Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Início do conteúdo da página

Extensão 2019

publicado 07/04/2020 17h07 | última modificação 10/04/2020 12h28

Nesta seção, são disponibilizadas informações coletadas do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Para mais informações, acione o Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) do Campus Caxias.

Vivenciando a botânica de forma multidisciplinar

Resumo do Projeto: A visita técnica ocorrerá na cidade de São Luís, estado do Maranhão, distante aproximadamente 362 quilômetros de Caxias. Na ocasião, os alunos do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição (turma Biologia 7) serão levados para uma atividade multidisciplinar que contemplará os conteúdos desenvolvidos em: Anatomia e Morfologia Vegetal e Química Geral.

As atividades ocorrerão em três locais: Parque Botânico Vale localizado na Avenida dos Portugueses, s/n. Bairro Anjo da Guarda; Universidade Federal do Maranhão, localizada na avenida dos Portugueses n°1966, campus Universitário do Bacanga e a praia de Carimã, localizada no município de Raposa, região metropolitana da Grande São Luís.

O parque botânico possui uma área de 100 hectares rica em fauna e flora preservada e espécies raras de interesse econômico e ecológico e outras ameaças de extinção como: pau-marfim, angelim e sumaúma. Durante o percurso, os alunos deverão trajar vestimenta adequada de trilha (calça jeans e sapato fechado) e com o auxílio do guia do parque entrarão na mata, onde terão uma aula de campo e farão observações sobre a diversidade local.

Essa atividade possibilita trabalhar a morfologia e anatomia vegetal de forma completa, conhecendo adaptações foliares, radiculares e tipos caulinares diversos. A riqueza de espécies vegetais da área, propicia a observação de diferentes estruturas reprodutivas (flores e inflorescências) bem como diferentes mecanismos de dispersão de sementes. Além de toda a parte técnica de nomenclatura botânica é possível ainda trabalhar a educação ambiental e relações ecológicas com a sensibilização para a importância da conservação e da preservação da nossa biodiversidade.

Na Universidade Federal do Maranhão os alunos conhecerão das atividades desenvolvidas no herbário do curso de Ciências Biológicas intitulado “Herbário do Maranhão (MAR)” que contém aproximadamente 4.000 espécimes vegetais proveniente de coletas de professores e alunos de graduação e de pós-graduação. Conhecerão também as atividades desenvolvidas no Herbário “Ático Seabra” do curso de Farmácia, que está voltado na produção de conhecimento e medicamentos a partir de plantas medicinas e atende a população local com a venda de fitoterápicos.

O herbário do curso de farmácia é comandado pela doutora Terezinha Rego que a mais de 50 anos dedica sua vida à pesquisa científica em: Hortas Medicinais, Medicina Popular, Pré-Amazônica, Etnobotânica e Espécies Medicinais, sendo a principal referência em fitoterapia do Maranhão e uma grande referência a nível mundial, conquistando diversos prêmios internacionais por suas pesquisas.

Na praia de Carimã, município de Raposa, os alunos entrarão em contato com o ecossistema costeiro em especial  o manguezal. Lá poderão observar os tipos de adaptações presentes em espécies vegetais do mangue como: os rizóforos, os pneumatóforos, glândulas secretoras de sal e propágulos reprodutivos, além da interação planta-animal.  Na parte química poderão analisar os processos físico-químicos que atuam na composição do solo do manguezal que interferem diretamente no seu papel ecológico.

Edital: EDITAL N° 63 de 07 de Março de 2019 – Edital interno de extensão para cadastro de visitas técnicas do Campus Caxias ano 2019 – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Claucyanne Mendes Vieira

E-mail do Coordenador(a): claucyanne.vieira@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Botânica (Ciências Biológicas)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 27/05/2019 a 12/06/2019

