção satisfatórios durante todo o ano, comprometendo assim a renda e a manutenção familiar dos pequenos agricultores. É justamente a conjugação desse ambiente adverso; basicamente dependente da natureza; com pouco ou quase nenhum preparo dos pequenos pecuaristas para manterem sua capacidade produtiva no período seco do ano, somado a incapacidade de acessar muitas das tecnologias existentes devido ao seu alto custo, que emerge a extrema vulnerabilidade da produção animal realizada pelos agricultores familiares da região.

Neste aspecto, essa proposta objetiva possibilitar o acesso de pequenos agricultores familiares a tecnologias de baixo custo que possibilitem ao mesmo produzir com eficiência e sustentatibilidade durante todo o ano e assim garantir a redução das desigualdades nas condições de produção existentes entre estes e os médios e grandes produtores que acessam de forma rápida e facilitada os diversos recursos tecnológicos existentes. Para isso, as atividades de forma articulada com as ações da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Caxias e da Agerp. De forma inicial será um dia de campo para mobilização, sensibilização e demonstração de tecnologias existentes. As comunidades de produtores que apresentarem maior demanda por tais tecnologias serão alvo de novas ações que contemplam: a instalação de quatro unidades de referencia tecnológica – URTs em propriedades previamente selecionadas, formação de multiplicadores e acompanhamento técnico pela Gerentec Jr. e demais parceiros do projeto.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Alisson Rodrigues Jordão

E-mail do Coordenador: alisson.jordao@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zootecnia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Tecnologias sociais

Período de Execução: 01/10/2018 a 30/03/2019

O uso de dobras e recortes de papel como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem da geometria plana

Resumo do Projeto: Um dos assuntos mais discutidos no campo educacional se refere às dificuldade de aprendizagem em matemática, tais dificuldades podem conduzir à de reprovação e fracasso escolar. Em visita a um escola de Ensino Fundamental em Caxias-MA percebeu-se a angústia de professores ao relatarem as dificuldades de aprendizagens de seus alunos em diferentes conteúdos, dentre os quais a Geometria, e o desafio que enfrentam em tornar as aulas mais interessantes e atrativas diante da falta de recursos. Assim como contribuir com a aprendizagem de conteúdos matemáticos utilizando materiais simples e de fácil aquisição e quais as contribuições desses materiais para o processo de aprendizagem? Tal contexto aponta para a necessidade de projetos que favoreçam a aproximação dos educandos, independentes das necessidades específicas que tenham, com os conteúdos ensinados, possibilitando a articulação entre os conteúdos de matemática e o cotidiano, de maneira dinâmica, favorecendo a inclusão dos alunos na construção do conhecimento. Assim esse projeto objetiva ampliar os conhecimento de geometria utilizando dobras de papel como instrumento facilitador da aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental. O trabalho envolve estudo bibliográfico, a aplicação de questionário com professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, e a realização de oficina com os alunos usando dobras de papel para auxiliar no reconhecimento das características e propriedades de triângulos quadriláteros, além de conceitos como mediana, bissetriz e mediatriz. Espera-se criar situações de aprendizagem que aproximem os alunos dos conteúdos mencionados e que os professores percebam a existência de possibilidades interessantes de trabalho utilizando materiais simples.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Regina Célia de Morais Alves Silva

E-mail do Coordenador(a): regina.alves@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação inclusiva e diversidade

Período de Execução: 09/10/2018 a 13/12/2018

A produção agrícola e as modificações na paisagem: impactos e benefícios

Resumo do Projeto: O DITALPI, localizado entre os municípios de Parnaíba e Buriti dos Lopes, consiste num canal aberto de irrigação de cerca de 10 km, ligado ao rio Parnaíba. O Delta do Parnaíba, localizado no extremo norte do Estado do Piauí, na divisa com o Maranhão, é o único delta das Américas que deságua em mar aberto e o terceiro maior do mundo. O Parque Nacional das Sete Cidades possui uma área de 6.221,48 ha com um perímetro de 36 Km e tem como o objetivo preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza. Nesta diversidade de cenários, os professores das disciplinas de fruticultura e geografia, do campus Caxias, poderão aguçar o pensamento crítico dos discentes do curso técnico em Agropecuária permitindo uma maior compressão dos conteúdos ministrados em sala de aula. Neste sentido propomos uma visita técnica entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2018.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Diogo Herison Silva Sardinha