Visita técnica ao Parque Nacional Serra da Capivara/Museu da Natureza

Resumo do Projeto: O presente projeto busca relacionar o conteúdo teórico e a visão prática do conhecimento. Dentre os vários métodos de ensinar e apreender, as visitas técnicas são um instrumento capaz de desenvolver uma capacidade de criticidade atitudinal em nossos discentes. A pesquisa de campo possibilita a ocorrência da extensão da sala de aula e uma nova visão de mundo para quem dela participa. Assim, a escolha da visita ao Parque Nacional de Serra da Capivara, constitui-se da busca dos docentes e discentes da associação prática do conteúdo ministrado, aspectos geológicos e os processos de fossilização referentes a disciplina de Fundamentos da Geologia e Paleontologia, bem como aspectos da conservação e preservação de populações e ecossistemas naturais e planejamento e gestão de áreas protegidas associados às disciplinas de Ecologia Aplicada e Manejo e Conservação da Biodiversidade.

Edital: EDITAL N° 63 de 07 de Março de 2019 – Edital interno de extensão para cadastro de visitas técnicas do Campus Caxias ano 2019 – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Carlos Jardel Araujo Soares

E-mail do Coordenador(a): carlos.araujo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Biologia Geral Ciências Biológicas)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 14/05/2019 a 17/05/2019

Visita técnica ao Parque Nacional de Sete Cidades e Pedro II

Resumo do Projeto: O presente projeto busca relacionar o conteúdo teórico e a visão prática do conhecimento. Dentre os vários métodos de ensinar e apreender, as visitas técnicas é um instrumento capaz de desenvolver uma capacidade de criticidade atitudinal em nossos discentes. A pesquisa de campo possibilita a ocorrência da extensão da sala de aula e uma nova visão de mundo para quem dela participa. Assim, a escolha da visita ao Parque Nacional de Sete Cidades e ao Município de Pedro II, constitui-se da busca dos docentes e discentes de associação prática do conteúdo ministrado, aspectos físicos naturais do Brasil

Edital: EDITAL N° 63 de 07 de Março de 2019 – Edital interno de extensão para cadastro de visitas técnicas do Campus Caxias ano 2019 – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Aciel Tavares Ribeiro

E-mail do Coordenador(a): aciel.tavares@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Astronomia (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: 11/06/2019 a 13/06/2019

Visita técnica ao III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste

Resumo do Projeto: A presente proposta de visita técnica tem por objetivo contribuir com a formação dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFMA – Campus Caxias. Os discentes participarão do III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste, a ser realizado na cidade de Juazeiro – BA, durante os dias 28 a 30 de junho de 2019.  O Simpósio será promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem por objetivo debater propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino, além de contribuir para a formação de estudantes e qualificação dos profissionais da área da Matemática.

Edital: EDITAL N° 63 de 07 de Março de 2019 – Edital interno de extensão para cadastro de visitas técnicas do Campus Caxias ano 2019 – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Iramar Batista da Silva

E-mail do Coordenador(a): iramar.batista@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática(Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 27/06/2019 a 30/06/2019

Visita técnica para prática de biotecnologias reprodutivas com foco na IATF e produção vegetal com vistas a alimentação animal

Resumo do Projeto: O projeto visa capacitar alunos do curso técnico em agropecuária a praticarem a/ Inseminação Artificial de Bovinos, objetivando construir uma mudança de mentalidade dos discentes/, na adoção de tecnologias que melhorem a rentabilidade da propriedade com melhoria dos índices produtivos, contribuindo para melhoria da qualidade de vida o bem estar familiar

Edital: EDITAL N° 63 de 07 de Março de 2019 – Edital interno de extensão para cadastro de visitas técnicas do Campus Caxias ano2019 – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Jose Manoel de Moura Filho

E-mail do Coordenador(a): manoel.filho@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Medicina Veterinária (Ciências Agrárias)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: 17/06/2019 a 21/06/2019

PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio 2019

Resumo do Projeto: O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), realizado desde 1990, tem como objetivo oferecer formação continuada gratuita para professores de Matemática do Ensino Médio, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias, através de situações problemas. Inicialmente restrito ao Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, em quase todos os estados brasileiros. Tendo iniciado no IFMA – Campus Caxias, a partir de janeiro de 2017, através da parceria realizada com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Rio de Janeiro). O curso será realizado de modo presencial e a distância com a utilização de vídeo conferência e de recursos da internet. Para tal, serão implantadas salas de aula à distância, na qual contará com a participação da equipe de professores coordenadores locais para auxiliar na execução do projeto. Além disso, este curso é gratuito e os participantes frequentes receberão um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMA e um exemplar do livro (ou apostilas) adotado. Este programa será realizado em módulos independentes, que abordaram tópicos relacionados aos três anos do Ensino Médio. Em cada módulo, as atividades serão divididas da seguinte forma: aulas expositivas pela manhã e trabalhos em grupo no período da tarde. A realização deste curso ocorrerá durante os recessos escolares, sempre nos meses de janeiro e julho e constam como um treinamento em tempo integral durante uma semana, totalizando 40 horas (por módulo) e 160 horas ao final do ciclo. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal a implantação do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino fundamental, médio e estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática nas dependências do IFMA/Campus Caxias, proporcionando acesso a uma formação contínua e de qualidade para professores e estudantes da região dos Cocais Maranhense.

Edital: Edital de Fluxo Contínuo Nº01/2019 – PROEXT/IFMA – Edital de Fluxo Extensão Contínuo

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Gilson Amorim Cesar Filho

E-mail do Coordenador(a): gilson.amorim@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 01/01/2019 a 28/02/2019

PAPMEM – Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio 2019.2

Resumo do Projeto: O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), realizado desde 1990, tem como objetivo oferecer formação continuada gratuita para professores de Matemática do Ensino Médio, com ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes, bem como o uso da contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias, através de situações problemas. O programa iniciou-se, de forma  restrita, no Estado do Rio de Janeiro e, com o passar dos anos foi ganhando repercussão,  atualmente, encontra-se presente em quase todos os estados brasileiros. Tendo iniciado no IFMA – Campus Caxias em janeiro de 2017, através da parceria realizada com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O curso será realizado de modo presencial e a distância com a utilização de vídeo conferência e de recursos da internet. Para tal, serão implantadas salas de aula à distância, na qual contará com a participação da equipe de professores coordenadores locais para auxiliar na execução do projeto. Além disso, este curso é gratuito e os participantes frequentes receberão um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMA e um exemplar do livro (ou apostilas) adotado. Este programa será realizado em módulos independentes, que abordaram tópicos relacionados aos três anos do Ensino Médio. Em cada módulo, as atividades serão divididas da seguinte forma: aulas expositivas pela manhã e trabalhos em grupo no período da tarde. A realização deste curso ocorrerá durante os recessos escolares, sempre nos meses de janeiro e julho e constam como um treinamento em tempo integral durante uma semana, totalizando 40 horas (por módulo) e 160 horas ao final do ciclo. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal a implantação do curso de aperfeiçoamento para professores de matemática do ensino fundamental, médio e estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática nas dependências do IFMA/Campus Caxias, proporcionando acesso a uma formação contínua e de qualidade para professores e estudantes da região dos Cocais Maranhense.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Gilson Amorim Cesar Filho

E-mail do Coordenador(a): gilson.amorim@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 01/07/2019 a 30/09/2019

P.O.B.B – Preparatório para Olimpíada Brasileira de Biologia a Alunos do Município de Caxias-MA

Resumo do Projeto: Visando um melhor desempenho nas Olimpíadas Brasileira de Biologia (OBB) o projeto Preparatório para a OBB irá atendendo alunos do Ensino Médio de escolas públicas Caxienses e do Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias através de aulas semi presencias com atividades teóricas e praticas relacionadas aos assuntos de biologia trabalhados na OBB, fazendo uso da literatura abordada e de experimentos correlatos que permitirá melhorar a formação na área de Ciências Biológicas, serão ofertado 40 vagas sendo 50% para alunos externos distribuídas em 2 turmas, uma matutina e outra vespertina, os alunos serão selecionados através de uma prova avaliativa, a execução das atividades será realizado nas dependências do Campus Caxias por alunos académicos do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas com supervisão dos docentes da área de Biologia.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Guilherme Santana Lustosa

E-mail do Coordenador(a): guilherme.lustosa@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Biologia Geral (Ciências Biológicas)