E-mail do Coordenador(a): diogosardinha@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Agronomia(Ciências Agrárias)

Área Temática: Acesso à Água

Período de Execução: 11/12/2018 a 13/12/2018

Visita técnica à Indústria Crown Embalagens

Resumo do Projeto: A presente visita tem o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFMA – Campus Caxias a capacitação prática a partir da vivência in loco da organização, planejamento e execução de atividades relativas aos segmentos de processamento de embalagens destinadas ao uso na indústria de alimentos. A visita se dará no dia 20 de Novembro de 2018 com saída e retorno a Campus, Caxias no período vespertino.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Lucillia Rabelo de Oliveira Torres

E-mail do Coordenador(a): lucillia.rabelo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciências Agrárias)

Área Temática: Segurança Alimentar e Nutricional

Período de Execução: 20/11/2018

Visita a Unidade de Tratamento de Gás 

Resumo do Projeto: A presente visita tem como intuito mostrar aos discentes uma atividade industrial moderna e de suma importância para o desenvolvimento de qualquer região ou país. O refino de gás natural na UTG-Parnaíba, serve como insumo para geração de energia elétrica na UTE-Parnaíba que fica ao lado da primeira. Ambas localizadas no município de Santo Antônio dos Lopes-MA que dista cerca de 330 km da capital do estado. Esta refinaria de gás associada à usina térmica atende o crescente mercado de energia e tem como objetivo atender a demanda da região. A necessidade de geração de energia se faz necessária, sobretudo na época da estiagem que vai de maio até dezembro na maior parte do país, nesta época o consumo de energia aumenta mediante o aumento das temperaturas e a redução da produção de energia nas hidrelétricas mediante a redução das águas nos reservatórios das hidrelétricas

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Geociências (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Período de Execução: 11/10/2018

Um passeio pela paisagem, história e cultura do Maranhão: Ações para o fortalecimento das identidades

Resumo do Projeto: O maranhão possui grande riquezas históricas e culturais. Parte dessa riqueza encontra-se no Centro Histórico da Cidade de São Luís, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Infelizmente nossa cultura é, muitas vezes, negligenciada pelo nosso próprio povo. Parte dessa negligência pode ser explicada pelo desconhecimento. Buscando diminuir o distanciamento de nossos alunos com aspectos relacionados a geografia, história e cultura no nosso estado propomos esta visita técnica à cidade de São Luís. O projeto contará com visita a museus, ao teatro Arthur Azevedo e ao acervo arquitetônico tombado. Esse trabalho proporcionará aos alunos aproximar-se dos nossos traços culturais mais marcantes. Como resultado esperamos fortalecer a identidade cultural dos nossos alunos. Como produto desta viagem os alunos apresentarão no campus Caxias uma feira cultural onde divulgarão para os demais estudantes do campus o conhecimento adquirido com a viagem.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Carlos Eduardo Ferreira Soares

E-mail do Coordenador(a): eduardo.soares@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Sociologia (Ciências Humanas)

Área Temática: Promoção, Educação e Informação para o Patrimônio Cultural

Período de Execução: 22/10/2018 a 24/10/2018

 

Coleta de invertebrados e criptógamas no litoral norte e nordeste maranhense

Resumo do Projeto: Coleções zoológicas são um conjunto de espécimes mortos ou partes corpóreas preservados secos, úmidos ou resfriados, onde, através nelas, pode-se encontrar vestígios da vida desses espécimes. Elas são uma fonte abundante de conhecimento e tem como objetivo principal, servir como material didático para o ensino da ciência no ramo da Biologia. Elas também podem ser usadas para o aperfeiçoamento no processo de aprendizagem por meio de análises, observações e manipulação dos espécimes preservados.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Paulo Sergio da Silva Moraes

E-mail do Coordenador(a): paulo.moraes@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zoologia (Ciências Biológicas)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 24/10/2018 a 28/10/2018

 