Área Temática: Educação

Período de Execução: Em execução

Valorização da produção local – Feira Agroecológica de Caxias

Resumo do Projeto: As feiras agroecológicas são uma releitura das feiras convencionais e tem como objetivo principal a comercialização de produtos in natura ou processados livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, essa comercialização é feita pelo próprio produtor, sem atravessadores, o que melhora a relação social entre produtor e consumidor e valoriza a mão de obra familiar. Além da comercialização de alimentos saudáveis as feiras agroecológicas também são utilizadas como espaços culturais com apresentações artísticas que valorizam a cultura tradicional. As feiras agroecológicas estão presentes em todos os estados brasileiros e nos dias de hoje o Brasil conta com um pouco mais de 840 iniciativas de feira agroecológicas. Diante disso o presente trabalho tem como objetivo implantar a feira agroecológica no município de Caxias – MA, a fim de fortalecer o conhecimento dos consumidores e produtores sobre a agroecologia e alimentação saudável e promover o desenvolvimento ambiental, social e cultural no município.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Diogo Herison Silva Sardinha

E-mail do Coordenador(a): diogosardinha@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Agronomia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica

Período de Execução: Em execução

Treinamento de produtores rurais para produção de subprodutos do leite de cabra

Resumo do Projeto: O leite caprino é qualificado como um alimento de alto valor nutricional, por ser composto de proteínas com alto valor biológico, ácidos graxos essenciais, minerais e vitaminas indispensáveis à saúde humana. O trabalho tem como objetivo Formular pudim e brigadeiro a base de leite de cabra, agregando valor nutricional aos produtos. Para tanto, o leite será adquirido no setor de caprinocultura do IFMA Campus Caxias de forma asséptica e pasteurizado para o processamento. Serão realizadas análises físico-químicas como forma de garantir a qualidade do leite utilizado no processamento. Com o leite de cabra serão formulados brigadeiro e pudim e posteriormente realizada análise sensorial para o teste de aceitabilidade e intenção de compra com 100 provadores. Com a presente pesquisa espera-se formular produtos com leite de cabra que agradem ao paladar e tenham o valor nutricional do leite de cabra agregado, aproveitando essa matéria – prima típica da região nordeste e rica nutricionalmente, possibilitando uma alternativa para o pequeno produtor diversificar sua produção. Além de contribuir incentivando a prática de aprendizagem e pesquisa de alunos do curso de Agroindústria do Campus Caxias, colaborando com o desenvolvimento da maturidade intelectual e científica de jovens pesquisadores.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Joyce Bitencourt Athayde Lopes

E-mail do Coordenador(a): joyce.lima@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciências Agrárias)

Área Temática: Desenvolvimento regional

Período de Execução: Em execução

Preparatório OBMEP: Apresto dos alunos classificados para a 2ª fase da OBMEP 2019

Resumo do Projeto: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) apresenta-se entre projetos e eventos realizados por inúmeras entidades com intuito de inclusão social no país. A OBMEP até o ano de 2017 era voltada apenas para escolas públicas, mas desde o ano passado, na sua 14a edição abriu espaços para escolas privadas. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo, capacitar alunos do Ensino Médio classificados para a 2a fase da olímpiada com intuitos de bom desempenho almejando premiações. O preparatório será ofertado aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMA – Campus Caxias e alunos de algumas escolas da rede estadual de ensino do município de Caxias, que serão convidadas a participarem do projeto, estes alunos por sua vez classificados para a 2ª fase da OBMEP/2019, onde será orientações de como discorrer de forma apropriada as questões de caráter discursivas pertinentes nessa fase, com uso de provas edições anterior.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Iramar Batista da Silva

E-mail do Coordenador(a): iramar.batista@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 08/07/2019 a 30/09/2019

Matemática Básica: Enriquecendo a aprendizagem dos alunos do 1°ano do ensino médio em escola pública de caxias