Urso para habilitação dos médicos veterinários no PNSE – MORMO

Resumo do Projeto: O mormo é uma enfermidade infecto – contagiosa, que acomete principalmente os equídeos, podendo também acometer o homem. Animais infectados e portadores assintomáticos são importantes fontes de infecção. Atualmente, não há tratamento e nenhuma vacina animal ou humana eficaz contra a infecção e, recomenda-se, como medidas de profilaxia e controle, a interdição de propriedades com focos comprovados para saneamento e sacrifício imediato dos animais positivos. A qualificação e a habilitação de médicos veterinários autônomos, junto ao Serviço Veterinário Oficial, tornou-se uma obrigatoriedade de acordo com a instrução normativa nº 6, de 16 de janeiro de 2018, emitida pelo Ministério da Agricultura. O objetivo do projeto é possibilitar a capacitação para atuação como médico veterinário habilitado no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos. Para isso, o curso será realizado no auditório do Campus IFMA – Caxias, terá duração de 4 horas e abordará instruções sobre as novas determinações na área dentro da legislação atual, noções de pelagem e resenha de passaporte, responsabilidade ética do médico veterinário e as novas ferramentas como os aplicativos para requisição de exames.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Ricardo Abilio Bezerra e Silva

E-mail do Coordenador(a): ricardo.silva@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Medicina Veterinária (Ciências Agrárias)

Área Temática: Desenvolvimento regional

Período de Execução: 25/06/2018 a 24/08/2018

 

Visita técnica interdisciplinar ao Delta do Parnaíba

Resumo do Projeto: O presente projeto busca relacionar o conteúdo teórico e a visão prática do conhecimento. Dentre os vários métodos de ensinar e apreender, a visita técnica é um instrumento capaz de desenvolver uma capacidade de criticidade atitudinal em nossos discentes. A pesquisa de campo possibilita a ocorrência da extensão da sala de aula e uma nova visão de mundo para quem dela participa. Assim, a escolha da visita ao Delta do Parnaíba, constitui-se da busca dos docentes e discentes de associação prática do conteúdo ministrado, aspectos físicos naturais do Brasil (em Geografia), bem como o entendimento as atividades turísticas voltadas a práxis de esportes radicais e lazer na Região (Educação Física).

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Vanessa Xavier Silva Sousa

E-mail do Coordenador(a): vanessa.xavier@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Materiais (Multidisciplinar)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 07/12/2018 a 09/12/2018

 

Visita técnica ao Museu de Paleontologia em Teresina-PI e conhecer os aspectos geomorfoclimáticos de Pedro II-PI

Resumo do Projeto: O presente projeto busca relacionar o conteúdo teórico e a visão prática do conhecimento. Dentre os vários métodos de ensinar e apreender, as visitas técnicas (aula de campo) é um instrumento capaz de desenvolver uma capacidade de criticidade atitudinal em nossos discentes. A pesquisa de campo possibilita a ocorrência da extensão da sala de aula e uma nova visão de mundo para quem dela participa. Assim, a escolha da visita ao Museu de Paleontologia em Teresina-PI e conhecer os aspectos geomorfoclimáticos em Pedro II-PI, constitui-se da busca dos docentes e discentes de associação prática do conteúdo ministrado, aspectos físicos naturais e pré-históricos do Brasil em Geologia, Paleontologia e Meteorologia.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Carlos Jardel Araujo Soares

E-mail do Coordenador(a): carlos.araujo@ifma.edu.b

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 28/11/2018 a 30/11/2018

 

Visita técnica para prática de biotecnologias reprodutivas com foco na IATF

Resumo do Projeto: O projeto visa capacitar alunos do curso técnico em agropecuária a praticarem a/ Inseminação Artificial de Bovinos, objetivando construir uma mudança de mentalidade dos discentes/, na adoção de tecnologias que melhorem a rentabilidade da propriedade com melhoria dos índices produtivos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida o bem estar familiar

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Jose Manoel de Moura Filho

E-mail do Coordenador(a): manoel.filho@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Medicina Veterinária (Ciências Agrárias)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 12/11/2018 a 16/11/2018

  

Becos e travessas que contam as historias e memórias de Caxias-MA 04

Resumo do Projeto: O presente projeto de Visita Técnica Orientada pretende oportunizar, aos estudantes inscritos a efetiva percepção dos aspectos históricos presentes nas ruas e becos do centro histórico de Caxias-MA. Outro objetivo deste é que o aluno perceba do mirante a caracterização geográfica do sitio urbano de Caxias-MA, observando o inicio da cidade  partir do recurso hídrico presente na cidade e que na época de sua ocupação tinha papel predominante na escolha da área de ocupação humana e atividade econômica que iria se desenvolver. Outro aspecto importante é a visita as ruinas do conflito da balaiada que ocorreu em terras do Maranhão e Piauí e teve papel importante na emancipação da região depois do conflito.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Período de Execução: 16/08/2018