Resumo do Projeto: O presente projeto visa oferecer um curso de matemática básica para alunos do 1° ano do ensino médio objetivando Proporcionar aos alunos maior aproximação com o processo de construção do conhecimento matemático, considerando situações do cotidiano do aluno respeitando o tripé educacional: aluno, professor, escola. Neste curso, o aluno não estará submetido ao rigor das notas convencionais que o farão permanecer ou avançar de nível escolar acadêmico formal. Neste curso serão utilizadas metodologias de cunho educacional, com o uso de práticas que visam contribuir para o domínio de conhecimento básico de matemática, com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos nos conteúdos do ensino fundamental e por conseguinte do ensino médio. O projeto foi pensado tendo em vista o grande número de alunos com dificuldade na manipulação algébrica e numérica da matemática, e isto, repercute em outros níveis de ensino e em outras disciplinas uma vez que a matemática pode ser aplicada diretamente e/ou indiretamente em outras áreas do conhecimento. A proposta é de aplicação de um curso de nivelamento com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública estatual da cidade de Caxias-MA ,revisando e aprimorando os conteúdos aprendidos no ensino fundamental, desta forma possibilitando uma melhor compreensão dos conteúdos do Ensino Médio o que também poderá ter implicações positivas sobre o rendimentos dos alunos.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Regina Célia de Morais Alves Silva

E-mail do Coordenador(a): regina.alves@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Matemática (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Educação

Período de Execução: 02/08/2019 a 13/12/2019

Implantação de unidade produtiva de galinhas poedeiras para atendimento aos projetos de assentamento

Resumo do Projeto: A criação de aves de postura na agricultura familiar desempenha um papel muito importante na subsistência e na comercialização de ovos e aves, podendo funcionar como uma renda  emergencial, ou até como fonte principal de renda do produtor. Embora seja reconhecida como uma fonte de alimentos de alta qualidade protéica (carne e ovos), e tenha se transformado ao longo desse período em um dos pratos típicos conhecidos em todo o território brasileiro, a criação de galinhas caipiras é precária em termos zootécnicos, com prejuízos para a sua produtividade. O objetivo geral consiste em implantar uma unidade produtiva de galinhas poedeiras no IFMA Campus Caxias voltado para agricultura familiar de comunidade residentes em Projetos de Assentamentos. A implantação da unidade produtiva será realizada no IFMA Campus Caxias, localizado na MA 349 KM 02, gleba Buriti do Paraíso, Povoado Lamengo – Zona Rural. O módulo de aves de postura, além de atender a comunidade, terá a função de servir para a prática dos alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e Zootecnia. Pretende-se com este projetoproduzir em torno de 100 pintainhos por ciclo de postura das aves, para beneficiar as comunidades rurais. Após o nascimento, os pintainhos receberão vacina contra as principais doença, sendo que a distribuição aos produtores dos PA`s será feita a partir dos 30 dias para garantir maior viabilidade. O produtor selecionado no PA, será o incentivador aos demais que se interessarem a entrar na atividade. Serão oferecidas palestras de capacitação para os produtores nos Projetos de Assentamento. Os critérios de seleção para participação no projeto como Produtor Referência serão: possuir experiência na atividade, ter infraestrutura mínima na propriedade e apresentar assiduidade nas palestras de capacitação. Espera-se com esta proposta, implementar de forma viável a avicultura de postura como mais alternativa de geração de renda aos produtores da agricultura familiar.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Maria Veronica Meira de Andrade

E-mail do Coordenador(a): veronicameira@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Zootecnia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Redução das Desigualdades Sociais e Combate à Extrema Pobreza

Período de Execução: Em execução

Curso FIC de Editor de Vídeo

Resumo do Projeto: Este projeto pretende propiciar o acesso a melhorias nas condições de inserção dos jovens e adultos no mundo do trabalho, estimular a busca e permanência destes nas escolas de educação formal. Ao ofertar essa  capacitação, o IFMA Campus Caxias irá contribuir para ampliar a visão da comunidade para as diversas possibilidades de atuação profissional, na cidade e no pais, pois hoje o cenário é muito promissor ao disponibilizar diversos Editais e concursos, tanto pelo poder público, como por Organizações Não Governamentais, e ainda pela iniciativa privada, de alcance nacional à cerca da produção de vídeos com a utilização dos mais diversos recursos midiáticos inclusive de fácil acesso da população local.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Miriam Amanda Torres Lustosa