 

Becos e travessas que contam as historias e memórias de Caxias-MA 03

Resumo do Projeto:

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Período de Execução: 23/08/2018

 

Becos e travessas que contam as historias e memórias de Caxias-MA 02

Resumo do Projeto: O presente projeto de Visita Técnica Orientada pretende oportunizar, aos estudantes inscritos a efetiva percepção dos aspectos históricos presentes nas ruas e becos do centro histórico de Caxias-MA. Outro objetivo deste é que o aluno perceba do mirante a caracterização geográfica do sitio urbano de Caxias-MA, observando o inicio da cidade  partir do recurso hídrico presente na cidade e que na época de sua ocupação tinha papel predominante na escolha da área de ocupação humana e atividade econômica que iria se desenvolver. Outro aspecto importante é a visita as ruinas do conflito da balaiada que ocorreu em terras do Maranhão e Piauí e teve papel importante na emancipação da região depois do conflito.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Período de Execução: 15/08/2018

 

Becos e travessas que contam as historias e memórias de Caxias-MA 

Resumo do Projeto: O presente projeto de Visita Técnica Orientada pretende oportunizar, aos estudantes inscritos a efetiva percepção dos aspectos históricos presentes nas ruas e becos do centro histórico de Caxias-MA. Outro objetivo deste é que o aluno perceba do mirante a caracterização geográfica do sitio urbano de Caxias-MA, observando o inicio da cidade  partir do recurso hídrico presente na cidade e que na época de sua ocupação tinha papel predominante na escolha da área de ocupação humana e atividade econômica que iria se desenvolver. Outro aspecto importante é a visita as ruinas do conflito da balaiada que ocorreu em terras do Maranhão e Piauí e teve papel importante na emancipação da região depois do conflito.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

Período de Execução: 22/08/2018

 

I Feira de Química do Campus Caxias – Popularização da ciência para inclusão social

Resumo do Projeto: São inúmeras as formas que podemos utilizar para ensinar, desde mais básicas até as mais sofisticadas. Uma forma se destaca entre todas, o experimento. Diante da necessidade de ensinar de formas cada vez mais inteligentes, buscando novas perspectivas de ensino, destaca-se o experimento químico, que por sua vez pode ser considerado uma alternativa viável, em eficiência, operação e custos. Neste projeto de extensão propomos mostrar as diversas faces da química e relações com a sociedade para o aprendizado através de diferentes experimentos, utilizando fontes alternativas.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Helson Ricardo da Cruz Falcao

E-mail do Coordenador(a): helsonricardo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Química (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 01/05/2018 a 28/06/2018

 

Ações para inserção e permanência das mulheres na ciência da computação como alternativa para a diminuição da desigualdade de gênero

Resumo do Projeto: Os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) encontram no Brasil um mercado em expansão e com poucos competidores qualificados para as vagas, porém os empregadores não encontram profissionais qualificados para atendê-los. As principais razões do déficit de mão de obra qualificada são: a rápida expansão das empresas de infraestrutura e tecnologia no país e a adoção acelerada de serviços de TI pelas iniciativas públicas e privadas. No Brasil quando se fala em Ciência da Computação provoca-se a sensação de uma carreira árdua, difícil e com poucos atrativos, outro problema, é a não inserção e evasão de profissionais do sexo feminino nos cursos de graduação na área, o IFMA Caxias acompanha a tendência nacional, apenas 9% dos alunos do curso de bacharelado em ciência da computação são do sexo feminino. Diante do exposto, verifica-se que existe um problema quanto a igualdade de gênero na área de TI no Brasil e no Mundo. Na tentativa de contornar esse problema o presente projeto tem como objetivo fomentar ações para aumentar a representatividade feminina nos cursos da área de tecnologia da informação (TI) do IFMA campus Caxias. Será selecionada uma escola pública estadual de ensino médio no município de Caxias-MA para a aplicação das ações do projeto. Com as seguintes etapas: Compreensão do Problema e Contexto, seleção dos participantes do projeto e realização de palestras e oficinas. Tendo como meta ampliar os índices de ingresso de alunas nos curso de TI, diminuir os índices de evasão, contribuir para a melhorias da qualidade dos profissionais de TI formados no IFMA/Caxias e a diminuição da desigualdade de gênero na área.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Jose Wilker Pereira Luz

E-mail do Coordenador(a): josewilkerluz@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência da Computação (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Mulheres e relações de gênero

Período de Execução: 01/08/2018 a 30/03/2019

 

Palestra: Produção de leite a pasto   

Resumo do Projeto: Palestra a ser realizada no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias com o tema: Produção de leite a pasto.

Edital: EDITAL DE FLUXO CONTÍNUO Nº01/2018 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Jose Manoel de Moura Filho

E-mail do Coordenador(a): manoel.filho@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zootecnia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 12/06/2018

 

Dançar pra vida para não dançar na vida

Resumo do Projeto: A dança sempre fez parte da vida do homem, seja como forma de entreter, seja como recurso de aprendizagem e/ou suporte de interação social. A necessidade de colocar em prática as atividades desse projeto, surgiu a partir da organização do Grupo de Dança IFDANCE, coordenado pela professora de Arte, dando suporte técnico aos alunos regularmente matriculados no Campus Caxias. As apresentações culturais e artísticas do grupo, sempre foi bem visto pela comunidade no entorno do campus, fazendo com que crianças e adolescentes viessem a se interessar em fazer parte da atividade artística como meio de socialização.

Dançar pra vida para não dançar na vida, consiste em proporcionar promoção de discente do ensino fundamental da rede pública de Caxias, visando uma aprendizagem integradora entre a dança e construção de cidadania.

O projeto visa incentivar por meio da arte a construção da sociabilidade e a construção identitária dos estudantes, balizando a cultura local, por meio do tambor de criola e outras manifestações populares em dança.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Vanda Marinha Silva Gomes

E-mail do Coordenador(a): vanda.marinha@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Artes (Linguística, Letras e Artes)

Área Temática: Cultura e Artes

Período de Execução: 06/08/2018 a 06/08/2019

 

Visita Técnica – Indústria de Panificação

Resumo do Projeto: Este projeto propõe a realização de visita técnica à empresa Carvalho Indústria e Comércio de Alimentos LTDA. com os alunos do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Agroindústria do IFMA-Campus Caxias. A visita à empresa irá propiciar a integração dos conteúdos vistos ao longo do curso, possibilitando a conciliação das aulas teóricas com a aproximação da prática e do mercado profissional; estabelecendo um suporte para a iniciação científica, através da observação; bem como pela motivação de alunos e professores durante o processo de ensino-aprendizagem. A previsão para a visita é que seja realizada no dia 13/06/18.

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Janmylla Gomes Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): janmylla.ribeiro@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciências Agrárias)

Área Temática: Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica

Período de Execução: 13/06/2018

 

Construindo ideias sobre alimentação saudável em adolescentes escolares

Resumo do Projeto: A adolescência é uma fase caracterizada por importantes transformações, dentre elas destaca-se as mudanças nos hábitos alimentares, estas que contribuem cada vez mais para o excesso de peso nessa fase. Estudos com adolescentes brasileiros mostram, por exemplo, que os refrigerantes, um alimento rico em açúcar, está entre os seis primeiros alimentos mais consumidos. Tomando como base esses dados, o presente estudo tem como objetivo promover a construção de ideias sobre alimentação saudável em adolescentes com idade escolar. Para tal, a abordagem será realizada com adolescentes matriculados em unidade de ensino de Caxias, Maranhão. Serão desenvolvidas atividades envolvendo assuntos relacionados à alimentação e saúde, como palestras, rodas de conversa, dinâmicas, atividades, dentre outras, durante seis encontros realizados em dias alternados. Ao início e ao final do projeto, será aplicado questionário a fim de averiguar a aquisição de conhecimento por parte dos alunos.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Lucillia Rabelo de Oliveira Torres

E-mail do Coordenador(a): lucillia.rabelo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Nutrição (Ciências da Saúde)

Área Temática: Promoção da saúde

Período de Execução: 06/08/2018

Eu sou Leitor!