E-mail do Coordenador(a): miriam.lustosa@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência da Computação (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: Em execução

Contando histórias outras na década dos povos afrodescendentes: Representações, identidades e memórias

Resumo do Projeto: O Projeto insere-se na concepção de que a prática de ensino da leitura dentro dos espaços educativos deve contemplar uma postura política comprometida com e na diversidade. Nesse sentido, a finalidade do projeto contará com a implantação de formação de professores e alunos com base em obras de literatura infanto-juvenil que abordam a africanidade, contribuindo para construir junto aos alunos de uma escola Municipal de Caxias/MA uma identidade afrodescendente positivamente afirmada.

Paralelamente serão desenvolvidos ações que envolvam teatros e rodas de leitura como uma forma de consolidação das leituras e interpretações da literatura com foco na afrodescendência, desconstruindo preconceitos, desnudando a ótica do pensamento colonial etnocêntrico.

O referido Projeto propõe a aproximação da Comunidade Caxiense com o Instituto Federal do Maranhão com foco ao incentivo à leitura e à construção de identidades afrodescendente positivamente afirmadas, desmascarando o mito de que o Brasil é um país de mestiços com ausência de conflitos raciais.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Leudjane Michelle Viegas Diniz Porto

E-mail do Coordenador(a): leudjanediniz@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: História (Ciências Humanas)

Área Temática: Promoção da igualdade racial

Período de Execução: Em execução

Formação Básica em Paisagismo

Resumo do Projeto: O curso FIC em Paisagismo é um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), campus Caxias, que visa contribuir na aquisição e no aprimoramento das capacidades dos discentes pertencentes à comunidade externa do município de Caxias-MA, nas atividades de paisagismo, jardinocultura e floricultura, qualificando-os e ampliando suas competências, além de atender às demandas de conhecimento e formação, em consonância com a realidade local do município. O curso pretende direcionar o planejamento e o projeto de paisagismo para jardins que demandam pouca manutenção, menos recursos e que sejam mais naturais e ecologicamente corretos. O curso será desenvolvido por meio de estudos de caso de jardins de baixa manutenção exercícios práticos para projeto e especificação de jardins de baixa manutenção. O curso será distribuído em  módulos, totalizando 160 horas.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): David de Holanda Campelo

E-mail do Coordenador(a): david.campelo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Agronomia (Ciências Agrárias)

Área Temática: Meio Ambiente e Recursos Naturais

Período de Execução: Em execução

Vacinação de bezerras contra brucelose para agricultores familiares do município de Caxias – Ma

Resumo do Projeto: Objetiva-se sensibilizar pequenos produtores quanto a importância do controle da brucelose por meio de medidas preventivas e vacinar bezerras com idade entre 3 e 8 meses de agricultores familiares com até 5 animais. Para tanto, será realizada treinamento dos alunos do curso de técnico em agropecuária para realização de vacinação. O treinamento será realizado na fazenda escola pertencente ao Instituto Federal do Maranhão – Campus Caxias, onde os alunos aprenderão a forma correta de contenção das bezerras e de aplicação da vacina de brucelose, bem como a marcação das fêmeas vacinadas. Posteriormente, será realizada a seleção dos pequenos produtores rurais participantes do projeto de extensão. tendo-se como critérios agricultores familiares com até 5 fêmeas em idade de vacinação e devidamente cadastrado na Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED/MA da regional de Caxias. Por fim, será realizado o dia de campo nas comunidades dos produtores selecionados. serão selecionadas no mínimo 2 (duas) comunidades rurais pra que seja realizado oficina de sensibilização dos produtores rurais da importância de adoção de medidas preventivas e realização da vacinação das bezerras.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Luiz Antonio Silva Figueiredo Filho

E-mail do Coordenador(a): luiz.figueiredo@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Medicina Veterinária (Ciências Agrárias)