Resumo do Projeto: O projeto Eu Sou Leitor! tem por objetivo incentivar a leitura da comunidade escolar, promovendo acesso à livros através de mediações, rodas de leituras, bate papos literários, palestras e oficinas nas escolas municipais José Castro na cidade de Caxias e no Colégio Dom Pedro I na cidade Senador Alexandre Costa

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Vanessa da Costa Bastos

E-mail do Coordenador(a): vanessa.bastos@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Educação (Ciências Humanas)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 06/08/2018 a 03/04/2019

 

Preparação para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Privadas – OBMEP/2018

Resumo do Projeto: A matemática está inserida em todo contexto histórico e social, e o objetivo é estimular o estudo por meio da resolução de problemas que desperte o interesse e a curiosidade dos jovens estudantes. O projeto tem como fator importante, capacitar os alunos do Ensino Médio, com a finalidade de prepará-los para a 2ª Fase da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas + Privadas – OBMEP/2018. A preparação será oferecida para os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMA – Campus Caxias e alunos dos Centros de Ensino: Gonçalves Dias, Inácio Passarinho e Santos Dumont, classificados para a 2ª fase da OBMEP/2018 e tem como proposta de trabalho orientá-los na forma como deverão dissertar as soluções das questões da segunda fase que serão todas de caráter discursivas. Serão comentadas e resolvidas as questões de provas dos anos anteriores, assim como resolução e revisão de questões dos principais conteúdos matemáticos abordado pela OBMEP, utilizando aulas expositivas e dialogadas, com resoluções de problemas.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Iramar Batista da Silva

E-mail do Coordenador(a): iramar.batista@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 02/07/2018 a 28/09/2018

Cadeia produtiva da apicultura: Apoio técnico a pequenos produtores do município de Aldeias Altas

Resumo do Projeto: O projeto tem por finalidade realizar um diagnóstico da cadeia produtiva de mel no município de Aldeias Altas, estado do Maranhão. O município encontra-se localizado na micro região de Coelho Neto, mesorregião do leste maranhense, pertencendo a região fisiográfica do cerrado maranhense. Sua população é de 25.509 habitantes de acordo com o último censo. O município possui uma área de 1.951 km² e apresenta baixo índice de desenvolvimento humano (IDH=0,549), fazendo parte do plano do governo estadual mais IDH, desta forma o referido projeto poderá contribuir com a geração de renda para a comunidade local, pois visa identificar as potencialidades melíferas da região, além de propor a qualificação dos produtores com melhores práticas de manejo das colmeias, com vistas a maior produtividade, promoção da geração de renda e melhoria da condição social. O referido projeto, propõe a aproximação da comunidade ao Campus através de atividades a serem desenvolvidas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com foco na produção apícola.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Maria Veronica Meira de Andrade

E-mail do Coordenador(a): veronicameira@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zootecnia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 02/07/2018 a 31/07/2019

 

Montagem e manutenção de cerca elétrica rural

Resumo do Projeto: A agricultura familiar, também conhecida como agricultura camponesa, pode ser definida como uma forma de produzir que tem na unidade familiar o seu núcleo principal, com o uso esporádico ou marginal do trabalho assalariado (Carneiro, 2007).

Os programas de extensão disponíveis para os pequenos agricultores, principalmente no Nordeste do Brasil, vêm contribuindo de forma primária no tocante a assistência técnica. Assim, as Universidades e os Institutos Federais, no seu perfil extensionista, vem tentando contribuir com a pecuária principalmente quanto a difusão de técnicas que minimizem os prejuízos na produção (FONTES et al., 1996), cooperando com o aspecto socioeconômico e favorecendo a consolidação de seus cursos e disciplinas  junto as necessidades da comunidade onde estão inseridos.

O princípio da cerca tradicional (arame e madeira) consiste em oferecer uma barreira física aos animais, enquanto que a cerca elétrica provoca a contenção dos animais em função de sua memória, ou seja, a cerca traz a recordação de uma sensação dolorosa (choque).(Milkpoint, 2013)