Área Temática: Desenvolvimento Rural: agroecologia e produção orgânica

Período de Execução: Em execução

Oficinas de programação com arduíno: Relacionando programação, física e robótica

Resumo do Projeto: O uso de ferramentas educacionais que possam facilitar o aprendizado das disciplinas é uma crescente no meio educacional, muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas como forma a subsidiar o entendimento de conceitos, desenvolver o raciocínio, além de propiciar um ensino mais dinâmico, motivador e instigante para os alunos. Nessa linha, uma ferramenta educacional tem sido  utilizada nos vários níveis de ensino, trata-se da plataforma Arduíno, um pequeno computador programável que processa entrada e saída de dados entre a placa e os componentes externos conectados, esses dispositivos podem ser sensores, Shields ou circuitos elétricos montados em protoboards. O Arduíno é programado em linguagem C ou C++.  O presente trabalho será desenvolvido através de um projeto de extensão no IFMA Campus Caxias, onde serão trabalhados os conceitos vistos dentro das disciplinas de Informática e Física, além disso, possibilitar um aprendizado interdisciplinar dos conceitos de programação na linguagem C/C++, e de robótica de forma atrativa e interessante para o aluno. O desenvolvimento do trabalho se dará na forma de oficinas, levando em consideração os conceitos de programação, montagem de circuitos elétricos, além da montagem de robôs programados, subsidiados por uma ferramenta moderna, além disso, propiciar uma educação integradora entre Informática e a Física.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Luis Fernando Maia Santos Silva

E-mail do Coordenador(a): luis.maia@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Ciência da Computação (Ciências Exatas e da Terra)

Área Temática: Ciência, Tecnologia e Inovação para inclusão social

Período de Execução: Em execução

Saúde do idoso

Resumo do Projeto: A busca pela efetivação da cidadania e promoção do protagonismo na terceira idade, o IFMA-Campus Caxias desenvolverá uma nova metodologia de trabalho social com idosos, o projeto: Proposta para criação do centro social com idosos, o projeto: proposta para criação do centro de atividade física para terceira idade-CAFTI. Este é um projeto inovador do IFMA, tendo como objetivo diminuir o número de idosos sedentários na cidade de Caxias, proporcionar a interação social dos idosos local, aprimorar a autonomia funcional ampliando o relacionamento afetivo deste grupo. O projeto atende a um grupo de idosos com experiência de vida distintas: o grupo de voluntários formados por 30 idosos que demonstrem o desejo de participação e transmissão de conhecimentos a outras pessoas. A partir do desenvolvimento do projeto observaremos importantes resultados, tais como: a elevação da auto-estima, melhoria da qualidade de vida ampliação do protagonismo e autonomia dos idosos dentre outros.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Elcio Basilio Pereira Machado

E-mail do Coordenador(a): elciobasilio@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Educação Física (Ciências da Saúde)

Área Temática: Promoção da saúde

Período de Execução: Em execução

Fábrica de “F12”: Escolinha de Futsal do IFMA Campus Caxias

Resumo do Projeto: O presente projeto busca a aproximação entre a Instituição IFMA à comunidade caxiense através da prática esportiva, com ênfase para o Futsal. A prática esportiva traz uma melhoria da qualidade de vida de quem a pratica, seja ela corporal e/ou mental. Assim, a execução da atividade proposta trará aos adolescentes participantes o contato prático do esporte (futsal), desenvolvendo habilidades básicas referentes a modalidade proposta. Espera-se que ao final do projeto possamos ter contribuído com a formação esportiva desses adolescentes e que eles possam integrar futuramente o nosso quando discente, compondo assim a seleção de Futsal do IFMA Campus Caxias.

Edital: Edital 98/2019 – Apoio a Projetos de Extensão do Campus Caxias – Edital de Extensão

Ano do Edital: 2019

Coordenador(a): Vanessa Xavier Silva Sousa

E-mail do Coordenador(a): vanessa.xavier@ifma.edu.br

Área de Conhecimento: Educação Física (Ciências da Saúde)

Área Temática: Esporte e Lazer

Período de Execução: Em execução

Voltar

Fim do conteúdo da página