A escolha do modelo de cerca eletrificada a ser utilizado depende de vários fatores: espécie e categoria de animais a controlar, da superfície do campo, do comprimento das subdivisões a realizar, da fonte de energia disponível, da possibilidade contato do arame com o capim e do tipo de manejo a realizar. Atualmente, o principal sistema de contenção dos animais utilizados na região do cocais por produtores rurais é a cerca convencional. Nesse sistema, observa-se que apesar de serem eficientes na contenção dos animais, as cercas tradicionais demandam uma maior quantidade de insumos (madeira e/ou arame) que tendem a reduzir progressivamente suas possibilidades de uso pelos produtores em função de serem fixas. Ao contrário das cercas tradicionais, o sistema de cerca elétrica rural poderá ser deslocado para outras áreas sem muitos custos, além disso, esse sistema, quando comparado ao sistema convencional, possui os seguintes benefícios: Custo inferior ao das cercas convencionais, requerer pouca mão de obra; manutenção fácil e econômica, facilidade na modificação, deslocamento, remoção ou guarda, fácil instalação em locais acidentados, possibilitar a montagem de piquetes provisórios em minutos, permitir o manejo intensivo das pastagens, apenas deslocando a cerca, o que se traduz em baixo custo, diminuir o número de acidentes, pois os animais guardam uma distância e com isso não forçam ou pulam a cerca, evitando úberes dilaceradas, pernas quebradas e couro danificado e menor risco de acidentes. Como todo tipo de cerca, a eletrificada está sujeita a descargas atmosféricas. Porém, como os animais ficam afastados dela, o perigo de serem acidentados/fulminados é bem menor (Costa, 2006).

Considerando o exposto acima, o curso de montagem e manutenção de cerca elétrica rural, visa capacitar, técnicos, estudantes e produtores rurais, a utilizar o sistema de cerca elétrica rural com e sem painel solar.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Jose Manoel de Moura Filho

E-mail do Coordenador(a): manoel.filho@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zootecnia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 08/06/2018 a 24/08/2018

 

Visita técnica ao Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI e Coronel José Dias-PI

Resumo do Projeto: O presente projeto busca relacionar o conteúdo teórico e a visão prática do conhecimento. Dentre os vários métodos de ensinar e apreender, as visitas técnicas é um instrumento capaz de desenvolver uma capacidade de criticidade atitudinal em nossos discentes. A pesquisa de campo possibilita a ocorrência da extensão da sala de aula e uma nova visão de mundo para quem dela participa. Assim, a escolha da visita ao Parque Nacional de Serra da Capivara, constitui-se da busca dos docentes e discentes de associação prática do conteúdo ministrado, aspectos físicos naturais do Brasil (em Geografia), bem como o entendimento prático do processo de ocupação e vestígios deixados pelos primeiros homens da América (em História).

Edital: EDITAL Nº 36/2018 – Cadastro de Visitas Técnicas do Campus Caxias – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Carlos Jardel Araujo Soares

E-mail do Coordenador(a): carlos.araujo@ifma.edu.b

Área de Conhecimento: Geografia (Ciências Humanas)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 26/06/2018 a 29/06/2018

 

PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio

Resumo do Projeto: O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), realizado desde 1990, tem como objetivo oferecer formação continuada gratuita para professores de Matemática do Ensino Médio, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias, através de situações problemas. Inicialmente restrito ao Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, em quase todos os estados brasileiros. Tendo iniciado no IFMA – Campus Caxias, a partir de janeiro de 2017, através da parceria realizada com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Rio de Janeiro). O curso será realizado de modo presencial e a distância com a utilização de vídeo conferência e de recursos da internet. Para tal, serão implantadas salas de aula à distância, na qual contará com a participação da equipe de professores coordenadores locais para auxiliar na execução do projeto. Além disso, este curso é gratuito e os participantes frequentes receberão um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMA e um exemplar do livro (ou apostilas) adotado. Este programa será realizado em módulos independentes, que abordaram tópicos relacionados aos três anos do Ensino Médio. Em cada módulo, as atividades serão divididas da seguinte forma: aulas expositivas pela manhã e trabalhos em grupo no período da tarde. A realização deste curso ocorrerá durante os recessos escolares, sempre nos meses de janeiro e julho e constam como um treinamento em tempo integral durante uma semana, totalizando 40 horas (por módulo) e 160 horas ao final do ciclo. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal a implantação do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino fundamental, médio e estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática nas dependências do IFMA/Campus Caxias, proporcionando acesso a uma formação contínua e de qualidade para professores e estudantes da região dos Cocais Maranhense.

Edital: EDITAL Nº 37/2018 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2018

Coordenador(a): Gilson Amorim Cesar Filho

E-mail do Coordenador(a): gilson.amorim@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 01/07/2018 a 31/08/2018

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